/ RECOMENDAÇÕES

Comece pelo porquê

Foto de ingridmachado.net

No clube do livro das Mulheres de Produto, o livro que iniciou 2021 foi o “Comece pelo porquê” do Simon Sinek. Com encontros mensais, participar do clube do livro vai garantir que eu consiga ler pelo menos um livro de não ficção por mês, o que vai me ajudar a ultrapassar a minha meta de leitura desse ano. Já iniciamos a leitura do livro de fevereiro e o encontro é na última quinta-feira do mês.

Por isso, decidi que, além dos livros da lista de leitura de 2021, também vou enviar atualizações na newsletter sobre as minhas outras leituras e os livros de não ficção mais interessantes também vão virar post aqui no blog.

Sobre o livro

Título: Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir

Autor: Simon Sinek

Editora: Sextante

Sinopse: Por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras? Por que algumas despertam grande lealdade por parte de clientes e funcionários?

Para Simon Sinek, a resposta está no forte senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa expressiva – o porquê.

Ao publicar esse livro, o autor iniciou um movimento que tem ajudado milhões de pessoas a encontrar um sentido maior no próprio trabalho e, assim, inspirar colegas e clientes.

Ilustrando suas ideias com as fascinantes histórias de Martin Luther King, ­Steve Jobs e os irmãos Wright, Simon mostra que as pessoas só irão se dedicar de corpo e alma a um movimento, ideia, produto ou serviço se compreenderem o verdadeiro propósito por trás deles.

Nesse livro, você verá como pensam, agem e se comunicam os líderes que exercem a maior influência, e também descobrirá um modelo a partir do qual as pessoas podem ser inspiradas, movimentos podem ser criados e organizações, construídas. E tudo isso começa pelo porquê.

Link Amazon: aqui

Minhas impressões

O “Comece pelo porquê” é um livro muito interessante para quem tem projetos e quer encontrar um propósito, ou pelo menos entender o jeito certo de fazer as coisas. Tem muitos exemplos de empresas reais e também de iniciativas de pessoas que mudaram o rumo da história. Achei muito interessante a explicação dos conceitos com exemplos, porque em determinados momentos do livro achei repetitivo, mas os exemplos novos prenderam a minha atenção.

O livro tem 6 partes:

  1. Um mundo que não começa pelo porquê
  2. Uma visão alternativa
  3. Líderes precisam de seguidores
  4. Como mobilizar aqueles que acreditam
  5. O maior desafio é o sucesso
  6. Descubra o porquê

Em cada uma delas, o conceito e a necessidade do porquê são aprofundados. Além disso, diversas ferramentas são apresentadas para que seja possível entender se estamos com a definição certa e seguindo na direção correta.

“[…] eles nunca têm o tempo ou o dinheiro para fazer direito na primeira vez […] mas sempre têm tempo e dinheiro para fazer novamente.”

O exemplo da Apple é bem estressado, o que é compreensível. Realmente é uma empresa que conquista as pessoas e vai além de simplesmente vender produtos. Achei algumas situações repetitivas, mas entendo que a intenção é a de reforçar a importância do porquê durante todo o livro.

Além dos exemplos práticos, também são expostas as explicações biológicas da intuição e conceitos como confiança, liderança e motivação. Na minha opinião, pessoas que trabalham liderando times devem ler esse livro e refletir se as decisões tomadas e as atitudes do dia a dia refletem os propósitos em que acreditam e se esses propósitos são alinhados com a cultura da empresa. É muito difícil trabalhar com pessoas que estão dentro de uma cultura que não está de acordo com os seus valores e querer se manter motivado. Basicamente, a empresa olha para uma direção que não condiz com quem você é, então não adianta tentar remar sozinho na direção contrária.

Algumas partes do livro me lembraram muito o que prega o manifesto ágil, ao mesmo tempo que explica como funciona o mundo corporativo. Gostei do equilíbrio entre o que é o mundo perfeito e entre as dificuldades que são encontradas até nas melhores empresas.

Recomendo este livro para quem quer ser um líder melhor, quer fazer uma reflexão a respeito do trabalho que vem desempenhando ou até mesmo para quem está entrando no mercado de trabalho e quer entender como o mundo corporativo funciona.

Conteúdo extra

O Simon Sinek palestrou no TEDxPuget Sound a respeito da liderança, explicando o conceito do Círculo Dourado. O Círculo Dourado é a teoria principal dele e este vídeo explica de forma resumida tudo o que é exposto no livro:


Espero que o primeiro post da categoria “Recomendações” tenha sido útil. Pretendo trazer mais recomendações nos próximos dias, além das que já são enviadas na newsletter.

Até a próxima!



ingridmachado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software.
Autora deste querido blog.

Mais posts