Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

11 Set 2023 | 5 minutos • Desenvolvimento pessoal

Autoliderança - Introdução

Caminho para o desenvolvimento pessoal

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Autoliderança - Introdução
Foto de Ben White, via Unsplash

Nas edições #46 e #58 da Trilha de Valor, eu comentei sobre o termo autoliderança e prometi que escreveria mais a respeito conforme avançasse nos meus estudos. E agora acredito que já estudei o suficiente para conseguir compartilhar como esse termo pode ajudar. Por isso, estou escrevendo uma série de posts para falar sobre o assunto.

O que trago nessa série é um compilado de cursos que fiz no Coursera, um curso interno que acabei de concluir no trabalho, leituras e também algumas práticas que testei e funcionaram para mim. Pode ser que nem todas as dicas façam sentido para todas as pessoas, mas a ideia geral é algo que considero útil para qualquer pessoa.

Pensando no papel de líder, é muito difícil liderar outras pessoas se não temos disciplina suficiente para liderarmos a nós mesmos. Assim, também considero que esse é um tópico bem importante para quem trabalha em uma posição de liderança. Mas, como mencionei, é um tópico importante para qualquer pessoa, independentemente do papel ou da área em que trabalhe. Principalmente por ser algo importante a nível individual.

Espero que essa série te ajude a entender a definição. Mas, principalmente, espero que te ajude a entender como a autoliderança pode trazer grandes benefícios.

Posts da série

Definição

A Wikipedia tem a seguinte definição de autoliderança:

Processo no qual o indivíduo se auto influencia para desenvolver um autoconhecimento, seja quem ele é, o que é capaz de fazer, para onde está indo, e com isto obter a autodireção e a automotivação necessárias para se comportar e atuar de tal forma que alcance a sua meta pessoal desejada.

Ou seja, a autoliderança está diretamente ligada à nossa capacidade de evoluir e manter a motivação sem depender de outras pessoas. Quando estamos cientes da autoliderança, podemos avaliar se estamos trabalhando para evoluir ou se estamos estagnados. E só depende de cada um de nós ir atrás do que queremos.

Por mais que se tenha um mentor ou líder apoiando no desenvolvimento, não podemos esquecer que, em última instância, o resultado depende muito mais do que estamos dispostos a fazer. Porque ninguém consegue aprender pela gente. E o autoconhecimento entra na equação a partir do momento em que não vamos conseguir estar motivados para fazer algo que não queremos. Entender quais são nossos anseios e objetivos é o primeiro passo na direção de uma autoliderança de sucesso.

Resumindo, a autoliderança é a prática de entender quem você é, identificar quais são os seus objetivos e intencionalmente se guiar na direção deles.

As habilidades / competências da autoliderança

Eu conheci a autoliderança em um dos cursos que fiz esse ano no Coursera e a referência indicada para o tema é um artigo que explica quais são as 8 competências para que uma pessoa possa desenvolver essa característica:

Porém, em outro curso que fiz depois, as competências apresentadas foram reduzidas para 6:

Nesta série, eu pretendo focar nessas 6 habilidades. Principalmente porque considerei essa divisão um pouco mais prática, o que facilita no momento de aplicar no dia a dia. Mas é bem importante lembrar que o autoconhecimento é o primeiro passo para a autoliderança. Ter um entendimento de quem se é e o que se quer vai dar um direcional necessário para evoluir no caminho certo.


Porque trabalhar a autoliderança

Falando a nível pessoal, quando estou trabalhando na minha autoliderança, sinto que estou vivendo uma vida fora do piloto automático. Aquela sensação de que os anos vão passando e eu não estou fazendo nada deixa de existir, mesmo que eu use a autoliderança para decidir de forma consciente que vou me manter no lugar e do jeito que estou.

Acredito muito que o fato de estar consciente das nossas escolhas é um primeiro passo importante para conseguir ser feliz e satisfeito com a própria vida. Quando sabemos o que queremos e acompanhamos a nossa própria evolução, a opinião de outras pessoas e eventos externos se tornam apenas um pequeno fator na equação de quem somos. Saber quem nós somos e o que nós queremos nos ajuda a lidar melhor com qualquer coisa e a não se deixar abater por pouco no dia a dia.

Falando do contexto profissional, trabalhar a autoliderança é importante para seguir o caminho que está mais alinhado com os nossos desejos. A nossa carreira não pode estar nas mãos do nosso gestor ou de alguma outra liderança. O que devemos fazer é sim aceitar conselhos e direcionamentos, mas sempre cientes de que estamos dando o próximo passo porque queremos e porque está alinhado com os nossos objetivos.

Em qualquer contexto, conhecer os seus objetivos e se responsabilizar para chegar até eles dá um senso de amadurecimento muito grande. Então, caso tenha dúvidas sobre o rumo que a sua vida está tomando ou queira rever tudo o que achava ser verdade, aconselho que você também trabalhe a sua autoliderança para encontrar essas respostas.


Cronograma das postagens

Os posts da série serão publicados durante as próximas semanas, sempre às segundas-feiras:


Esse tema estava previsto para publicação dentro da série “Sobre gestão”, mas entendi que a autoliderança é importante para qualquer pessoa. Seja ela um gestor ou um colaborador individual. Por isso, fiz a mudança para a categoria de desenvolvimento pessoal.

Esse é um conceito que fez uma grande diferença na minha jornada de desenvolvimento pessoal. Principalmente por ser um bom guia, que deixa muito claro os próximos passos. E espero que você também consiga perceber as vantagens e benefícios.

Uma coisa que preciso deixar muito clara nesse post é que cada um sabe o que é melhor para si. Talvez o seu objetivo seja se manter como está e tudo bem. Nem sempre precisamos estar focados em melhorar algo e precisamos respeitar o nosso momento. Mas isso parte do nosso autoconhecimento, que é importante até para estarmos seguros da escolha de manter o estado atual.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Meu guia de desenvolvimento pessoal particular

15 Abr 2024 • Desenvolvimento pessoal

Meu guia de desenvolvimento pessoal particular

Atualmente, tenho uma rotina muito bem definida e que me permite viver de forma tranquila, confortável e produtiva. Já compartilhei sobre ela inúmeras vezes aqui no blog e na newsletter, mas acredi...

10 minutos

Imagem de capa do post Reflexões sobre redes sociais

08 Abr 2024 • Desenvolvimento pessoal

Reflexões sobre redes sociais

Eu estou sempre compartilhando a minha batalha contra o uso exagerado de redes sociais. E no início desse ano, o meu marido tomou uma decisão que vem me influenciando bastante no modo como me relac...

11 minutos

Imagem de capa do post Porque escrevo

01 Abr 2024 • Desenvolvimento pessoal

Porque escrevo

Participei de um desafio para escrever 1000 palavras por dia, durante 6 dias. E para não ficar com um bloqueio logo no início, decidi que iria definir os temas antecipadamente. Assim, poderia aprov...

10 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo