Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

25 Mar 2022 | 2 minutos • Organização

Organização das tarefas do dia a dia de trabalho

O básico da minha organização

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Organização das tarefas do dia a dia de trabalho
Foto de pie apple, via Unsplash

Eu já falei aqui sobre algumas ferramentas que uso para organizar o dia a dia no trabalho, mas a principal delas nunca ganhou um post dedicado. Por mais que eu use o Coda para registrar o conteúdo das reuniões que participo, o papel ainda é a minha principal forma de registrar e acompanhar as minhas tarefas.

Por mais simples que pareça, quero compartilhar aqui como uso um caderno para não perder nenhuma tarefa no trabalho.

Como incluo tarefas

Os registros que eu faço são bem simples, no início do dia eu incluo a data e vou escrevendo tarefas sempre que elas aparecem.

Exemplo:

25/03:

- Remarcar agenda de alinhamento
- Responder email do cliente
- Avisar o time sobre início da avaliação

Mesmo que eu não consiga concluir todas as tarefas no dia, eu sempre marco a data no início do dia seguinte. Assim, eu consigo acompanhar há quanto tempo a atividade está parada.

Um ponto importante que já mencionei é incluir a tarefa na lista assim que ela surge. Além de não perder nada de vista, também tem a vantagem de nos deixar focar no que importa. Tentar ficar lembrando do que precisamos fazer gasta muita energia e se torna cansativo tentar dar conta de tudo.

Como registro a conclusão das tarefas

Sempre que concluo uma tarefa, faço uma marcação sobre ela com caneta marca-texto. Mas só faço essa marca se ela foi totalmente concluída. Caso ainda precise fazer alguma coisa para considerá-la pronta, deixo ainda como pendente.

Se a tarefa for cancelada, faço um risco com uma caneta. Assim, eu consigo acompanhar o que foi concluído, o que ainda falta fazer e o que foi cancelado.

No caso de tarefas mais complexas, tento quebrar em tarefas menores, para que eu consiga ir marcando cada passo executado.

Como acompanho o que deve ser feito

Como comentei, todos os dias inicio uma nova seção com a data do dia. Também aproveito a manhã para verificar o que tenho de pendente dos dias anteriores.

Durante o dia, costumo incluir na agenda momentos de foco. São nesses espaços que avalio o caderno novamente para ver o que posso resolver no momento. Se alguma tarefa depende de alguém, já envio as mensagens para quem for preciso e se for algo que consigo executar sem dependências faço na hora.

Ao final do dia, separo outro momento para verificar as tarefas pendentes antes de encerrar o expediente. Com essa organização, consigo fazer muitas coisas sem tanto esforço, já que está tudo descrito e só preciso executar.


Coletar as tarefas que devemos executar e deixá-las registradas para consulta futura é uma forma de tirar uma carga extra do cérebro. E marcar as tarefas concluídas também traz uma boa sensação de estar sendo produtivo.

De vez em quando é bom lembrar das coisas mais simples, para nos ajudar na produtividade ao invés de se perder num mar de ferramentas que nem sempre são úteis.

Espero que tenha sido útil e até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Organização e gestão de tempo

03 Abr 2023 • Organização

Organização e gestão de tempo

Me considero uma pessoa organizada, principalmente no trabalho. E é essa organização que me permite ser bem produtiva, manter uma rotina de aprendizado contínuo e ainda postar frequentemente no blo...

4 minutos

Imagem de capa do post Dica para rotina organizada no trabalho

27 Mar 2023 • Organização

Dica para rotina organizada no trabalho

Eu tenho um problema em controlar os meus horários no trabalho e isso se agravou com o início do trabalho remoto. Por isso, uso a minha agenda como aliada na minha organização e no controle dos meu...

2 minutos

Imagem de capa do post Pomodoro

04 Fev 2022 • Organização

Pomodoro

De todos os desafios que enfrento para não me perder na rotina de horários, o maior está em manter o foco. Comento frequentemente sobre a minha dificuldade em ficar longe das redes sociais, mas ger...

4 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo