Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

24 Dez 2021 | 3 minutos • Insights

Retrospectiva 2021

Os posts mais lidos do blog

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Retrospectiva 2021

Mais um ano termina e, dando uma revisada nos dados do Google Analytics, decidi compilar os posts mais lidos do ano. Segue a lista com os 10 mais lidos de 2021:

  1. Trabalhando com Scrum - Cerimônias
  2. Quebra-gelo remoto
  3. Facilitando uma Lean Inception Remotamente - Preparação
  4. Roteiros para as cerimônias
  5. Jogo da bruxinha no Scratch
  6. Comece pelo porquê
  7. Organizando a semana com um planner
  8. Resultado da imersão GameDev JavaScript da Alura
  9. Azure Boards
  10. Trabalhando com Scrum - Exemplo de uma Sprint

Trabalhando com Scrum - Cerimônias

Link do post

Este post faz parte de uma série sobre Scrum e é disparado o com mais acessos do blog. Nele, eu incluí a descrição de todas as cerimônias, conforme descrito no Scrum Guide, e adicionei comentários sobre algumas práticas que costumo adotar no dia a dia que diferem do que é descrito no guia.

Quebra-gelo remoto

Link do post

Post onde compartilhei com o mundo o quanto gosto de fazer atividades não relacionadas com o trabalho durante o horário de trabalho. Mas tudo com um motivo muito nobre: aumentar o entrosamento do time.

Facilitando uma Lean Inception Remotamente - Preparação

Link do post

Ano passado, alguns amigos me convidaram para iniciar um projeto e dei como sugestão fazer a ideação através de uma Lean Inception. Este é o primeiro post de uma série onde descrevo os 4 dias de facilitação, listando ferramentas, atividades e organização geral.

Roteiros para as cerimônias

Link do post

Em qualquer reunião que vou participar, gosto de entrar preparada. E levo isso especialmente a sério nas cerimônias do Scrum que vou facilitar. Neste post, listei os roteiros que preparo para me apoiar na minha organização como facilitadora e para tornar as cerimônias mais efetivas.

Jogo da bruxinha no Scratch

Link do post

No ano passado participei de uma imersão da Alura, onde foi desenvolvido um jogo com JavaScript. Depois, participei de um workshop para desenvolvimento de jogos digitais da iClinic e conheci o Scratch. Para aprofundar um pouco mais na ferramenta, decidi refazer o jogo com o Scratch e compartilhei o resultado e as diferenças entre as duas formas de desenvolver.

Comece pelo porquê

Link do post

Recomendação de um livro com um conceito muito importante e muito utilizado em diversas áreas. Mesmo gostando do livro e do círculo dourado, reconheço que esse livro poderia ter metade do tamanho, porque se torna um pouco repetitivo. Mas vale muito a pena conhecer e entender porque devemos começar pelo porquê.

Organizando a semana com um planner

Link do post

Eu estou sempre procurando formas de me organizar melhor e o uso do planner permanente foi uma das melhores que encontrei. Escrevi esse post para compartilhar os resultados que obtive e também para falar das minhas dificuldades nessa área da minha vida.

Resultado da Imersão GameDev JavaScript da Alura

Link do post

Participei de uma imersão da Alura para aprender a desenvolver jogos com JavaScript. Foram 5 dias de imersão e este post tem o resultado de cada um desses dias.

Azure Boards

Link do post

Primeiro post de uma série que eu até pretendia que fosse maior, mas, depois que troquei de empresa, comecei a usar o Jira e não estou mais estudando tanto o Azure Boards. Mesmo assim, essa série tem o suficiente para quem deseja conhecer a ferramenta e iniciar um projeto com ela.

Trabalhando com Scrum - Exemplo de uma Sprint

Link do post

Último post da série sobre Scrum que escrevi no ano passado. Aqui tentei passar um exemplo de como fazer o framework acontecer no dia a dia de um time.


Obrigada por acompanhar o blog e até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Experimentações nos projetos

25 Mar 2024 • Insights

Experimentações nos projetos

No momento, eu tenho 3 projetos rodando: o blog, a newsletter e o clube do livro. E se tem algo que é comum a todos eles, é que eu não esperei encontrar o formato perfeito para o lançamento e que n...

11 minutos

Imagem de capa do post Retrospectiva 2023

25 Dez 2023 • Insights

Retrospectiva 2023

Estou fazendo a retrospectiva de posts mais lidos do blog desde 2021. Essa é uma informação que me ajuda a entender quais são os assuntos mais interessantes do meu blog e fazer uma revisão do que p...

5 minutos

Imagem de capa do post 4 anos de blog

07 Ago 2023 • Insights

4 anos de blog

No dia 04 de agosto de 2019 fiz o primeiro post do blog. Inicialmente, sem imaginar que seria lida por muitas pessoas ou que me dedicaria tanto quanto agora a esse projeto. Mas 4 anos se passaram e...

1 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo