/ NEWSLETTER

Os 4 domínios da agilidade

Foto de Nick Fewings, via Unsplash

Este texto foi originalmente publicado na Trilha de Valor #13: Gestão de pessoas e de processos, que foi enviada no dia 20 de outubro de 2021. Para receber a newsletter na sua caixa de entrada, inscreva-se aqui.

Nas minhas experiências iniciais como Scrum Master, a agilidade quase sempre era limitada ao escopo do time, o que gerava uma forma de trabalhar bem diferente do resto da empresa. Dependendo do nível em que a discussão estava sendo feita, fazer acordos e mostrar resultados envolvia explicar todo o contexto de trabalho do time e as diferenças entre os times repetidamente, para vários públicos diferentes.

Atualmente, estou em um contexto em que a agilidade está sendo expandida para toda a área e os resultados devem ser compartilhados cobrindo todos os aspectos de trabalho. E foi nesse cenário que fui apresentada aos domínios da agilidade, que regem grande parte da nossa tarefa de disseminação do ágil.

São 4 domínios: de negócios, cultural, organizacional e técnico. Em cada um deles é possível acompanhar o quanto se avançou na agilidade e, idealmente, é esperado que o Scrum Master tenha visibilidade do status de todos eles.

Aqui, pretendo explicar o que apresento como resultado do time em cada um dos domínios.

Domínio de negócios

Este domínio diz respeito aos conhecimentos e técnicas necessários para gerar valor de negócios. Aqui podem ser avaliados o produto, a priorização e as estimativas.

No meu caso em específico, esse domínio é apresentado através dos resultados gerais atingidos pelo produto, pelo status atual dos OKRs e pelos itens previstos para as próximas Sprints, organizados em um Release Plan.

Em resumo, este domínio contém dados relevantes para as áreas de negócio e para o direcionamento do produto desenvolvido e/ou sustentado pelo time.

Domínio cultural

O domínio cultural foca na formação e na evolução dos times ágeis. É o domínio com o aspecto humano como foco e a motivação e boa convivência como uma forma de verificar o sucesso do time.

Itens como pontos de melhoria levantados nas Retrospectivas, resultados das avaliações de Happiness Radar e Health Check são apresentados.

Apesar de ser mais difícil avaliar o impacto do trabalho no fator humano, é interessante escolher um conjunto de ferramentas para avaliar a motivação do time e tomar ações para aumento ou manutenção da mesma.

Domínio organizacional

No domínio organizacional está o relacionamento entre os times ágeis com o resto da empresa. Apresentar o processo de desenvolvimento, métricas ágeis e a distribuição de pessoas no time traz visibilidade e esclarecimentos sobre o nosso modo de trabalhar.

Neste item, podem ser apresentadas melhorias do processo, itens da gestão visual e a velocidade do time, por exemplo.

Domínio técnico

Dentro do domínio técnico são observadas as técnicas para construir produtos com qualidade e agilidade.

Métricas de qualidade, uso de entrega e integração contínuas e automações estão entre as informações que podem ser acompanhadas nesse domínio.

É o domínio com as informações mais relevantes para quem está interessado no desenvolvimento de código e nas tecnologias utilizadas pelo time.

Uso dos domínios

Os domínios podem ser usados para fazer uma avaliação inicial da agilidade e depois servir como acompanhamento da evolução. Junto ao time que trabalho atualmente, os domínios são utilizados para apresentar e acompanhar o desempenho mensalmente, de forma unificada para todas as lideranças de produto.

Quem deseja ver as entregas por Sprint, com as devidas demonstrações, pode comparecer à Review da Squad ao final de cada Sprint. Porém, quem está interessado nas entregas em alto nível e nas métricas consolidadas mensais, além de ter uma visão de futuro, pode apenas comparecer na cerimônia onde os resultados dentro dos domínios da agilidade são apresentados.



ingridmachado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software.
Autora deste querido blog.

Mais posts