Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

18 Set 2023 | 3 minutos • Desenvolvimento pessoal

Autoliderança - Definir objetivos

Definindo o que queremos concluir no futuro

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Autoliderança - Definir objetivos
Foto de Greg Rakozy, via Unsplash

No post anterior, expliquei o que é autoliderança e como ela pode te ajudar a manter uma vida fora do piloto automático. E no post de hoje, pretendo apresentar a primeira habilidade da autoliderança, que geralmente constitui o primeiro passo no processo de desenvolvimento pessoal.

Este é o segundo post da série sobre autoliderança. A lista completa de posts pode ser encontrada aqui.


A primeira habilidade necessária para desenvolver a autoliderança é a de se estabelecer objetivos realistas e fazer planos para atingir cada um deles. Porque de nada adianta definirmos diversos objetivos, se não estamos equipados com ferramentas que nos permitam a conclusão de cada um deles.

Objetivos SMART

Um conceito que nos ajuda a estabelecer bons objetivos é o SMART, um acrônimo que dita as características necessárias para se definir um objetivo com maior chance de conclusão:

Você já deve ter passado por situações em que não conseguia atingir algum objetivo porque ele não atendia a alguma dessas características. Se ele não é específico, fica bem difícil saber se o que estamos fazendo é o suficiente, já que não sabemos onde queremos chegar. Se ele não é mensurável, não existe uma forma de medir o quanto evoluímos. Se não conseguimos atingir o objetivo com as ferramentas disponíveis, precisamos encontrar as ferramentas corretas antes de iniciar o trabalho. Se o objetivo não for realista, não adianta dedicarmos esforço a algo que não vai poder ser concluído e vai somente nos esgotar. E sem um prazo, costumamos procrastinar e não focar no que precisamos fazer.

Por tudo isso, ter um objetivo SMART já é meio caminho andado para conseguir concluir os objetivos que definimos.

Existem algumas definições diferentes para o que cada letra do acrônimo significa. Eu me baseei nessa fonte, mas alguns materiais online definem o R como Relevant (Relevante), por exemplo. Um artigo do próprio autor do SMART considera o A como Assignable (Atribuível). Dito isso, acredito que todas as mudanças trazem características interessantes e o melhor é avaliar o seu contexto antes de usar e adaptar o formato.

Objetivos de evitação e de abordagem

Esse é um conceito que aprendi no curso que fiz mais recentemente e não consegui encontrar uma tradução melhor para descrever. Mas o ponto principal é que podemos definir objetivos de duas formas:

Essas são duas formas possíveis de definirmos objetivos. Mas, quando focamos em objetivos de abordagem, o nosso cérebro fica sugestionado para seguir com a conclusão de objetivos bem definidos.

A influência dos objetivos para a confiança

O livro “A velocidade da confiança” descreve todos os fatores que influenciam na construção da nossa confiança com outras pessoas. E um dos primeiros conceitos apresentados fala que muitas pessoas não confiam nas outras. Essa é uma informação interessante, principalmente quando pensamos que dependemos muito de outras pessoas para o nosso próprio crescimento pessoal.

Uma das sugestões para conseguir aumentar a confiança em outras pessoas é aumentar primeiro a confiança em si mesmo. E um exemplo muito interessante fala que não conseguimos confiar em nós mesmos quando fazemos promessas de ano novo e não as cumprimos. Ou seja, a partir do momento em que definimos objetivos pessoais e não conseguimos concluí-los, estamos diminuindo a confiança que temos em nós mesmos e gerando consequências que podem reverberar em outras pessoas.

Imagino que você já saiba o quanto é importante definir objetivos, mas essa visão da confiança pode ser um bom motivador para seguir adiante com a conclusão deles.


Apesar de ser a primeira habilidade apresentada, não necessariamente definir objetivos precisa ser a primeira coisa a se focar no trabalho da autoliderança. Conforme os posts forem avançando, espero que fique mais claro o quanto todas as habilidades se complementam e como podem ser priorizadas de acordo com o que você precisa no momento.

Como sempre, os comentários estão abertos para sugestões e feedbacks.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Meu guia de desenvolvimento pessoal particular

15 Abr 2024 • Desenvolvimento pessoal

Meu guia de desenvolvimento pessoal particular

Atualmente, tenho uma rotina muito bem definida e que me permite viver de forma tranquila, confortável e produtiva. Já compartilhei sobre ela inúmeras vezes aqui no blog e na newsletter, mas acredi...

10 minutos

Imagem de capa do post Reflexões sobre redes sociais

08 Abr 2024 • Desenvolvimento pessoal

Reflexões sobre redes sociais

Eu estou sempre compartilhando a minha batalha contra o uso exagerado de redes sociais. E no início desse ano, o meu marido tomou uma decisão que vem me influenciando bastante no modo como me relac...

11 minutos

Imagem de capa do post Porque escrevo

01 Abr 2024 • Desenvolvimento pessoal

Porque escrevo

Participei de um desafio para escrever 1000 palavras por dia, durante 6 dias. E para não ficar com um bloqueio logo no início, decidi que iria definir os temas antecipadamente. Assim, poderia aprov...

10 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo