Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

13 Mai 2022 | 3 minutos • Ferramentas

Coda - Formatação de páginas e texto

O básico de um documento

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Coda - Formatação de páginas e texto
Foto de Mike Hindle, via Unsplash

Este texto faz parte da série de posts sobre o Coda.

Cada documento do Coda é formado por páginas que, por sua vez, podem ser formadas por texto, outras páginas, tabelas, visões, botões e fórmulas.

Imagem com a página "Anotações" exibindo o menu de edição de exibição das subpáginas

Na imagem anterior, está sendo exibido o documento “Blog”, que possui as páginas “Anotações” e “Posts”. A página “Anotações”, possui as subpáginas “Informações”, “Planejamento” e “Ideias”. Por padrão, as subpáginas aparecem pequenas dentro da página. E clicando no botão com 3 pontos da esquerda, é possível esconder as subpáginas ou exibi-las pequenas, médias ou grandes:

Imagem com as opções de exibição de subpáginas: pequeno, médio e grande

Clicando em Page Options ou Document Settings → Page, é exibido o menu com opções de personalização da página.

Imagem com a página "Anotações" e o menu "Page options" sendo exibido

Dentro dessas configurações é possível alterar:

Como mencionei, uma página pode ter várias subpáginas e as próprias subpáginas podem ter subpáginas. Elas podem ser criadas clicando nos 3 pontinhos ao lado do nome da página ou arrastando uma página sobre a outra. Ao arrastar a página, uma linha indica se a movimentação mudará a ordenação ou se incluirá a página dentro de uma outra página.

Estrutura das páginas

Outro ponto importante na formatação das páginas é a estrutura de blocos. Como mencionei, as páginas podem ser formadas por texto, outras páginas, tabelas, visões, botões e fórmulas. Cada item incluído dentro de uma página pode ser movimentado através dos 3 pontos à esquerda.

Gif mostrando como arrastar blocos entre as páginas

Note que quando estamos movendo um bloco de texto, todos o texto que está abaixo na hierarquia será movido junto. Ou seja, se movermos um H1, todo o texto que vem após e que seja de H2 em diante será considerado como parte do bloco do H1. Textos de mesmo nível ou nível acima não são considerados para movimentação do texto selecionado.

Formatação de texto

Quanto à formatação de texto, existem as seguintes opções disponíveis:

A formatação pode ser escolhida selecionando o texto ou através do comando /. Na seleção de texto, são exibidas opções básicas de formatação de texto. E, todas as vezes que a barra é digitada, o Coda abre uma lista de opções avançadas. Essas opções podem ser selecionadas usando as setas do teclado ou digitando o nome.

Imagem com o menu de seleção de texto e o menu que é exibido após digitar a barra

Exemplo: um H1 pode ser formatado selecionando o texto e escolhendo Text → H1 ou digitando /h1 + Enter e seguindo com a digitação do texto.


Conforme eu estava escrevendo essa série, o Coda lançou algumas atualizações. Atualizei o print da visualização das subpáginas porque teve uma mudança visual mais drástica. Mas a maioria das explicações não foi prejudicada pela mudança. Por isso, nem todos os prints foram refeitos.

Nos próximos posts, os exemplos irão utilizar muito a /. Com ela é possível selecionar elementos dinâmicos, templates, packs e imagens para personalizar o documento, além da formatação de texto.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 2

28 Nov 2022 • Ferramentas

Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 2

Este post é a terceira parte da explicação sobre como criei o meu projeto para o Coda Doctorate. Para entender o processo por completo, recomendo que inicie a leitura pelo post com a primeira pa...

5 minutos

Imagem de capa do post Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 1

14 Nov 2022 • Ferramentas

Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 1

Este post é a segunda parte da explicação sobre como criei o meu projeto para o Coda Doctorate. Para entender o processo por completo, recomendo que leia primeiro o post com a ideação. Recapit...

4 minutos

Imagem de capa do post Sistema de gestão de conteúdo - Ideação

31 Out 2022 • Ferramentas

Sistema de gestão de conteúdo - Ideação

Depois do Coda Bootcamp, fiz a minha inscrição para o Coda Doctorate, que é a fase com conteúdo mais avançado sobre o Coda. Mas, a melhor parte, é que ele é muito focado em resolução de problemas. ...

6 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo