/ FERRAMENTAS

Coda - Publicando documentos

Foto de Mike Hindle, via Unsplash

Este texto faz parte da série de posts sobre o Coda.

No post de formatação de páginas e texto eu incluí um documento de exemplo embedado. Diferentemente dos outros exemplos, você deve ter percebido que era um bloco com uma certa interação:

Depois de criar o seu documento com todas as informações e configurações possíveis, você pode disponibilizá-lo para uso de outras pessoas através do menu Share. Dentro deste menu existem 3 opções de compartilhamento:

  1. Share: nesta opção, é possível compartilhar o documento para que outras pessoas possam visualizar, comentar ou editar o documento
    • Além de ser possível liberar diferentes níveis de acesso por pessoa, também existe a opção de selecionar qual página será compartilhada
  2. Embed: é a opção que escolhi para incluir a página neste post. Com o embed, você incorpora uma página do Coda dentro de alguma outra página da web. Dentre as configurações disponíveis estão:
    • Enable play: quem visualizar o documento pode interagir com ele quando essa opção estiver habilitada. Porém, nenhuma modificação é salva no documento original
    • Hide page list: não exibe a lista com as outras páginas dentro do embed, mas é possível vê-las depois de clicar no botão “Open in Coda”
    • Height: altura do embed
    • Width: largura do embed
    • Start with: seletor para escolher qual é a página a ser exibida inicialmente no embed
    • Preview embed: é possível visualizar como o embed vai ficar de acordo com as configurações, antes mesmo de incluí-lo em outra página
  3. Publish: para publicar um documento, é preciso criar uma URL pública para o seu usuário. É nela e na galeria do Coda que os seus documentos ficarão disponíveis para compartilhamento

Print da opção "Publish" no primeiro acesso, que solicita a criação de uma URP de perfil pública

Print da opção "Publish" com os campos para publicação do documento

Print do perfil público criado dentro do Coda

Na primeira vez em que tentei incorporar uma página do Coda no blog, percebi que o código disponibilizado não funcionava diretamente. Meu blog roda no Jekyll e para funcionar o embed eu precisei fazer algumas modificações dentro do arquivo Markdown:

  • Incluir aspas duplas nos valores de width e height
  • Incluir uma <div> por fora da tag <iframe>

Caso tenha dificuldades para usar essa função, vale debugar as tags e ver se não é alguma dessas opõçes que está faltando ajustar.


Qualquer pessoa pode criar documentos e compartilhar as suas criações. Ainda não compartilhei nenhum template, mas estou criando alguns que pretendo disponibilizar no meu perfil.

Espero que essa série tenha sido útil e interessante o suficiente para que você queira transformar as suas ideias em documentos do Coda.

Caso fique com alguma dúvida, a documentação do Coda é bem completa e eu estou sempre disponível para responder comentários.

Obrigada e até a próxima!



ingridmachado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software.
Autora deste querido blog.

Mais posts