Stage do Scratch
No primeiro post sobre o Scratch, foquei nos blocos de código, que são utilizados para implementar a lógica do jogo. Neste post, vou focar no stage, que é a área onde o resultado do desenvolvimento vai ser exibido.
Dentro do stage podemos ter scripts, cenários e sons. E, apesar de ter características bem parecidas com as características de um sprite, o stage se diferencia por não ter todos os blocos de código disponíveis. Por ser estático, ele não possui blocos de movimento, de redimensionamento e de distância, por exemplo.
O stage exibe o resultado do jogo, então temos que ter em mente que cada sprite inserido vai possuir uma posição específica e nenhum sprite pode estar atrás dele.
O tamanho padrão do stage é de 480x360px. Para ajudar no posicionamento dos sprites na tela, o Scratch possui um cenário chamado “Xy-grid”, que exibe um plano cartesiano onde o eixo X varia de -240 a 240 e o eixo Y de -180 a 180. Observe na imagem seguinte que a posição (0,0) é no meio da área disponível para o jogo.
E, ao adicionar um sprite na posição (0,0), ele é posicionado dentro do plano cartesiano usando o centro do sprite como ponto de referência.
Acima do stage temos 5 botões, com as seguintes funções:
- Iniciar o jogo;
- Parar o jogo;
- Exibir stage pequeno;
- Exibir stage padrão;
- Exibir stage em tela cheia.
Essas são as informações básicas a respeito do stage, mas que já permitem entender as possibilidades do Scratch. No próximo post sobre o Scratch, vou falar sobre os sprites e sobre como fazer a sua configuração e animação.
Até a próxima!
Inscreva-se na newsletter
Quer receber as últimas atualizações do blog, saber antes quais são os próximos posts e acompanhar o andamento da lista de leitura 2021? Então te inscreve na minha newsletter!
O envio é quinzenal e gratuito.