/ ORGANIZAÇÃO

Dicas para o trabalho home office

Foto de Felipe Furtado, via Unsplash

Já faz um tempo que a maioria das pessoas está trabalhando na modalidade home office, mas ainda considero importante reforçar algumas boas práticas que vêm me ajudado a manter uma rotina mais saudável trabalhando de casa.

Vista-se como se estivesse saindo para trabalhar

Confesso que nos primeiros dias de quarentena eu fui adepta de iniciar o dia trabalhando na cama e depois passar o dia inteiro de pijama. Por um tempo até funcionou, mas depois notei que andava extremamente preguiçosa, me sentindo muito cansada após o final do dia de trabalho. Para resolver isso, comecei a retomar a rotina que tinha trabalhando de forma presencial: acordo mais cedo, me visto com roupas apropriadas e só assim inicio o meu horário de trabalho.

De início não parece ter tanta diferença, mas a longo prazo as mudanças são visíveis. É importante ter um ritual para iniciar o trabalho e esse é um hábito que te ajuda a entender que o dia está começando.

Vale mencionar que essa prática também te ajuda estar pronto para uma reunião surpresa com câmera, pois evita o atraso para iniciar e possíveis constrangimentos ao entrar na sala virtual distraído.

Defina horários

Assim como é importante ter um ritual para iniciar o dia de trabalho, também é importante ter um para encerrá-lo. Definir horários para iniciar, encerrar, almoçar e descansar durante o dia são essenciais para conseguir ter um rendimento estável durante toda a semana.

Acredite em mim, de nada adianta ter um pico de produtividade na segunda-feira se na quarta-feira você não consegue nem lembrar as tarefas que precisa fazer. Pausas para respirar, alongar e até mesmo comer devem ser configuradas no despertador, caso você seja distraído ou focado demais para lembrar.

Sempre converso com inúmeras pessoas que falam do problema de encerrar o trabalho e que ficar até mais tarde trabalhando em casa é normal. Pois saiba que não é. Assim como você tem que trabalhar o mesmo que trabalhava de forma presencial, você também tem que descansar tanto quanto descansava ao sair do escritório.

Organize a sua área de trabalho

No escritório eu não era nenhum exemplo de organização. A minha mesa vivia bagunçada e eu vivia deixando para arrumar toda sexta-feira, apesar de saber que no final da segunda-feira seguinte já estaria a mesma bagunça. A diferença é que antes eu vivia em reunião, longe da minha mesa e isso nunca me incomodou. Trabalhando de forma remota, estou o tempo todo trabalhando no mesmo lugar e agora organizo a minha mesa quase que diariamente.

Eu organizei o meu espaço com o monitor, teclado e mouse e deixo o notebook fechado. Além disso, também tenho sempre na mesa um copo d’água, a garrafa térmica e a cuia. A vantagem de quem toma café é que só precisa do espaço para a xícara, mesmo assim é necessário ter o espaço bem organizado para conseguir focar e não ter nenhum acidente durante o dia.

Anote tudo

Não tem problema nenhum querer lembrar algo de cabeça, mas no longo prazo você só vai ficar cansado, gastando energia sem necessidade para talvez não lembrar nem da metade das suas tarefas. Por isso, aconselho que tenhas uma caixa de entrada: caderno, agenda, planner, OneNote, post-its, qualquer coisa que você possa incluir as suas atividades e que te permita acompanhar o andamento.

Também é legal ter lembretes, além das anotações. Talvez o lembrete seja para avisar você que precisa ler as anotações.

Já fiz um post falando dos roteiros que faço para as cerimônias e é a mesma premissa. Além disso, em qualquer invite que envio para as reuniões, sempre envio no corpo do email quais são os objetivos dela. É importante para quem vai participar saber o que esperar, mas é igualmente importante para quem vai conduzir a reunião ter um acesso fácil à pauta inicial e à intenção de ter reunidos as pessoas. Faz muita diferença naqueles dias com a agenda cheia.


São dicas simples, mas que ajudam bastante na qualidade do dia de trabalho. Espero que te ajudem a manter uma rotina mais agradável e ao mesmo tempo mais produtiva.

Fique à vontade para comentar mais dicas para quem está trabalhando de casa.

Até a próxima!

ingridmachado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software.
Autora deste querido blog.

Mais posts