Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

10 Jun 2022 | 5 minutos • Ferramentas

Coda - Botões

Executando ações dentro dos documentos

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Coda - Botões
Foto de Mike Hindle, via Unsplash

Este texto faz parte da série de posts sobre o Coda.

As opções para deixar os documentos mais dinâmicos ainda não foram esgotadas com essa série de posts. Porque além das tabelas, visões e fórmulas, podemos utilizar botões. Uma das características que um documento do Coda pode ter é a aparência de um aplicativo. E com os botões, podemos incluir fórmulas que vão disponibilizar ações e ter uma aparência melhor do que ficar só manipulando tabelas.

Para incluir botões, temos duas opções:

  1. Incluir diretamente no documento
    • A partir do comando /button, que exibe as opções de botões disponíveis
    • Clicando em Insert → Buttons, depois arrastando uma das opções para o documento
  2. Criar uma coluna do tipo Button em uma tabela

Incluindo um botão no documento

Para incluir um botão no documento, é possível usar o comando /button ou o caminho Insert → Buttons.

Print das duas opções possíveis para incluir botões nos documentos

Independentemente da opção escolhida, após incluir o botão, um menu flutuante é aberto com as opções de edição de botões:

Print do menu flutuante com as opções de configurações de um botão

Ações

Além das fórmulas que podem ser usadas em qualquer parte do documento, é possível incluir ações dentro dos botões. Vendo a listagem de botões disponíveis para inclusão, já é possível ver algumas delas:

Existem ações para manipular tabelas, interagir com usuários, acessar outras páginas ou até mesmo apertar outros botões.

A lista completa de ações pode ser consultada na página de fórmulas do Coda.

Exemplo

Vamos criar um botão que, ao ser clicado, abre a página do Google. Além disso, ele vai mostrar quantas vezes o botão foi clicado, apenas para deixar o exemplo um pouco mais complexo.

A primeira coisa a ser feita é incluir o botão. Para esse exemplo, vou fazer com a linha de comando /button e selecionar a opção “New button”.

Nesse momento, o nome não é tão importante, então pode ser qualquer um. O texto que vai aparecer no botão é “Ir para o Google”, que vai no campo “Label”. Escolhi o tamanho médio, a cor azul e o símbolo do Google como ícone. Essas são todas configurações mais diretas, que podem ser selecionadas diretamente no menu flutuante.

Como eu pretendo exibir quantas vezes o botão foi clicado, vou criar uma tabela chamada “Log do botão” com uma coluna “ID” e uma coluna “Horário”:

Print da tabela "Log do botão"

Eu poderia ter selecionado diretamente a opção “Open hyperlink” no momento de criar o botão para direcionar para a URL do Google. Mas como eu quero ter mais de uma ação, eu vou escrever uma fórmula. Para isso, basta clicar no f que aparece ao lado de “Action” e escrever a seguinte fórmula:

RunActions(AddRow([Log do botão],[Log do botão].ID,[Log do botão].ID.Count()+1,[Log do botão].[Horário],Now()),OpenWindow("http://www.google.com.br"))

Print do menu de botões com a fórmula do exemplo sendo exibida

Ou seja, sempre que o botão for clicado, uma nova linha será criada na tabela “Log do botão” com o ID igual ao número de linhas existentes na tabela mais um e o horário em que o botão foi clicado. Além disso, será aberta uma nova aba com a página inicial do Google.

Para exibir quantas vezes o botão foi clicado, precisamos consultar quantas linhas existem na tabela “Log do botão”:

[Log do botão].Count()

Assim, basta incluir essa fórmula no campo “Badge”. Lembrando que, para esse campo em específico, a fórmula precisa retornar um número.

Depois dessas configurações, esse será o resultado:

Print do botão exibindo o número 3 no badge e da tabela "Log do botão" com 3 linhas preenchidas

Incluindo um botão em uma tabela

Como havia mencionado anteriormente, é possível incluir botões em tabelas. Ainda usando a tabela “Log do botão”, vou incluir uma nova coluna, do tipo Button:

Print da tabela "Log do botão" com uma nova coluna do tipo Button sendo criada

Print da tabela "Log do botão" com o menu flutuante de configuração do botão aparecendo na coluna criada

O mesmo menu flutuante que aparece ao adicionar um botão no documento é exibido quando incluímos uma coluna com botões. Estando em uma tabela, basta apenas prestar atenção em algumas opções que aparecem de forma diferente no momento de configurar o botão.

Por exemplo, para apagar uma linha da tabela através de um botão, escolha a Action “Delete rows” e, depois de selecionar a tabela, marque o valor “This Row” para o campo “Apply to”:

Print da tabela "Log do botão" com a nova coluna chamada "Ação" preenchida com botões para apagar as linhas e o menu flutuante exibindo a configuração que foi feita


Os botões, assim como as fórmulas, permitem que um documento fique extremamente dinâmico e que vários formatos sejam criados para apoiar o gerenciamento de informações. É com a ajuda deles que fiz um documento para gerenciar as minhas finanças de forma bem mais tranquila do que tinha no Excel e acredito que em breve vou expandir esse template.

No próximo post, vamos ver como publicar os documentos e deixá-los com essa aparência de aplicativo.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 2

28 Nov 2022 • Ferramentas

Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 2

Este post é a terceira parte da explicação sobre como criei o meu projeto para o Coda Doctorate. Para entender o processo por completo, recomendo que inicie a leitura pelo post com a primeira pa...

5 minutos

Imagem de capa do post Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 1

14 Nov 2022 • Ferramentas

Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 1

Este post é a segunda parte da explicação sobre como criei o meu projeto para o Coda Doctorate. Para entender o processo por completo, recomendo que leia primeiro o post com a ideação. Recapit...

4 minutos

Imagem de capa do post Sistema de gestão de conteúdo - Ideação

31 Out 2022 • Ferramentas

Sistema de gestão de conteúdo - Ideação

Depois do Coda Bootcamp, fiz a minha inscrição para o Coda Doctorate, que é a fase com conteúdo mais avançado sobre o Coda. Mas, a melhor parte, é que ele é muito focado em resolução de problemas. ...

6 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo