11 Set 2023 | 5 minutos • Desenvolvimento pessoal
Autoliderança - Introdução
Caminho para o desenvolvimento pessoal

Ingrid Machado
Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.
Nas edições #46 e #58 da Trilha de Valor, eu comentei sobre o termo autoliderança e prometi que escreveria mais a respeito conforme avançasse nos meus estudos. E agora acredito que já estudei o suficiente para conseguir compartilhar como esse termo pode ajudar. Por isso, estou escrevendo uma série de posts para falar sobre o assunto.
O que trago nessa série é um compilado de cursos que fiz no Coursera, um curso interno que acabei de concluir no trabalho, leituras e também algumas práticas que testei e funcionaram para mim. Pode ser que nem todas as dicas façam sentido para todas as pessoas, mas a ideia geral é algo que considero útil para qualquer pessoa.
Pensando no papel de líder, é muito difícil liderar outras pessoas se não temos disciplina suficiente para liderarmos a nós mesmos. Assim, também considero que esse é um tópico bem importante para quem trabalha em uma posição de liderança. Mas, como mencionei, é um tópico importante para qualquer pessoa, independentemente do papel ou da área em que trabalhe. Principalmente por ser algo importante a nível individual.
Espero que essa série te ajude a entender a definição. Mas, principalmente, espero que te ajude a entender como a autoliderança pode trazer grandes benefícios.
Posts da série
- Introdução
- Definir objetivos
- Habilidade
- Foco
- Fazer reflexões
- Gestão de tempo
- Responsabilidade
Definição
A Wikipedia tem a seguinte definição de autoliderança:
Processo no qual o indivíduo se auto influencia para desenvolver um autoconhecimento, seja quem ele é, o que é capaz de fazer, para onde está indo, e com isto obter a autodireção e a automotivação necessárias para se comportar e atuar de tal forma que alcance a sua meta pessoal desejada.
Ou seja, a autoliderança está diretamente ligada à nossa capacidade de evoluir e manter a motivação sem depender de outras pessoas. Quando estamos cientes da autoliderança, podemos avaliar se estamos trabalhando para evoluir ou se estamos estagnados. E só depende de cada um de nós ir atrás do que queremos.
Por mais que se tenha um mentor ou líder apoiando no desenvolvimento, não podemos esquecer que, em última instância, o resultado depende muito mais do que estamos dispostos a fazer. Porque ninguém consegue aprender pela gente. E o autoconhecimento entra na equação a partir do momento em que não vamos conseguir estar motivados para fazer algo que não queremos. Entender quais são nossos anseios e objetivos é o primeiro passo na direção de uma autoliderança de sucesso.
Resumindo, a autoliderança é a prática de entender quem você é, identificar quais são os seus objetivos e intencionalmente se guiar na direção deles.
As habilidades / competências da autoliderança
Eu conheci a autoliderança em um dos cursos que fiz esse ano no Coursera e a referência indicada para o tema é um artigo que explica quais são as 8 competências para que uma pessoa possa desenvolver essa característica:
- Autoconsciência e autoconhecimento
- Identificar experiências desejadas
- Pensamento construtivo e tomada de decisão
- Planejar e estabelecer objetivos
- Otimizar a motivação
- Aproveitar o ecossistema
- Ampliar a performance
- Abraçar o fracasso e cultivar a coragem
Porém, em outro curso que fiz depois, as competências apresentadas foram reduzidas para 6:
- Definir objetivos
- Habilidade
- Foco
- Fazer reflexões
- Gestão de tempo
- Responsabilidade
Nesta série, eu pretendo focar nessas 6 habilidades. Principalmente porque considerei essa divisão um pouco mais prática, o que facilita no momento de aplicar no dia a dia. Mas é bem importante lembrar que o autoconhecimento é o primeiro passo para a autoliderança. Ter um entendimento de quem se é e o que se quer vai dar um direcional necessário para evoluir no caminho certo.
Porque trabalhar a autoliderança
Falando a nível pessoal, quando estou trabalhando na minha autoliderança, sinto que estou vivendo uma vida fora do piloto automático. Aquela sensação de que os anos vão passando e eu não estou fazendo nada deixa de existir, mesmo que eu use a autoliderança para decidir de forma consciente que vou me manter no lugar e do jeito que estou.
Acredito muito que o fato de estar consciente das nossas escolhas é um primeiro passo importante para conseguir ser feliz e satisfeito com a própria vida. Quando sabemos o que queremos e acompanhamos a nossa própria evolução, a opinião de outras pessoas e eventos externos se tornam apenas um pequeno fator na equação de quem somos. Saber quem nós somos e o que nós queremos nos ajuda a lidar melhor com qualquer coisa e a não se deixar abater por pouco no dia a dia.
Falando do contexto profissional, trabalhar a autoliderança é importante para seguir o caminho que está mais alinhado com os nossos desejos. A nossa carreira não pode estar nas mãos do nosso gestor ou de alguma outra liderança. O que devemos fazer é sim aceitar conselhos e direcionamentos, mas sempre cientes de que estamos dando o próximo passo porque queremos e porque está alinhado com os nossos objetivos.
Em qualquer contexto, conhecer os seus objetivos e se responsabilizar para chegar até eles dá um senso de amadurecimento muito grande. Então, caso tenha dúvidas sobre o rumo que a sua vida está tomando ou queira rever tudo o que achava ser verdade, aconselho que você também trabalhe a sua autoliderança para encontrar essas respostas.
Cronograma das postagens
Os posts da série serão publicados durante as próximas semanas, sempre às segundas-feiras:
- 11/09: Introdução
- 18/09: Definir objetivos
- 25/09: Habilidade
- 02/10: Foco
- 09/10: Fazer reflexões
- 16/10: Gestão de tempo
- 23/10: Responsabilidade
Esse tema estava previsto para publicação dentro da série “Sobre gestão”, mas entendi que a autoliderança é importante para qualquer pessoa. Seja ela um gestor ou um colaborador individual. Por isso, fiz a mudança para a categoria de desenvolvimento pessoal.
Esse é um conceito que fez uma grande diferença na minha jornada de desenvolvimento pessoal. Principalmente por ser um bom guia, que deixa muito claro os próximos passos. E espero que você também consiga perceber as vantagens e benefícios.
Uma coisa que preciso deixar muito clara nesse post é que cada um sabe o que é melhor para si. Talvez o seu objetivo seja se manter como está e tudo bem. Nem sempre precisamos estar focados em melhorar algo e precisamos respeitar o nosso momento. Mas isso parte do nosso autoconhecimento, que é importante até para estarmos seguros da escolha de manter o estado atual.
Até a próxima!
O link do post foi copiado com sucesso!Mais conteúdos de Ingrid Machado

25 Set 2023 • Desenvolvimento pessoal
Autoliderança - Habilidade
Depois de falar sobre definir objetivos, chegou o momento de falar sobre a habilidade de desenvolver as suas próprias habilidades. Apesar de ter ficado uma tradução meio estranha, preferi manter o ...
3 minutos

18 Set 2023 • Desenvolvimento pessoal
Autoliderança - Definir objetivos
No post anterior, expliquei o que é autoliderança e como ela pode te ajudar a manter uma vida fora do piloto automático. E no post de hoje, pretendo apresentar a primeira habilidade da autolideranç...
3 minutos

05 Jun 2023 • Desenvolvimento pessoal
Hábitos para uma vida saudável
Quando se é jovem, temos a impressão de que vamos seguir saudáveis por toda a vida. Eu, pelo menos, tinha essa ilusão. Mas, conforme o tempo vai passando, notamos que nem tudo o que comemos cai bem...
5 minutos