Ícone do LinkedIn Ícone do RSS

06 Mai 2022 | 3 minutos • Ferramentas

Coda - Introdução

Criando documentos poderosos

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Coda - Introdução
Foto de Mike Hindle, via Unsplash

Quando iniciei o projeto da newsletter, decidi que precisava organizar melhor o meu conteúdo. Principalmente porque já tinha muitas pastas com material do blog e não queria me perder no meio de tanto rascunho.

A minha escolha inicial foi o OneNote, que me atendeu muito bem. Mas quando mudei a newsletter para o Substack, a formatação do texto não era copiada automaticamente. Para resolver esse problema, mudei para o Notion.

O Notion também me atendeu muito bem e melhor do que o OneNote. Até que eu comprei um iPad e vi que o app não reconhecia alguns acentos. Para quem escreve bastante, é algo a se considerar no momento de ter mais produtividade. Por isso, comecei a avaliar qual ferramenta poderia substituir o Notion e, por estar usando o Coda no trabalho, pareceu a escolha mais natural.

Sempre que começo a usar uma ferramenta, gosto de ler a documentação e entender tudo o que posso fazer. Por isso, decidi escrever uma série de posts sobre o Coda. Além deste post com a introdução, a série terá mais 6 posts:

A intenção é que, ao final dessa série, você entenda como usar as principais funcionalidades do Coda para organizar o seu dia a dia, seja pessoal ou de trabalho.

O que é o Coda

Coda é um editor que permite o uso de diferentes blocos para formar documentos dinâmicos. É um aplicativo para quem quer aumentar a produtividade, trabalhar de forma colaborativa e com uma interface simplificada.

Por mais simples que pareça, o Coda é muito robusto para fazer a gestão da informação e pode ser utilizado para vários objetivos. Particularmente, uso para organizar o conteúdo que publico no blog e na newsletter e, recentemente, passei a organizar as minhas finanças. Mas também é possível utilizar para muitos outros fins. Caso queira ter uma noção do que pode ser feito, existe uma página com vários templates que podem ser utilizados como ponto de partida.

Visão geral

Na página inicial do Coda, temos uma visão do workspace, que contém todos os documentos criados e os compartilhados comigo:

Imagem com a tela inicial do workspace no Coda com dois documentos

No momento, estou usando a versão gratuita. Em comparação com o Notion, ela é bem mais limitada: é possível ter em cada documento até 50 objetos, 1000 linhas por página e 1GB de anexos, incluir packs (com algumas limitações) e trabalhar colaborativamente. O primeiro nível de assinatura custa US$10 por mês, pagando no plano anual, e já retira a limitação de tamanho dos documentos.


Dentro de um documento, a estrutura de páginas fica na esquerda e o conteúdo de cada página é exibido na direita. Clicando na engrenagem no canto superior direito (Document Settings), é possível consultar os dados do documento.

Imagem com o documento do Coda aberto com 3 divisórias: lista de páginas, conteúdo e configurações

Clicando em Statistics, é possível consultar alguns indicadores como:

Imagem com as informações da página exibidas dentro de Statistics

Clicando em Insert, é exibida uma lista dos blocos que constituem uma página dentro do documento. Nos próximos posts, vou falar mais a respeito desses blocos e como eles podem ser conectados entre páginas.

Imagem com o documento do Coda aberto com 3 divisórias, exibindo o conteúdo do menu Insert à direita


Essa foi uma introdução a respeito do Coda, com alguns conceitos básicos que são necessários para entender a estrutura da ferramenta. No próximo post, vou falar sobre a formatação de páginas e texto.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Acompanhamento financeiro para contas compartilhadas

12 Set 2022 • Ferramentas

Acompanhamento financeiro para contas compartilhadas

Em junho, participei do Coda Bootcamp. Para o curso ser concluído, deve ser feito o envio de um projeto para demonstrar o que aprendi durante o treinamento. E, como já tinha substituído o acompanha...

9 minutos

Imagem de capa do post Ferramentas que uso para produzir a newsletter

22 Jul 2022 • Ferramentas

Ferramentas que uso para produzir a newsletter

Esses dias, precisei listar as ferramentas que uso para produzir a Trilha de Valor e notei que nunca havia pensado sobre. Até por isso, acredito que devo estar usando mais do que o necessário. Nest...

2 minutos

Imagem de capa do post Coda - Publicando documentos

17 Jun 2022 • Ferramentas

Coda - Publicando documentos

Este texto faz parte da série de posts sobre o Coda. No post de formatação de páginas e texto eu incluí um documento de exemplo embedado. Diferentemente dos outros exemplos, você deve ter perc...

2 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS

Ingrid Machado © 2019 - 2022

• Ingrid Machado © 2019 - 2022

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo