Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

04 Fev 2022 | 4 minutos • Organização

Pomodoro

Como focar sem sacrifício

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Pomodoro

De todos os desafios que enfrento para não me perder na rotina de horários, o maior está em manter o foco. Comento frequentemente sobre a minha dificuldade em ficar longe das redes sociais, mas geralmente não compartilho tudo o que venho testando para resolver essa questão.

Além de substituir o smartphone por um livro antes de dormir, precisava me comprometer de alguma forma a fazer tudo o que é preciso durante o dia. E essa parte não vai ser possível resolver somente lendo, infelizmente. Foi aí que decidi retomar uma prática que eu mantinha há um tempo atrás: o Pomodoro.

O que é Pomodoro

O Pomodoro é uma técnica para aumentar o foco e a concentração e apoiar na determinação para alcançar objetivos. De forma resumida, ele consiste em blocos de tempo, que são divididos para realizar as tarefas pendentes e descansar.

A técnica completa tem 5 etapas:

  1. Planejamento
  2. Monitoramento
  3. Registro
  4. Processamento
  5. Visualização

Confesso que não sigo todos os passos estabelecidos e, como já existem muitos artigos e até um livro sobre Pomodoro disponíveis, vou focar em compartilhar como eu tenho usado.

Como o tempo é dividido

A técnica se chama Pomodoro e o bloco de tempo também se chama Pomodoro. Nesta seção, vou me referir ao bloco de tempo.

Um Pomodoro tradicional dura 30 minutos e é composto por:

A cada 4 Pomodoros, o intervalo é um pouco maior. Ele pode ser de 15 a 30 minutos, mas costumo fazer o de 30 minutos. Então, para atingir um intervalo maior, você faria:

Isso significa que a cada 4 Pomodoros você terá 2h25m divididos em:

Como manter o foco

O Pomodoro é indivisível, ou seja, quando iniciado você deve finalizar sem interrupções para que ele seja considerado concluído. Assim como devemos focar nos momentos dedicados para o trabalho, não devemos pensar em trabalho nos momentos dedicados ao intervalo.

A recomendação é que os intervalos sejam aproveitados de formas diferentes. Para os de 5 minutos, é recomendado fazer um alongamento, tomar uma água ou levantar um pouco. Para os intervalos de 30 minutos, podemos nos exercitar, conferir emails ou até mesmo só descansar.

Na minha opinião, a técnica funciona justamente porque não nos afundamos no trabalho. Fazer pausas constantes e se distrair um pouco ajuda. Mas o principal é o timer. É impressionante o quanto é possível render quando não precisamos ficar preocupados com o horário ou se estamos nos dedicando o suficiente.

Tanto para os momentos de trabalho quanto para os de descanso, usamos um timer para controlar o tempo. Assim, não é preciso ficar conferindo as horas e perdendo a atenção do que está sendo feito ou se preocupando que está parado há muito tempo sem trabalhar.

Forest App

Existem alguns sites e apps com a funcionalidade do Pomodoro. Eu estou usando uma combinação que não é a mais prática do mundo, mas que tem me ajudado muito.

Estou usando o Forest App há alguns dias e achei a proposta bem legal. De forma resumida, a cada momento de foco você planta uma árvore virtual. Caso saia do aplicativo e mexa no celular durante esses momentos, a árvore morre. No plano pago, é possível usar as moedas coletadas para plantar árvores de verdade.

Print do Forest App com uma floresta preenchida

Como estava usando ele há alguns dias e estava contente com o jardim formado, decidi usar o timer do Forest para fazer o Pomodoro como deve ser. O único porém é que eu consigo configurar os timers de 25 minutos de trabalho e 5 minutos de intervalo, mas os de 30 minutos eu preciso incluir manualmente.

Para contornar esse problema, comecei a contar quantos Pomodoros tinha feito em um post-it. Mas, desconfiando que ia usar muitos post-its para fazer essa marcação, comecei a marcar no planner quantos Pomodoros concluí ao lado da atividade que estou fazendo.


Os últimos posts que escrevi foram todos feitos usando o Pomodoro. Posso dizer que a diferença entre a forma que me organizava antes e agora é gritante. Principalmente porque um Pomodoro é feito para executar uma tarefa já estabelecida. Ou seja, eu preciso saber de antemão pelo menos o assunto do post. Assim, eu uso o Pomodoro para ter os momentos de pesquisa, escrita, revisão e preparação para publicação.

Além de achar que está melhorando a qualidade da minha escrita, também sinto que está sendo bem prazeroso escrever e estudar assim. Espero que você experimente e consiga se sentir tão produtivo quanto eu me sinto.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Organização e gestão de tempo

03 Abr 2023 • Organização

Organização e gestão de tempo

Me considero uma pessoa organizada, principalmente no trabalho. E é essa organização que me permite ser bem produtiva, manter uma rotina de aprendizado contínuo e ainda postar frequentemente no blo...

4 minutos

Imagem de capa do post Dica para rotina organizada no trabalho

27 Mar 2023 • Organização

Dica para rotina organizada no trabalho

Eu tenho um problema em controlar os meus horários no trabalho e isso se agravou com o início do trabalho remoto. Por isso, uso a minha agenda como aliada na minha organização e no controle dos meu...

2 minutos

Imagem de capa do post Organização das tarefas do dia a dia de trabalho

25 Mar 2022 • Organização

Organização das tarefas do dia a dia de trabalho

Eu já falei aqui sobre algumas ferramentas que uso para organizar o dia a dia no trabalho, mas a principal delas nunca ganhou um post dedicado. Por mais que eu use o Coda para registrar o conteúdo ...

2 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo