Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

09 Jan 2023 | 3 minutos • Insights

Retrospectiva 2022

Os posts mais lidos do blog

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Mais uma tradição que tenho no blog é listar quais foram os posts mais acessados no ano anterior. E, além de alguns posts que sempre estão entre os mais acessados, me surpreendi com um post que escrevi despretensiosamente neste ano.

Segue a lista com os 10 posts mais acessados do blog:

Como ligar o notebook com a tampa fechada

Esse post foi uma grata surpresa. Decidi escrever ele depois de ler vários manuais que não explicavam de forma direta como ligar o notebook com a tampa fechada. Graças a ele, o blog teve um número de acessos bem legal nesse ano e o blog é o primeiro resultado no Google quando se procura sobre o assunto.

Trabalhando com Scrum - Cerimônias

A série que escrevi sobre como trabalhar com o Scrum já tem mais de dois anos e segue sendo uma das mais acessadas do blog. Nela, eu tentei explicar como é o dia a dia do time, tentando passar algumas explicações mais práticas a respeito do uso do framework nas experiências que tive.

Facilitando uma Lean Inception Remotamente - Preparação

No início da quarentena, quando fazer Lean Inception remota não era uma prática tão difundida, eu escrevi essa série de posts para compartilhar a experiência. Apesar de ter feito com mais de uma ferramenta (hoje existem templates melhores), é um bom exemplo de facilitação.

Inclusive, este post está listado na página com cases da Lean Inception no blog do Paulo Caroli, criador do workshop.

Quebra-gelo remoto

Quando iniciei como Scrum Master, não costumava fazer tantas atividades que fugissem do Scrum Guide. Conforme o tempo foi passando e eu fui entendendo a importância dos momentos de descontração, fui adicionando atividades não convencionais na agenda do time.

Além das atividades sugeridas no post, ultimamente tenho jogado Gartic e Fall Guys com o time.

Roteiros para as cerimônias

Eu tenho o costume de fazer anotações em praticamente todas as reuniões que eu participo. Principalmente porque muitas vezes eu esqueço algumas coisas e gosto de revisar. Mas, como facilitadora, faço anotações antes das reuniões. Essa prática me ajuda a acompanhar o andamento das dinâmicas e a não esquecer nenhuma atividade que precisa ser feita.

Neste post, eu compartilho os roteiros que eu crio para as reuniões do Scrum. Mas é uma dica que serve para qualquer tipo de agenda.

Os 4 domínios da agilidade

Texto originalmente publicado na Trilha de Valor. Costumo fazer a repostagem no blog para que pessoas que não acompanham a newsletter possam ter acesso ao que eu escrevo lá e que, de alguma forma, esteja relacionado ao tema do blog.

Na época que escrevi, costumava usar os domínios da agilidade para organizar a demonstração de resultados do time.

Modelo Spotify

O modelo Spotify é muito famoso por ter sido uma organização de times que deu muito certo. E, apesar de não ser recomendada a cópia exata nem pelos criadores, é inegável que virou referência. Por isso, achei importante escrever sobre ele e deixar mais uma referência em português para quem está iniciando na área de Produto.

Jogo da bruxinha no Scratch

Depois de fazer uma imersão da Alura sobre desenvolvimento de jogos, comecei a sentir saudades da programação. Mas era uma saudade um pouco preguiçosa, então decidi fazer uma versão do jogo que tinha feito em JavaScript no Scratch.

Quando pensei em desistir da gestão

Já passei por vários projetos e por várias situações que me deixaram insegura com a minha capacidade. Mas sempre consigo tirar alguma reflexão dessas situações.

Neste post, compartilho duas situações bem diferentes que me fizeram questionar o quanto estava preparada para assumir os desafios de gestão.

Lidando com mudanças - Introdução

Post mais recente da lista. No último ano, passei por diversas situações que me fizeram buscar mudar a minha atitude frente às mudanças. Como vi muita coisa, decidi consolidar tudo em um post e compartilhar.

Depois de avaliar o quanto tinha a escrever sobre o assunto, transformei o post em uma série. Que, antes mesmo de ser concluída, virou uma apresentação no meu trabalho.


É sempre muito bom olhar o Analytics para entender o que foi mais acessado no ano. Principalmente quando vejo textos que tive muito trabalho para fazer sendo acessados com frequência.

Espero poder manter o ritmo em 2023 e seguir compartilhando conteúdos que ajudem quem trabalha ou quer trabalhar na gestão.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post O que é felicidade

22 Abr 2024 • Insights

O que é felicidade

Tenho estudado sobre o que é felicidade e as respostas que encontrei são bem satisfatórias. Mas pôr em prática o que aprendo nem sempre é fácil. Acredito que me voltei para esse tema por estar viv...

8 minutos

Imagem de capa do post Experimentações nos projetos

25 Mar 2024 • Insights

Experimentações nos projetos

No momento, eu tenho 3 projetos rodando: o blog, a newsletter e o clube do livro. E se tem algo que é comum a todos eles, é que eu não esperei encontrar o formato perfeito para o lançamento e que n...

11 minutos

Imagem de capa do post Retrospectiva 2023

25 Dez 2023 • Insights

Retrospectiva 2023

Estou fazendo a retrospectiva de posts mais lidos do blog desde 2021. Essa é uma informação que me ajuda a entender quais são os assuntos mais interessantes do meu blog e fazer uma revisão do que p...

5 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo