Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

22 Abr 2022 | 3 minutos • Newsletter

Os 4 domínios da agilidade

Acompanhando o time de forma organizada

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Os 4 domínios da agilidade
Foto de Nick Fewings, via Unsplash

Este texto foi originalmente publicado na Trilha de Valor #13: Gestão de pessoas e de processos, que foi enviada no dia 20 de outubro de 2021. Para receber a newsletter na sua caixa de entrada, inscreva-se aqui.

Nas minhas experiências iniciais como Scrum Master, a agilidade quase sempre era limitada ao escopo do time, o que gerava uma forma de trabalhar bem diferente do resto da empresa. Dependendo do nível em que a discussão estava sendo feita, fazer acordos e mostrar resultados envolvia explicar todo o contexto de trabalho do time e as diferenças entre os times repetidamente, para vários públicos diferentes.

Atualmente, estou em um contexto em que a agilidade está sendo expandida para toda a área e os resultados devem ser compartilhados cobrindo todos os aspectos de trabalho. E foi nesse cenário que fui apresentada aos domínios da agilidade, que regem grande parte da nossa tarefa de disseminação do ágil.

São 4 domínios: de negócios, cultural, organizacional e técnico. Em cada um deles é possível acompanhar o quanto se avançou na agilidade e, idealmente, é esperado que o Scrum Master tenha visibilidade do status de todos eles.

Aqui, pretendo explicar o que apresento como resultado do time em cada um dos domínios.

Domínio de negócios

Este domínio diz respeito aos conhecimentos e técnicas necessários para gerar valor de negócios. Aqui podem ser avaliados o produto, a priorização e as estimativas.

No meu caso em específico, esse domínio é apresentado através dos resultados gerais atingidos pelo produto, pelo status atual dos OKRs e pelos itens previstos para as próximas Sprints, organizados em um Release Plan.

Em resumo, este domínio contém dados relevantes para as áreas de negócio e para o direcionamento do produto desenvolvido e/ou sustentado pelo time.

Domínio cultural

O domínio cultural foca na formação e na evolução dos times ágeis. É o domínio com o aspecto humano como foco e a motivação e boa convivência como uma forma de verificar o sucesso do time.

Itens como pontos de melhoria levantados nas Retrospectivas, resultados das avaliações de Happiness Radar e Health Check são apresentados.

Apesar de ser mais difícil avaliar o impacto do trabalho no fator humano, é interessante escolher um conjunto de ferramentas para avaliar a motivação do time e tomar ações para aumento ou manutenção da mesma.

Domínio organizacional

No domínio organizacional está o relacionamento entre os times ágeis com o resto da empresa. Apresentar o processo de desenvolvimento, métricas ágeis e a distribuição de pessoas no time traz visibilidade e esclarecimentos sobre o nosso modo de trabalhar.

Neste item, podem ser apresentadas melhorias do processo, itens da gestão visual e a velocidade do time, por exemplo.

Domínio técnico

Dentro do domínio técnico são observadas as técnicas para construir produtos com qualidade e agilidade.

Métricas de qualidade, uso de entrega e integração contínuas e automações estão entre as informações que podem ser acompanhadas nesse domínio.

É o domínio com as informações mais relevantes para quem está interessado no desenvolvimento de código e nas tecnologias utilizadas pelo time.

Uso dos domínios

Os domínios podem ser usados para fazer uma avaliação inicial da agilidade e depois servir como acompanhamento da evolução. Junto ao time que trabalho atualmente, os domínios são utilizados para apresentar e acompanhar o desempenho mensalmente, de forma unificada para todas as lideranças de produto.

Quem deseja ver as entregas por Sprint, com as devidas demonstrações, pode comparecer à Review da Squad ao final de cada Sprint. Porém, quem está interessado nas entregas em alto nível e nas métricas consolidadas mensais, além de ter uma visão de futuro, pode apenas comparecer na cerimônia onde os resultados dentro dos domínios da agilidade são apresentados.

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post A regra dos 10 anos

19 Fev 2024 • Newsletter

A regra dos 10 anos

Este texto foi originalmente publicado na Trilha de Valor #61: A regra dos 10 anos, que foi enviada no dia 20 de setembro de 2023. Para receber a newsletter na sua caixa de entrada, inscreva-se ...

2 minutos

Imagem de capa do post Alinhamento versus autonomia

04 Dez 2023 • Newsletter

Alinhamento versus autonomia

Este texto foi originalmente publicado na Trilha de Valor #59: Alinhamento versus autonomia, que foi enviada no dia 23 de agosto de 2023. Para receber a newsletter na sua caixa de entrada, inscr...

3 minutos

Imagem de capa do post OKRs

06 Nov 2023 • Newsletter

OKRs

Este texto foi originalmente publicado na Trilha de Valor #54: OKRs, que foi enviada no dia 14 de junho de 2023. Para receber a newsletter na sua caixa de entrada, inscreva-se aqui. Os OKRs sã...

4 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo