/ FERRAMENTAS

Coda - Formatação de páginas e texto

Foto de Mike Hindle, via Unsplash

Este texto faz parte da série de posts sobre o Coda.

Cada documento do Coda é formado por páginas que, por sua vez, podem ser formadas por texto, outras páginas, tabelas, visões, botões e fórmulas.

Imagem com a página "Anotações" exibindo o menu de edição de exibição das subpáginas

Na imagem anterior, está sendo exibido o documento “Blog”, que possui as páginas “Anotações” e “Posts”. A página “Anotações”, possui as subpáginas “Informações”, “Planejamento” e “Ideias”. Por padrão, as subpáginas aparecem pequenas dentro da página. E clicando no botão com 3 pontos da esquerda, é possível esconder as subpáginas ou exibi-las pequenas, médias ou grandes:

Imagem com as opções de exibição de subpáginas: pequeno, médio e grande

Clicando em Page Options ou Document Settings → Page, é exibido o menu com opções de personalização da página.

Imagem com a página "Anotações" e o menu "Page options" sendo exibido

Dentro dessas configurações é possível alterar:

  • A imagem de capa
    • Pode ser feito o upload do computador ou selecionada do Unsplash
  • Nome e ícone da página
  • Subtítulo
  • Exibição do nome dos autores
  • Sumário com as seções da página
    • Formado a partir dos títulos, possui links para navegar na página
  • Exibição da listagem com as subpáginas
  • Tipo de fonte (com ou sem serifa)
  • Tamanho da fonte
  • Alinhamento do conteúdo

Como mencionei, uma página pode ter várias subpáginas e as próprias subpáginas podem ter subpáginas. Elas podem ser criadas clicando nos 3 pontinhos ao lado do nome da página ou arrastando uma página sobre a outra. Ao arrastar a página, uma linha indica se a movimentação mudará a ordenação ou se incluirá a página dentro de uma outra página.

Estrutura das páginas

Outro ponto importante na formatação das páginas é a estrutura de blocos. Como mencionei, as páginas podem ser formadas por texto, outras páginas, tabelas, visões, botões e fórmulas. Cada item incluído dentro de uma página pode ser movimentado através dos 3 pontos à esquerda.

Gif mostrando como arrastar blocos entre as páginas

Note que quando estamos movendo um bloco de texto, todos o texto que está abaixo na hierarquia será movido junto. Ou seja, se movermos um H1, todo o texto que vem após e que seja de H2 em diante será considerado como parte do bloco do H1. Textos de mesmo nível ou nível acima não são considerados para movimentação do texto selecionado.

Formatação de texto

Quanto à formatação de texto, existem as seguintes opções disponíveis:

A formatação pode ser escolhida selecionando o texto ou através do comando /. Na seleção de texto, são exibidas opções básicas de formatação de texto. E, todas as vezes que a barra é digitada, o Coda abre uma lista de opções avançadas. Essas opções podem ser selecionadas usando as setas do teclado ou digitando o nome.

Imagem com o menu de seleção de texto e o menu que é exibido após digitar a barra

Exemplo: um H1 pode ser formatado selecionando o texto e escolhendo Text → H1 ou digitando /h1 + Enter e seguindo com a digitação do texto.


Conforme eu estava escrevendo essa série, o Coda lançou algumas atualizações. Atualizei o print da visualização das subpáginas porque teve uma mudança visual mais drástica. Mas a maioria das explicações não foi prejudicada pela mudança. Por isso, nem todos os prints foram refeitos.

Nos próximos posts, os exemplos irão utilizar muito a /. Com ela é possível selecionar elementos dinâmicos, templates, packs e imagens para personalizar o documento, além da formatação de texto.

Até a próxima!



ingridmachado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software.
Autora deste querido blog.

Mais posts