Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

25 Dez 2023 | 5 minutos • Insights

Retrospectiva 2023

Os posts mais lidos do blog

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Retrospectiva 2023
Foto de CHUTTERSNAP, via Unsplash

Estou fazendo a retrospectiva de posts mais lidos do blog desde 2021. Essa é uma informação que me ajuda a entender quais são os assuntos mais interessantes do meu blog e fazer uma revisão do que passou. Assim, consigo fazer uma priorização dos tópicos que gostaria de escrever. Quando se pensa em escrever sobre tudo, é bom ter um direcional.

Caso estejas curioso para saber quais foram os 10 posts mais acessados em 2023, segue a lista completa:

  1. Como ligar o notebook com a tampa fechada
  2. Brag document
  3. Usando o One Note para organizar o trabalho
  4. Incluindo sprites no Scratch
  5. Jogo da bruxinha no Scratch
  6. Como encerrar reuniões
  7. O que é Scratch
  8. Métricas de fluxo
  9. Facilitando uma Lean Inception remotamente - Dia 3
  10. Trabalhando com Scrum - Cerimônias

Como ligar o notebook com a tampa fechada (-)

Se mantendo como primeiro post mais acessado do ano, está a dica de como ligar o notebook com a tampa fechada. Eu não costumo focar em SEO na hora de escrever, até porque acho que isso limitaria um pouco o que publico, mas esse post tem um acesso muito além do que o próximo da lista (cerca de 7 vezes mais).

Quando eu decidi montar o meu setup com o notebook fechado na mesa, procurei na documentação da Dell e no Google como fazer isso. E fiquei impressionada como nem na documentação oficial tem a informação de forma direta. Por isso, decidi compartilhar como se faz e o Google me mostrou que realmente era um conteúdo que estava fazendo falta.

Brag document

Esse ano eu experimentei fazer um brag document para compartilhar com a minha liderança e deu muito certo. Principalmente porque troquei de líder e o documento serviu para ajudar no repasse.

Outra vantagem dessa abordagem é ter um registro de tudo o que fizemos. Geralmente, focamos em problemas e esquecemos do que deu certo. Ter as nossas conquistas registradas ajuda muito quando bate a síndrome do impostor.

Nesse post, explico de forma sucinta o que é e como montar o brag document.

Usando o One Note para organizar o trabalho

Antes de usar o Coda para fazer a gestão de informações do time, eu usava o OneNote para essa organização. Acredito que esse post segue popular porque muitas empresas têm contrato com a Microsoft e essa é uma ferramenta que está lá disponível no pacote.

Incluindo sprites no Scratch

O Scratch é uma ótima ferramenta para quem está iniciando no mundo de desenvolvimento de jogos. Nesse post, eu ensino como que adicionamos os sprites do jogo dentro da ferramenta. Incluindo a explicação de como o sprite pode ser animado.

Jogo da bruxinha no Scratch (↑3)

Eu implementei esse jogo numa imersão da Alura usando o p5.js. Para entender como o Scratch se diferencia na hora de desenvolver um jogo completo, eu usei a base em JavaScript como exemplo para fazer a conversão.

Esse post tem o passo a passo de como implementar o jogo e alguns comentários sobre as diferenças que devem ser consideradas na hora de portar um jogo entre as ferramentas.

Como encerrar reuniões

Se tem algo mais irritante no trabalho do que sair de uma reunião sabendo que vai ter outra reunião para falar sobre essa reunião, eu desconheço. Para evitar esse tipo de situação, sigo algumas dicas que são relativamente simples para deixar todos os participantes na mesma página. E são elas que eu compartilho nesse post bem curtinho.

O que é Scratch

Para quem nunca teve contato com a ferramenta, recomendo que leia esse post antes de partir para os que figuram anteriormente aqui na lista. Eu falo no post sobre os componentes do Scratch de forma bem sucinta. Apenas para apresentar o que é possível usar.

Quem deseja fazer um jogo com a ferramenta tem duas opções depois da leitura desse post: ler a documentação oficial ou seguir um tutorial, como o post “Jogo da bruxinha no Scratch”, por exemplo.

Métricas de fluxo

Quando fiz a transição do Scrum para o Kanban, passei a usar o Nave para coletar e acompanhar algumas métricas. Como é uma forma diferente da que eu estava acostumada no dia a dia, escrevi esse post como registro de todas as métricas disponíveis na ferramenta.

Neste post, expliquei cada métrica com a ilustração dos gráficos no Nave. Como não falo tanto de Kanban no blog, também incluí um glossário no final explicando alguns termos.

Facilitando uma Lean Inception remotamente - Dia 3

Essa é uma série que continua com acessos vindo do blog do Caroli. Na época em que postei, fiz a divulgação no LinkedIn marcando o criador da Lean Inception. E ele, muito gentilmente, me incluiu na lista de referências de facilitação de Lean Inceptions.

Essa é uma daquelas séries em que vi muita teoria, apliquei e depois compartilhei detalhes de como a coisa funciona na prática. Inclusive, quero voltar a publicar mais textos desse tipo.

Trabalhando com Scrum - Cerimônias (↓8)

A série sobre Scrum continua resistindo no top 10 do ano. Essa foi uma série que eu gostei bastante de escrever e foi um registro muito interessante do meu tempo atuando como Scrum Master.

Assim como a série sobre Lean Inception, tentei compilar o que aprendi no Scrum Guide junto das práticas que usava para facilitar as cerimônias no dia a dia. Um formato que acredito ser muito útil para quem está aprendendo mas ainda não tem oportunidade de ver algo do tipo na vida real.


Para fazer um acompanhamento melhor nessa lista, incluí algumas sinalizações no post. Elas indicam qual é a classificação atual em relação à lista anterior:

Se o post não está com nenhuma indicação, isso significa que ele não estava na lista anterior. Essa foi uma forma que eu encontrei de conseguir entender rapidamente o desempenho dos posts a cada ano. E deixar a Retrospectiva mais informativa também.

Achei curioso que dos 10 posts mais lidos 3 são sobre desenvolvimento de jogos. Eu acabei abandonando um pouco esse tema, mas acredito que posso pensar em mais algum exemplo de jogo para implementar e compartilhar o tutorial. Mesmo tendo voltado os meus estudos para o Godot, acredito que vou seguir fazendo algumas coisas no Scratch.

Obrigada a todos que leram o blog esse ano, espero continuar postando conteúdo útil e de qualidade ano que vem. Mas, caso você perceba que isso não está acontecendo, a caixa de comentários está sempre aberta para receber comentários.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post O que é felicidade

22 Abr 2024 • Insights

O que é felicidade

Tenho estudado sobre o que é felicidade e as respostas que encontrei são bem satisfatórias. Mas pôr em prática o que aprendo nem sempre é fácil. Acredito que me voltei para esse tema por estar viv...

8 minutos

Imagem de capa do post Experimentações nos projetos

25 Mar 2024 • Insights

Experimentações nos projetos

No momento, eu tenho 3 projetos rodando: o blog, a newsletter e o clube do livro. E se tem algo que é comum a todos eles, é que eu não esperei encontrar o formato perfeito para o lançamento e que n...

11 minutos

Imagem de capa do post 4 anos de blog

07 Ago 2023 • Insights

4 anos de blog

No dia 04 de agosto de 2019 fiz o primeiro post do blog. Inicialmente, sem imaginar que seria lida por muitas pessoas ou que me dedicaria tanto quanto agora a esse projeto. Mas 4 anos se passaram e...

1 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo