/ PROGRAMAÇÃO

Stage do Scratch

Foto de Glen Carrie, via Unsplash

No primeiro post sobre o Scratch, foquei nos blocos de código, que são utilizados para implementar a lógica do jogo. Neste post, vou focar no stage, que é a área onde o resultado do desenvolvimento vai ser exibido.

Dentro do stage podemos ter scripts, cenários e sons. E, apesar de ter características bem parecidas com as características de um sprite, o stage se diferencia por não ter todos os blocos de código disponíveis. Por ser estático, ele não possui blocos de movimento, de redimensionamento e de distância, por exemplo.

O stage exibe o resultado do jogo, então temos que ter em mente que cada sprite inserido vai possuir uma posição específica e nenhum sprite pode estar atrás dele.

Aparência inicial do stage: fundo branco com o sprite de um gato amarelo

Aparência inicial do stage

O tamanho padrão do stage é de 480x360px. Para ajudar no posicionamento dos sprites na tela, o Scratch possui um cenário chamado “Xy-grid”, que exibe um plano cartesiano onde o eixo X varia de -240 a 240 e o eixo Y de -180 a 180. Observe na imagem seguinte que a posição (0,0) é no meio da área disponível para o jogo.

Stage com o plano cartesiano de fundo

Plano cartesiano do stage

E, ao adicionar um sprite na posição (0,0), ele é posicionado dentro do plano cartesiano usando o centro do sprite como ponto de referência.

Sprite de uma bola de tênis centralizado no plano cartesiano

Sprite centralizado no plano cartesiano

Acima do stage temos 5 botões, com as seguintes funções:

Botões acima do stage

  • Iniciar o jogo;
  • Parar o jogo;
  • Exibir stage pequeno;
  • Exibir stage padrão;
  • Exibir stage em tela cheia.

Essas são as informações básicas a respeito do stage, mas que já permitem entender as possibilidades do Scratch. No próximo post sobre o Scratch, vou falar sobre os sprites e sobre como fazer a sua configuração e animação.

Até a próxima!

ingridmachado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software.
Autora deste querido blog.

Mais posts