Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

09 Out 2023 | 3 minutos • Desenvolvimento pessoal

Autoliderança - Fazer reflexões

Entendendo se os planos estão dando certo

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Autoliderança - Fazer reflexões
Foto de brandonsiu, via Unsplash

No post de hoje, apresento a habilidade de fazer reflexões. Algo que geralmente somos motivados a fazer no trabalho, mas podemos acabar esquecendo de fazer na nossa vida pessoal. Ou até mesmo no trabalho a nível individual.

Este é o quinto post da série sobre autoliderança. A lista completa de posts pode ser encontrada aqui.


A quarta habilidade da autoliderança é a capacidade de refletir e direcionar a si mesmo, suas ações, pensamentos e sentimentos.

Fazer autorreflexões de forma recorrente tem muitas vantagens:

Entre um estímulo e uma resposta nós temos um espaço para pensar e tomar decisões que pode ser melhor aproveitado se nos conhecemos e sabemos o que queremos. A autorreflexão nos permite tomar decisões de forma consciente e assim não sofrer com as consequências de escolhas feitas sem pensar.

Reflexão diária

Uma boa prática é recapitular o que aconteceu ao final do dia e tentar entender se o que aconteceu está alinhado com os seu objetivos. Fazer perguntas como essas pode te ajudar a fazer essa avaliação:

Se você sentir que não tem espaço na sua rotina para refletir diariamente, fazer reflexões semanais, mensais ou em qualquer outra frequência também funciona. Provavelmente será necessário adaptar as perguntas, para que abranjam um período maior. Ou, quem sabe, anotar acontecimentos de destaque para não se esquecer de nada nesses momentos.

Essas sugestões de perguntas são mais direcionadas para avaliar padrões de comportamento. Mas também podemos fazer reflexões sobre conteúdos que absorvemos durante o dia:

Manter um diário

Para acompanhar a sua reflexão, é interessante manter um diário para registrar as conclusões feitas a partir das perguntas. Até para entender se realmente houve evolução ou apenas a impressão de que se evoluiu.

Eu tenho um planner em que incluo tudo o que aconteceu de mais importante no meu dia. Costumo preencher antes de dormir e, muitas vezes, percebo o que eu achei de uma situação de verdade apenas quando escrevo e reflito sobre ela. Além de me ajudar a pensar nos meus objetivos, também é uma ótima ferramenta de autoconhecimento.

Reflexão seguida de ação

Apenas refletir a respeito dos acontecimentos não é tão efetivo sem ações acompanhando. Caso avalie que não está trabalhando nos seus objetivos, por exemplo, é possível tomar dois caminhos:

  1. Se planejar para agir sobre os objetivos
  2. Avaliar se os objetivos seguem fazendo sentido

Não existe problema nenhum em desistir de algum objetivo se ele não faz mais sentido. Até porque não é produtivo concluir diariamente que não está sendo feito nada para atingi-lo e também não ter a intenção de seguir em frente. A reflexão deve servir para apoiar no entendimento da efetividade da autoliderança e ser uma forma de entender se estamos desviando da rota.

Então tire as suas conclusões, mas mantenha o hábito de agir a partir de cada reflexão.

Inteligência emocional

Fazer reflexões também é um dos passos para trabalhar a nossa inteligência emocional. Pensando na competência pessoal, podemos fazer reflexões para ter mais autoconsciência. Ou seja, ter a capacidade de notar as nossas próprias emoções quando elas surgem e saber como reagimos em diferentes situações. Com isso, podemos avançar para a autogestão, que é a capacidade de usar a autoconsciência para mudar o nosso comportamento de acordo com a situação.

Como comentei no início do post, entre um estímulo e uma resposta nós temos um espaço para pensar e tomar decisões. E esse espaço será muito mais útil se temos uma boa inteligência emocional. Ou seja, se somos autoconscientes e fazemos a nossa autogestão.


Fazer reflexões é mais uma habilidade que pode ser trabalhada de forma contínua. Autoconhecimento nunca é demais e é muito importante para levarmos uma vida de acordo com o que queremos de verdade. O que está diretamente ligado a uma vida mais feliz.

Não elaborei tanto no texto, mas essa habilidade também é muito importante para conseguirmos lidar com mudanças. Este post é o primeiro da série que escrevi sobre como lidar com mudanças e acredito que pode ser uma leitura muito útil para ser feita em conjunto com essa série sobre autoliderança.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Meu guia de desenvolvimento pessoal particular

15 Abr 2024 • Desenvolvimento pessoal

Meu guia de desenvolvimento pessoal particular

Atualmente, tenho uma rotina muito bem definida e que me permite viver de forma tranquila, confortável e produtiva. Já compartilhei sobre ela inúmeras vezes aqui no blog e na newsletter, mas acredi...

10 minutos

Imagem de capa do post Reflexões sobre redes sociais

08 Abr 2024 • Desenvolvimento pessoal

Reflexões sobre redes sociais

Eu estou sempre compartilhando a minha batalha contra o uso exagerado de redes sociais. E no início desse ano, o meu marido tomou uma decisão que vem me influenciando bastante no modo como me relac...

11 minutos

Imagem de capa do post Porque escrevo

01 Abr 2024 • Desenvolvimento pessoal

Porque escrevo

Participei de um desafio para escrever 1000 palavras por dia, durante 6 dias. E para não ficar com um bloqueio logo no início, decidi que iria definir os temas antecipadamente. Assim, poderia aprov...

10 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo