02 Out 2023 | 5 minutos • Desenvolvimento pessoal
Autoliderança - Foco
Se concentrando no que importa

Ingrid Machado
Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Seguindo com as habilidades necessárias para trabalhar a autoliderança, o post de hoje fala sobre o foco. Que consegue ter um impacto em praticamente todas as outras habilidades.
Este é o quarto post da série sobre autoliderança. A lista completa de posts pode ser encontrada aqui.
A terceira habilidade da autoliderança é o foco, ou seja, a capacidade de se concentrar em algo ou diminuir distrações. Ter foco é muito importante, principalmente se considerarmos que aproximadamente 41% do nosso tempo é gasto em atividades de baixa prioridade.
O Princípio de Pareto (ou Regra 80/20) pode nos ajudar a entender que estar ocupado não significa estar sendo produtivo, já que ela afirma que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Ou seja, 20% dos nossos esforços geram 80% dos nossos resultados e, por isso, é bem importante estar consciente das escolhas que fazemos e onde queremos focar a nossa atenção.
Lidando com conflitos de prioridades
Quando perceber que está trabalhando em algo que não é prioritário, o ideal é parar por um momento. A ideia de fazer uma pausa para respirar é evitar seguir trabalhando em coisas com baixa prioridade e se recompensar pelo esforço, sendo que está indo para a direção errada. Essa resposta de recompensa é automática, mas pode levar a uma má priorização e a uma baixa performance.
Caso tenha dificuldade para dar uma desacelerada, esse gif pode te ajudar:
Tente acompanhar a animação inspirando quando a imagem se expandir e expirando quando a imagem se comprimir. São 5 cinco segundos para cada etapa.
Depois de fazer essa pausa, reavalie as atividades pendentes e faça uma repriorização, entendendo o que é realmente importante e o que deveria estar no topo da lista de tarefas. Essa é uma forma de agir conscientemente e trabalhar focado em coisas importantes, não apenas focado em terminar o que está pendente. A simplicidade pode ser a melhor forma de atingir resultados expressivos.
Caso precise de alguma ferramenta para fazer essa priorização, a Matriz de Eisenhower pode ser útil. Ela nos ajuda a classificar as tarefas em níveis de urgência e importância e, a partir disso, entender a ordem do que deve ser feito. Explico melhor neste post.
Reduzindo distrações
Considerando que levamos, em média, 23 minutos para retomar o nosso foco após uma distração, é interessante tomar algumas providências para evitar essa perda.
Quando precisamos focar, existem algumas ações que podemos fazer para conseguir se concentrar:
- Ter um espaço de trabalho organizado: guardar as coisas no seu devido lugar, deixar à mão os materiais necessários e ter espaço suficiente para trabalhar
- Dar atenção à ergonomia: usar uma cadeira confortável, com a altura correta e se posicionar corretamente na mesa para escrever à mão ou usar o computador
- Buscar conforto acústico: desligar a TV e fechar as janelas, buscando trabalhar em um local calmo
- Avisar que está em momento de foco: seja avisando às pessoas que moram na mesma casa ou indicando com um status nas ferramentas do trabalho que está focado
Existem muitas formas de reduzir as distrações e essas são só algumas das dicas que costumo seguir quando quero focar de verdade nas minhas atividades. Caso você consiga manter o foco ouvindo música ou não se importa com o barulho dos vizinhos, tudo bem. Mas se estiver com problemas para focar, esses são os primeiros passos que você pode testar para tentar se concentrar.
Pomodoros
Fazer Pomodoros ajuda na manutenção do foco por longos períodos de tempo. Isso porque existem intervalos, que podem ser usados como momentos de descanso. Outra característica que considero importante no Pomodoro é o fato de ter um alarme. Eu sei que posso focar totalmente na minha atividade e não vou perder nenhum compromisso. Porque quando o tempo acabar, eu serei avisada.
O Pomodoro funciona seguindo dois blocos de tempo:
- 25 minutos de trabalho
- 5 minutos de intervalo
Esses 30 minutos divididos em 2 blocos correspondem a 1 Pomodoro. E a cada 4 Pomodoros, você pode fazer um intervalo de 30 minutos.
Para que o Pomodoro seja mais efetivo, o criador da técnica recomenda que se faça uma lista de tarefas antes do início dos blocos. Assim, o tempo de trabalho é dedicado totalmente à conclusão dessas atividades.
Também é importante respeitar os intervalos e realmente descansar ou, pelo menos, deixar de pensar no trabalho. Assim, essa prática permite que o cérebro faça trocas entre os modos focado e difuso, o que é muito importante quando estamos aprendendo algo novo.
Retomando o foco
É normal perdermos o foco, mesmo quando estamos muito interessados no que estamos fazendo. Caso sinta que está num ritmo acelerado, sem conseguir se manter focado, a Box Breathing (ou respiração de caixa) pode ajudar.
Para fazer essa respiração, basta seguir o passo a passo:
- Comece se sentando com a postura correta
- Inspire profundamente por 4 segundos
- Segure a respiração por 4 segundos
- Expire pela boca por 4 segundos
- Segure a respiração por 4 segundos
Repita esse exercício de respiração pelo menos 5 vezes.
Caso prefira ter um guia, esse vídeo pode ser útil:
Depois de conseguir fazer o exercício, pode ser que você se sinta preparado para tentar retomar o foco perdido.
Particularmente, sei várias técnicas que funcionam para manter o foco. Mas, às vezes, eu me perco pensando em coisas aleatórias ou começo a prestar atenção nos sons de fundo. Mas também sei, por experiência própria, que é uma questão de treino. Os primeiros Pomodoros, por exemplo, costumam parecer demorados. Depois de um tempo, parece ser muito rápido porque perdemos a noção do tempo que passou.
Perceba também o quanto a respiração e o gerenciamento do estresse são importantes para a manutenção do foco. Se estamos com a vida toda desorganizada, talvez trabalhar o foco como primeira habilidade não seja a melhor opção.
Espero que essas dicas te ajudem e que consigas praticar cada uma delas, com bons resultados.
Até a próxima!
O link do post foi copiado com sucesso!Mais conteúdos de Ingrid Machado

27 Nov 2023 • Desenvolvimento pessoal
Zona de aprendizado
Na edição #58 da Trilha de Valor, escrevi sobre as habilidades necessárias para uma rotina de aprendizado contínuo. Nesse texto comentei sobre a aprendizagem, ou seja, a habilidade de aprender e so...
4 minutos

13 Nov 2023 • Desenvolvimento pessoal
Trilha de Valor
Eu me dedico muito no planejamento e execução dos meus projetos, mas sinto que ainda preciso evoluir bastante na forma que comunico o meu objetivo com cada um deles. Tentando contornar essa falha, ...
5 minutos

23 Out 2023 • Desenvolvimento pessoal
Autoliderança - Responsabilidade
O post de hoje encerra a série sobre autoliderança. E encerro falando sobre responsabilidade e a sua importância e impacto nas outras habilidades. Este é o sétimo e último post da série sobre a...
5 minutos