Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

13 Mar 2023 | 3 minutos • Carreira

Brag document

Acompanhando a própria evolução

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Brag document
Foto de Milk-Tea, via Unsplash

Depois de assumir como gestora, mudei a minha opinião sobre várias responsabilidades que eu deveria ter como contribuidora individual. Um dos entendimentos que tive é que, por mais dedicado que seja o meu gerente, ele não tem como ter visibilidade de tudo o que eu faço e aprendo. E essa é uma dor que eu tenho como gerente também.

Nem todas as pessoas sabem ou querem se vender e mostrar no que estão evoluindo. E isso pode prejudicar a avaliação de desempenho, já que considero que não são somente as entregas grandiosas que podem causar impacto. Por isso, ter uma forma de expor todas as conquistas pode fazer toda diferença.

Eu já costumo manter as anotações dos meus 1:1’s e agora estou experimentando o brag document para registrar a minha evolução. Neste post, vou compartilhar o que é o brag document e como você pode preencher e utilizar um arquivo desse tipo durante os seus ciclos de avaliação.

O que é o brag document

O brag document é basicamente um documento onde se listam todos os resultados, entregas, aprendizados e colaborações feitos dentro e fora do time. O formato não é fixo e pode conter qualquer item que você considere importante registrar durante a sua carreira.

Tenho utilizado um documento simples no Coda como o meu brag document. E ele tem 3 categorias principais:

  1. Objetivos do trimestre
  2. Objetivos para o ano
  3. Entregas, colaborações e aprendizados

É um formato bem simples, principalmente porque é a primeira vez que estou usando o brag document. Por isso, acredito que conforme for usando vou ir evoluindo o template.

A categoria “Entregas, colaborações e aprendizados” tem uma tabela com as colunas “Nome”, “Descrição”, “Data” e “Categoria”. Assim, além de anotar o que foi importante, eu incluo uma descrição um pouco mais detalhada e indico qual é a área impactada através das categorias.

Como categorias, tenho cadastrado os itens “Facilitação”, “Apresentação”, “Estudo”, “Negócios”, “Resultados” e “Soft skills gerais”. A minha intenção é também ter visibilidade do quanto me dedico para cada um desses itens.

Esse é apenas o formato que entendi que faz sentido para o meu momento atual. O mais importante é que você crie uma estrutura que faça sentido para o seu contexto e para os seus objetivos.

Para que serve o brag document

A intenção do documento é registrar os avanços para conseguir lembrar de toda a sua evolução. Muitas vezes, fazemos muitas coisas e no fechamento do trimestre ou semestre esquecemos de reconhecer ou comemorar esse esforço.

Precisamos lembrar que nem sempre vamos conseguir ter grandes entregas ou grandes avanços. Mas é o acúmulo de pequenas ações que vai gerar um resultado legal no futuro. E, caso você não anote cada uma dessas ações, muitas delas podem se perder.

O documento também pode ser usado para dar visibilidade ao seu gestor. Ter um material estruturado, com os destaques organizados de forma cronológica permite inclusive uma avaliação mais justa.

Para o meu primeiro teste com o brag document, compartilhei o documento com o meu gestor. E, assim que o início do ciclo de avaliação foi anunciado, relembrei ele sobre a existência desse registro e falei que gostaria que ele considerasse esse material na minha avaliação.

Atualizando o brag document

Para não esquecer de nada, eu mantenho uma rotina de atualização do documento. Tenho um evento recorrente de 30 minutos ao final de sexta-feira, em que reviso a minha agenda e a minha lista de atividades para relembrar tudo o que fiz durante a semana.

O que eu considerar que merece destaque ou que causou um impacto positivo é incluído na tabela “Entregas, colaborações e aprendizados”.

E a frequência semanal permite que o processo não seja tão pesado, ao mesmo tempo que é um período pequeno o suficiente para conseguir relembrar tudo o que eu fiz. Assim, manter o meu brag document atualizado não é nenhum sacrifício.


Mesmo que você não consiga envolver o seu gestor nessa atividade, acredito que ter um registro dos seus avanços é bem importante. Seja para ter visibilidade do quanto você vem estudando e entregando resultados ou apenas para conseguir usar esse registro como motivação para seguir fazendo mais.

É muito fácil entrar num fluxo de trabalho constante e, ao mesmo tempo, achar que estamos fazendo muito pouco. Deixar claro todo o trabalho dá uma tranquilidade, ao conseguirmos ver que estamos sendo produtivos e não precisamos nos cobrar mais do que já costumamos fazer.

Até a próxima!

Referências

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Não seja o seu trabalho

18 Mar 2024 • Carreira

Não seja o seu trabalho

Escrevo esse post após um período lendo muitos relatos sobre pessoas que não conseguem se desvincular do trabalho ou que dedicam a sua vida totalmente a alguma empresa. Decidi escrever novamente so...

4 minutos

Imagem de capa do post Reflexão sobre mudanças

15 Jan 2024 • Carreira

Reflexão sobre mudanças

Quando escrevi a série “Lidando com mudanças”, estava em um momento em que precisava aceitar a condição de que tudo muda ou me manter sofrendo a cada situação que me tirasse da zona de conforto. Ap...

9 minutos

Imagem de capa do post Novas tendências no mercado de trabalho

20 Nov 2023 • Carreira

Novas tendências no mercado de trabalho

Desde o início da pandemia, parece que a cada momento surge um novo termo ou um novo movimento relacionado ao mercado de trabalho. Se pensarmos do ponto de vista que a quarentena fez as pessoas que...

10 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo