Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

12 Fev 2021 | 6 minutos • Ferramentas

Azure Boards

Apoio na gestão ágil

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Azure Boards
Foto de Tadas Sar, via Unsplash

O Azure Boards é um serviço online que permite que times gerenciem projetos ágeis. Ele faz parte do Azure DevOps, que é um conjunto de ferramentas para times planejarem o trabalho, colaborar no desenvolvimento de código e construir e implementar aplicações.

Neste post, estou iniciando uma série que vai focar na visão do Scrum Master utilizando o Azure Boards para acompanhar o andamento do time e apoiar o PO e os desenvolvedores. Mas acredito que também será útil para as pessoas que desempenham outros papéis entenderem como a ferramenta pode nos apoiar no dia a dia.

Diversos conceitos vão ser citados sem a definição, mas porque estou considerando que quem está lendo a série quer conhecer a ferramenta e não um framework de trabalho. Mas fique à vontade para perguntar ou sinalizar qualquer item que não tenha ficado muito claro.

Gestão de times remotos

Durante toda a minha carreira como Scrum Master, sempre trabalhei com times no formato híbrido ou remoto. Então nunca utilizei post-its na parede e sempre gerenciei o trabalho com ferramentas online. Como o Azure Boards tem a vantagem de reunir, em uma única ferramenta, diversas funcionalidades que auxiliam muito na facilitação de cerimônias remotas, nunca senti falta de ter o time presencialmente para poder facilitar uma reunião. Ele permite monitorar e organizar todos os itens de trabalho, como User Stories e Bugs do projeto, de forma que é possível usar somente ele para planejar, acompanhar e discutir o trabalho dos times.

Funcionalidades do Azure Boards

Dentro do Azure, é possível acessar o Azure Boards no menu lateral a partir de qualquer página. Dentro dele, existem as seguintes opções:

Menu de acesso ao Azure Boards

Menu de acesso ao Azure Boards

Dentro de cada item desse menu (exceto em Personas e Retrospectives), existe uma forma diferente de visualizar os work items existentes no projeto.

Os work items são, como o nome mesmo descreve, os itens de trabalho do Azure Boards. Dentro do processo Agile (que explicarei mais adiante), eles podem ser dos seguintes tipos:

Tipos de work items disponíveis no processo Agile

Tipos de work items disponíveis no processo Agile

Para esta série, vou focar nos seguintes tipos de work item:

Com esses tipos de work item já é possível organizar e gerenciar o trabalho de um time de forma bem completa. De vários times, na verdade. E, por mais que a ferramenta tenha muitas funcionalidades, não vejo necessidade de saber tudo no detalhe, porque muitas vezes nem tudo se aplica ao contexto em que estamos trabalhando.

Cada um dos work items é identificado por um símbolo e uma cor. Aqui é importante saber que existe uma hierarquia entre eles: o Epic é pai de Feature, que é pai de User Story e que é pai de Task e Bug.

Work items em uma visão de lista com hierarquia

Exemplo de work items organizados hierarquicamente

Como mencionei anteriormente, dentro do Azure Boards existem 7 opções no menu, que permitem visualizar os work items do projeto de diferentes formas. Essas são as funcionalidades disponíveis:

Work items

É a tela com a forma mais fácil de visualizar os work items. Eles são exibidos em uma lista, que pode ser filtrada pelo tipo de work item, usuário responsável, estado, área e tags.

Tela "Work items" com o filtro "Recently updated" selecionado

Lista dos work items existentes no projeto, filtrados pelos recentemente atualizados

No menu drop-down (onde diz “Recently updated” na imagem), é possível utilizar os seguintes filtros:

Também é possível criar work items, além de consultar a lixeira para visualizar work items que foram deletados no projeto.

Boards

Nesta tela, os work items são apresentados como cartões e podem ter o estado atualizado ao arrastá-los. É basicamente um quadro Kanban.

Dentro do processo Agile, é possível visualizar os quadros no nível de User Stories, Features e Epics.

Tela "Boards" exibindo uma User Story

Quadro com o exemplo de uma User Story no estado new

Backlogs

Aqui os work items são apresentados em uma lista ordenada. Fazendo a analogia com o Scrum, nesta tela é exibido o Product Backlog. Dentro da mesma tela é possível alimentar o Product Backlog e organizar cada User Story dentro de uma Sprint, somente arrastando os work items. Além disso, também é possível criar work items, clicando em “New work item”. Na imagem a seguir, as Sprints estão nomeadas como Iteration.

Tela "Backlogs" exibindo uma User Story com uma Task e as Sprints existentes no painel lateral

Backlog com as Sprints do projeto

Sprints

Tela que exibe o que está planejado para o trabalho de uma Sprint. Nesta tela, são exibidas as User Stories selecionadas para a Sprint e as tarefas criadas para cada User Story. Na parte superior existem 3 abas:

Independente da aba selecionada, é possível visualizar as datas da Sprint e o burndown no canto superior direito.

Tela "Sprints" exibindo uma User Story com uma Task em forma de card

Sprint de exemplo com uma User Story e uma Task em new

Queries

Nesta tela é possível definir filtros para selecionar work items para consulta, compartilhamento ou atualização em lote. É possível criar e salvar queries públicas ou privadas. Os resultados das queries também podem ser utilizados para os widgets no dashboard.

Tela "Queries" exibindo uma query com a consulta dos work items e o resultado na parte inferior

Query selecionando todos os tipos de work item em qualquer estado, com a lista de resultados

Personas e Retrospectives

Personas e Retrospectives são extensões instaladas no Azure DevOps e que são incluídas no contexto do Azure Boards. Vou deixar para falar sobre eles nos próximos posts.


Este post foi sobre a base do Azure Boards, que é composta dos work items e da maneira de visualizar esses work items. No próximo post da série, irei falar sobre o processo Agile, que define como é feito o acompanhamento do projeto dentro da ferramenta.

Caso tenha dúvidas ou sugestões, a caixa de comentários está sempre aberta.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 2

28 Nov 2022 • Ferramentas

Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 2

Este post é a terceira parte da explicação sobre como criei o meu projeto para o Coda Doctorate. Para entender o processo por completo, recomendo que inicie a leitura pelo post com a primeira pa...

5 minutos

Imagem de capa do post Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 1

14 Nov 2022 • Ferramentas

Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 1

Este post é a segunda parte da explicação sobre como criei o meu projeto para o Coda Doctorate. Para entender o processo por completo, recomendo que leia primeiro o post com a ideação. Recapit...

4 minutos

Imagem de capa do post Sistema de gestão de conteúdo - Ideação

31 Out 2022 • Ferramentas

Sistema de gestão de conteúdo - Ideação

Depois do Coda Bootcamp, fiz a minha inscrição para o Coda Doctorate, que é a fase com conteúdo mais avançado sobre o Coda. Mas, a melhor parte, é que ele é muito focado em resolução de problemas. ...

6 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo