Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

22 Fev 2021 | 4 minutos • Dicas e recomendações

Comece pelo porquê

Livro de janeiro do Clube do Livro MdP

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Comece pelo porquê

No clube do livro das Mulheres de Produto, o livro que iniciou 2021 foi o “Comece pelo porquê” do Simon Sinek. Com encontros mensais, participar do clube do livro vai garantir que eu consiga ler pelo menos um livro de não ficção por mês, o que vai me ajudar a ultrapassar a minha meta de leitura desse ano. Já iniciamos a leitura do livro de fevereiro e o encontro é na última quinta-feira do mês.

Por isso, decidi que, além dos livros da lista de leitura de 2021, também vou enviar atualizações na newsletter sobre as minhas outras leituras e os livros de não ficção mais interessantes também vão virar post aqui no blog.

Sobre o livro

Título: Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir

Autor: Simon Sinek

Editora: Sextante

Sinopse: Por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras? Por que algumas despertam grande lealdade por parte de clientes e funcionários?

Para Simon Sinek, a resposta está no forte senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa expressiva – o porquê.

Ao publicar esse livro, o autor iniciou um movimento que tem ajudado milhões de pessoas a encontrar um sentido maior no próprio trabalho e, assim, inspirar colegas e clientes.

Ilustrando suas ideias com as fascinantes histórias de Martin Luther King, ­Steve Jobs e os irmãos Wright, Simon mostra que as pessoas só irão se dedicar de corpo e alma a um movimento, ideia, produto ou serviço se compreenderem o verdadeiro propósito por trás deles.

Nesse livro, você verá como pensam, agem e se comunicam os líderes que exercem a maior influência, e também descobrirá um modelo a partir do qual as pessoas podem ser inspiradas, movimentos podem ser criados e organizações, construídas. E tudo isso começa pelo porquê.

Link Amazon: aqui

Minhas impressões

O “Comece pelo porquê” é um livro muito interessante para quem tem projetos e quer encontrar um propósito, ou pelo menos entender o jeito certo de fazer as coisas. Tem muitos exemplos de empresas reais e também de iniciativas de pessoas que mudaram o rumo da história. Achei muito interessante a explicação dos conceitos com exemplos, porque em determinados momentos do livro achei repetitivo, mas os exemplos novos prenderam a minha atenção.

O livro tem 6 partes:

  1. Um mundo que não começa pelo porquê
  2. Uma visão alternativa
  3. Líderes precisam de seguidores
  4. Como mobilizar aqueles que acreditam
  5. O maior desafio é o sucesso
  6. Descubra o porquê

Em cada uma delas, o conceito e a necessidade do porquê são aprofundados. Além disso, diversas ferramentas são apresentadas para que seja possível entender se estamos com a definição certa e seguindo na direção correta.

“[…] eles nunca têm o tempo ou o dinheiro para fazer direito na primeira vez […] mas sempre têm tempo e dinheiro para fazer novamente.”

O exemplo da Apple é bem estressado, o que é compreensível. Realmente é uma empresa que conquista as pessoas e vai além de simplesmente vender produtos. Achei algumas situações repetitivas, mas entendo que a intenção é a de reforçar a importância do porquê durante todo o livro.

Além dos exemplos práticos, também são expostas as explicações biológicas da intuição e conceitos como confiança, liderança e motivação. Na minha opinião, pessoas que trabalham liderando times devem ler esse livro e refletir se as decisões tomadas e as atitudes do dia a dia refletem os propósitos em que acreditam e se esses propósitos são alinhados com a cultura da empresa. É muito difícil trabalhar com pessoas que estão dentro de uma cultura que não está de acordo com os seus valores e querer se manter motivado. Basicamente, a empresa olha para uma direção que não condiz com quem você é, então não adianta tentar remar sozinho na direção contrária.

Algumas partes do livro me lembraram muito o que prega o manifesto ágil, ao mesmo tempo que explica como funciona o mundo corporativo. Gostei do equilíbrio entre o que é o mundo perfeito e entre as dificuldades que são encontradas até nas melhores empresas.

Recomendo este livro para quem quer ser um líder melhor, quer fazer uma reflexão a respeito do trabalho que vem desempenhando ou até mesmo para quem está entrando no mercado de trabalho e quer entender como o mundo corporativo funciona.

Conteúdo extra

O Simon Sinek palestrou no TEDxPuget Sound a respeito da liderança, explicando o conceito do Círculo Dourado. O Círculo Dourado é a teoria principal dele e este vídeo explica de forma resumida tudo o que é exposto no livro:


Espero que o primeiro post da categoria “Recomendações” tenha sido útil. Pretendo trazer mais recomendações nos próximos dias, além das que já são enviadas na newsletter.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post FutureMe

04 Mar 2024 • Dicas e recomendações

FutureMe

Já faz algum tempo que comecei a escrever cartas no FutureMe. Falo sobre elas na newsletter, mas reparei que nunca comentei a respeito no blog. Por ser uma ferramenta muito legal e que pode ser usa...

2 minutos

Imagem de capa do post Como acessar as notas e destaques do Kindle online

30 Out 2023 • Dicas e recomendações

Como acessar as notas e destaques do Kindle online

Uma dica muito útil para quem usa Kindle é o acesso online das notas e destaques. Quando acessamos esse conteúdo dentro do próprio Kindle, ele fica com uma visualização bem simples, muito parecida ...

0 minutos

Imagem de capa do post Vantagens do Kindle

27 Fev 2023 • Dicas e recomendações

Vantagens do Kindle

Demorei um bom tempo para me render ao Kindle quando conheci ele. Principalmente, porque fazia parte do grupo que valoriza a experiência do livro: tirar da embalagem, sentir o cheio de novo impregn...

4 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo