06 Mai 2022 | 3 minutos • Ferramentas
Coda - Introdução
Criando documentos poderosos

Ingrid Machado
Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Quando iniciei o projeto da newsletter, decidi que precisava organizar melhor o meu conteúdo. Principalmente porque já tinha muitas pastas com material do blog e não queria me perder no meio de tanto rascunho.
A minha escolha inicial foi o OneNote, que me atendeu muito bem. Mas quando mudei a newsletter para o Substack, a formatação do texto não era copiada automaticamente. Para resolver esse problema, mudei para o Notion.
O Notion também me atendeu muito bem e melhor do que o OneNote. Até que eu comprei um iPad e vi que o app não reconhecia alguns acentos. Para quem escreve bastante, é algo a se considerar no momento de ter mais produtividade. Por isso, comecei a avaliar qual ferramenta poderia substituir o Notion e, por estar usando o Coda no trabalho, pareceu a escolha mais natural.
Sempre que começo a usar uma ferramenta, gosto de ler a documentação e entender tudo o que posso fazer. Por isso, decidi escrever uma série de posts sobre o Coda. Além deste post com a introdução, a série terá mais 6 posts:
A intenção é que, ao final dessa série, você entenda como usar as principais funcionalidades do Coda para organizar o seu dia a dia, seja pessoal ou de trabalho.
O que é o Coda
Coda é um editor que permite o uso de diferentes blocos para formar documentos dinâmicos. É um aplicativo para quem quer aumentar a produtividade, trabalhar de forma colaborativa e com uma interface simplificada.
Por mais simples que pareça, o Coda é muito robusto para fazer a gestão da informação e pode ser utilizado para vários objetivos. Particularmente, uso para organizar o conteúdo que publico no blog e na newsletter e, recentemente, passei a organizar as minhas finanças. Mas também é possível utilizar para muitos outros fins. Caso queira ter uma noção do que pode ser feito, existe uma página com vários templates que podem ser utilizados como ponto de partida.
Visão geral
Na página inicial do Coda, temos uma visão do workspace, que contém todos os documentos criados e os compartilhados comigo:
No momento, estou usando a versão gratuita. Em comparação com o Notion, ela é bem mais limitada: é possível ter em cada documento até 50 objetos, 1000 linhas por página e 1GB de anexos, incluir packs (com algumas limitações) e trabalhar colaborativamente. O primeiro nível de assinatura custa US$10 por mês, pagando no plano anual, e já retira a limitação de tamanho dos documentos.
Dentro de um documento, a estrutura de páginas fica na esquerda e o conteúdo de cada página é exibido na direita. Clicando na engrenagem no canto superior direito (Document Settings), é possível consultar os dados do documento.
Clicando em Statistics, é possível consultar alguns indicadores como:
- Quantidade de linhas, objetos e arquivos
- Quantidade de palavras
- Número de cópias e acessos
Clicando em Insert, é exibida uma lista dos blocos que constituem uma página dentro do documento. Nos próximos posts, vou falar mais a respeito desses blocos e como eles podem ser conectados entre páginas.
Essa foi uma introdução a respeito do Coda, com alguns conceitos básicos que são necessários para entender a estrutura da ferramenta. No próximo post, vou falar sobre a formatação de páginas e texto.
Até a próxima!
O link do post foi copiado com sucesso!Mais conteúdos de Ingrid Machado

28 Nov 2022 • Ferramentas
Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 2
Este post é a terceira parte da explicação sobre como criei o meu projeto para o Coda Doctorate. Para entender o processo por completo, recomendo que inicie a leitura pelo post com a primeira pa...
5 minutos

14 Nov 2022 • Ferramentas
Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 1
Este post é a segunda parte da explicação sobre como criei o meu projeto para o Coda Doctorate. Para entender o processo por completo, recomendo que leia primeiro o post com a ideação. Recapit...
4 minutos

31 Out 2022 • Ferramentas
Sistema de gestão de conteúdo - Ideação
Depois do Coda Bootcamp, fiz a minha inscrição para o Coda Doctorate, que é a fase com conteúdo mais avançado sobre o Coda. Mas, a melhor parte, é que ele é muito focado em resolução de problemas. ...
6 minutos