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Incluindo sprites no Scratch

Foto de Markus Spiske, via Unsplash

Nos posts anteriores, apresentei o Scratch e falei sobre o stage, onde o resultado dos jogos pode ser visualizado. Agora chegou o momento de falar sobre os elementos que podem ser incluídos nos jogos: os sprites.

Os sprites são objetos que podem fazer alguma ação dentro do projeto no Scratch e, ao iniciar um projeto, temos o sprite do gato adicionado automaticamente:

Stage com o sprite centralizado

Stage do Scratch com um sprite incluído

Abaixo dele, temos os seguintes campos:

  • Sprite: campo com o nome do sprite;
  • X: posição do sprite em relação ao eixo X;
  • Y: posição do sprite em relação ao eixo Y;
  • Show: seletor para exibir ou não um sprite no canvas;
  • Size: tamanho do sprite em %;
  • Direction: direção do sprite em graus.

Seletor para definir o ângulo do campo "Direction"

Seletor do campo “Direction”

Um novo sprite pode ser adicionado clicando no botão “Choose a Sprite”, selecionando uma das seguintes opções:

  • Upload Sprite: um sprite pode ser adicionado a partir dos arquivos salvos no computador;
  • Surprise: inclui randomicamente um dos sprites disponíveis na biblioteca de sprites do Scratch;
  • Paint: um sprite em branco é adicionado e é possível usar o editor do Scratch para desenhar o sprite;
  • Choose a Sprite: permite selecionar um sprite disponível na biblioteca de sprites do Scratch.

Botão “Choose a Sprite” com as diferentes opções para incluir um sprite

Botão “Choose a Sprite”

Tela do Scratch com um editor para desenhar o sprite

Tela do Scratch após a adição de um sprite através da opção “Paint”

Para animar um sprite, precisamos adicionar as costumes e então utilizar os blocos de aparência para alterar a exibição delas. Usando o sprite do gato como exemplo, temos por padrão 2 costumes:

Dois costumes dentro do mesmo sprite

Costumes do sprite

Repare que o gato está com os braços e as pernas em posições diferentes em cada costume. Ou seja, a costume nada mais é do que a imagem do sprite com uma posição diferente. O recurso das costumes pode ser usado para outros tipos de mudanças nos sprites, mas nesse exemplo vamos focar somente na animação.

Script com os blocos "next costume" e "wait x seconds" para animar o sprite

Script para animar o sprite

O script da imagem anterior altera a costume do sprite a cada 0.3 segundos, o que resulta na seguinte animação:

Gif com a animação do sprite, exibindo o gato andando


Agora já conhecemos os blocos existentes, o stage e os sprites. Acredito que já é o suficiente para pensar em fazer algum jogo. No próximo post sobre o Scratch, vou mostrar a minha tentativa de fazer um jogo para o My First Game Jam. Já adianto que é uma tentativa porque não consegui finalizar a tempo, mas acho que vale a pena mostrar o que consegui fazer.

Agora que estamos com as expectativas alinhadas, até a próxima!



ingridmachado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software.
Autora deste querido blog.

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