Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

06 Mar 2023 | 6 minutos • Desenvolvimento pessoal

Lidando com mudanças - Incompreensível

Lidando com a transparência e filtrando informações

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Lidando com mudanças - Incompreensível

Estamos no último post da série, onde vou falar sobre o mundo incompreensível. Recomendo que você leia primeiramente todos os posts da série “Lidando com mudanças” antes de seguir neste texto:

Dentro do mundo incompreensível, o framework BANI sugere que se lide com transparência e intuição. Mas, além dessas duas sugestões de alívio, também apresento no post mais alguns conceitos que podem te ajudar com essa característica.

Transparência

Muito parecido com o alívio do contexto, ter transparência sobre as mudanças que estão ocorrendo pode trazer muita tranquilidade. Então, para quem está atuando como um agente de mudança, ser transparente com o processo é uma forma de dar mais entendimento e diminuir a ansiedade.

Porém, a transparência precisa de um pouco mais de cuidado do que o contexto. É preciso ter cautela com as informações que são passadas. Principalmente em casos em que a pessoa que recebe a notícia da mudança não tem nenhuma influência sobre o que está acontecendo e fica ciente de informações que ainda não são confirmadas.

O ponto de cuidado aqui é para não tornar o processo de comunicação um gerador de ansiedade. Nesses casos, é preciso buscar o equilíbrio entre o que se tem visibilidade e é informativo e entre o que está muito nebuloso e a divulgação pode causar confusão.

Um nível de transparência é importante, mas temos que permitir que as pessoas foquem no que podem atuar. Obviamente, existirão mudanças em que a atuação também não existe, mas o impacto é direto. Sendo assim, não se pode deixar de ser transparente. A questão é ter bom senso e ser um agente da mudança que avalia o que é divulgado, mesmo quando é uma mudança vista como positiva pela maioria das pessoas.

Intuição

A intuição é a capacidade de entender ou identificar coisas que não dependem de um conhecimento empírico, ou seja, baseado em alguma experiência ou observação. Mas, mesmo com a intuição sendo uma aliada no mundo incompreensível, podemos usar a escada de inferência para nos ajudar nesse ponto.

Se, ao enfrentarmos uma mudança, nós formos diretamente para a intuição, podemos nos precipitar e tomar decisões no calor do momento. Com a escada de inferência, passamos por um processo com várias etapas para organizar o raciocínio e que considera alguns passos para resolver um conflito, que pode ser o que a mudança está gerando.

Desenho de uma escada com todas as etapas da escada de inferência escritas em cada degrau

Em resumo, ela é um modelo pelo qual primeiro a gente analisa os dados disponíveis, adiciona significados, considera as suposições, pensa nas nossas crenças e só depois parte para a ação. A intuição até pode nos levar à mesma conclusão, mas, com o uso da escada, podemos embasar um pouco mais esse resultado, mesmo que sem o conhecimento empírico.

Para o mundo incompreensível, ter a atitude de parar para entender (mesmo que minimamente) uma situação, pode ser a diferença entra as boas e as más decisões.


E assim como fiz em posts anteriores, quero trazer alguns conceitos que podem complementar as duas sugestões de alívio do BANI:

Círculo de influência

Ao lidar com uma mudança, você pode pensar no círculo de influência para saber o quanto deveria estar gastando a sua energia com ela. O círculo de influência pode ser representado pela seguinte imagem:

Desenho de dois círculos, um dentro do outro. O mais interno é indicado como círculo de influência e o mais externo é indicado como círculo de preocupação

O círculo maior representa o círculo de preocupação. Nele, estão todas as situações sobre as quais não temos um controle efetivo. São os casos em que não importa o esforço que fazemos, o estado atual não vai ser alterado.

E o círculo menor representa o círculo de influência. Dentro dele, estão as situações que podemos interferir. São aquelas em que uma ação que fazemos pode alterar o curso do que está acontecendo.

De posse dessas definições, fica fácil entender que nem sempre vale a pena gastar a nossa energia com algo que não podemos mudar. E, por isso, precisamos definir qual foco queremos ter:

Apesar de não podermos controlar o que está fora do nosso círculo de influência, nós podemos mudar a nossa atitude em relação ao que não podemos modificar. Por isso, tente ter visibilidade do que está dentro e fora dos seus círculos e depois trabalhe na mudança da sua postura para não ser tão impactado por mudanças que não dependem de você.

Infoxicação

Um outro ponto importante do mundo incompreensível é a infoxicação. Ela é a sobrecarga que alguém pode ter quando é exposto a uma quantidade muito grande de informações, como as notícias da COVID, por exemplo. Por mais que todos quisessem se informar a respeito quando a pandemia começou, buscar muitas informações poderia nos deixar confusos ao invés de cientes da situação.

Por isso, é muito importante selecionar as fontes de informação que consumimos. Bem como desenvolver um pensamento crítico, para saber filtrar e interpretar o que nos é passado. Apenas aceitar uma análise e opinião sem se questionar a respeito e tirar as suas próprias conclusões é uma forma perigosa de se informar.

Se alguma vez você se pegou pensando se realmente gostava ou desgostava de algo ou se estava apenas seguindo a opinião geral, então você entende o que estou querendo passar. É muito comum já encontrarmos alguma informação combinada com opiniões e acabarmos apenas concordando, sem tirar um tempo para tirar as nossas próprias conclusões.

Outra recomendação que ajuda a evitar a infoxicação é o controle de uso das redes sociais. Porque, ao limitar o nosso tempo nas timelines, conseguimos dar um descanso para o cérebro. A forma como as redes sociais são implementadas, faz com que o cérebro receba doses recorrentes de dopamina, já que estamos vendo novidades a todo momento. Naturalmente, esse não é (ou não deveria ser) o nosso funcionamento normal.

Ter momentos para descansar e pensar nas informações que recebeu podem ser grandes aliados no entendimento real das mudanças que ocorrem. Lembrando que também é importante não buscar uma quantidade exagerada de informações, para não se perder no meio do caminho.


Mudanças sempre trazem impactos, sejam eles positivos ou negativos. Por isso, a recomendação é que você se prepare da melhor forma possível para recebê-las.

Existe uma frase atribuída à Epícteto que diz:

O que importa não é o que acontece com você, mas como você reage a isso.

Essa é uma forma de pensar que pode ser muito reconfortante e, ao mesmo tempo, motivadora. Porque nós podemos nos preparar para o que vier, atuando naquilo que podemos mudar. Se não estamos prontos, talvez a mudança sirva como aprendizado para uma próxima vez.

Espero que as recomendações dessa série tenham sido úteis e que consigas usar as ferramentas apresentadas para navegar de forma mais tranquila no mundo em que vivemos.

Como sempre, a caixa de comentários está aberta para dúvidas e sugestões.

Até a próxima!

Referências

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Meu guia de desenvolvimento pessoal particular

15 Abr 2024 • Desenvolvimento pessoal

Meu guia de desenvolvimento pessoal particular

Atualmente, tenho uma rotina muito bem definida e que me permite viver de forma tranquila, confortável e produtiva. Já compartilhei sobre ela inúmeras vezes aqui no blog e na newsletter, mas acredi...

10 minutos

Imagem de capa do post Reflexões sobre redes sociais

08 Abr 2024 • Desenvolvimento pessoal

Reflexões sobre redes sociais

Eu estou sempre compartilhando a minha batalha contra o uso exagerado de redes sociais. E no início desse ano, o meu marido tomou uma decisão que vem me influenciando bastante no modo como me relac...

11 minutos

Imagem de capa do post Porque escrevo

01 Abr 2024 • Desenvolvimento pessoal

Porque escrevo

Participei de um desafio para escrever 1000 palavras por dia, durante 6 dias. E para não ficar com um bloqueio logo no início, decidi que iria definir os temas antecipadamente. Assim, poderia aprov...

10 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo