Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

14 Nov 2022 | 4 minutos • Ferramentas

Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 1

Componentes incluídos no documento

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Este post é a segunda parte da explicação sobre como criei o meu projeto para o Coda Doctorate. Para entender o processo por completo, recomendo que leia primeiro o post com a ideação.

Recapitulando, a intenção principal do documento é ser um sistema de gestão de conteúdo. Por isso, criei 3 páginas principais:

  1. Gestão de conteúdo: contém as subpáginas com informações a respeito da produção de conteúdo
  2. Produção de conteúdo: contém as subpáginas com os insumos para a produção de conteúdo em si
  3. Banco de dados: página com todas as tabelas utilizadas no documento

As 3 páginas em conjunto formam a estrutura principal do documento e servem de guia para o usuário navegar pelas funcionalidades. Neste post, vou explicar os elementos utilizados na página “Gestão de conteúdo”.

Gestão de conteúdo

Página formada pelas subpáginas “Status”, “Informações”, “Planejamento” e “Quadro”. Conforme o documento é utilizado para produzir conteúdo, as subpáginas irão exibir, de forma dinâmica, o status dessa produção, com exceção da subpágina “Informações”. Por isso, utilizei muitos elementos que exibem de forma consolidada as informações do banco de dados.

Status

Área com as informações dos conteúdos em cada etapa do fluxo. Além da contagem em cada etapa, também exibe quais são os tipos e as categorias dos conteúdos produzidos.

Página "Status" com quarto colunas (Para fazer, Escrevendo, Revisando e Pronto) e dois gráficos (Tipos de conteúdo e Categorias dos conteúdos)

Para exibir o número de conteúdos em cada etapa do fluxo, utilizei uma fórmula que filtra a tabela “Conteúdos” por todos os itens com o status correspondentes. O Count() no final retorna o número de registros selecionados pelo filtro.

Página "Status" com a fórmula do cálculo do valor da coluna Para fazer sendo exibida

O número de conteúdos publicados é gerado de forma bem parecida. A diferença é que a fórmula considera todos os conteúdos com o campo “Publicado” igual a true e faz o Count() do resultado.

A data de início de publicação é calculada a partir do primeiro item da lista de conteúdos ordenados pela data de publicação de forma ascendente.

Página "Status" com a fórmula do cálculo do valor de posts publicados com o documento sendo exibida

Informações

Página para reunir as informações importantes para a produção de conteúdo. Idealmente, aqui ficam links e informações que são constantemente consultados.

Página "Informações" com seis botões contendo links e algumas informações sobre como atualizar a branch main e commitar um arquivo na branch main

Na primeira parte, fiz o uso de botões para organizar a lista de links. Para cada um deles, eu usei a action Open hyperlink, que basicamente abre a URL configurada quando o botão é clicado. Selecionei para cada exemplo uma cor e ícone diferente e organizei visualmente na página com o alinhamento centralizado de texto.

Página "Informações" com o menu de configuração de botão sendo exibido

Planejamento

Página com informações visuais a respeito dos conteúdos com data de publicação para a semana atual e para a semana seguinte. Um código de cores indica se o conteúdo já está publicado (verde) ou se ainda não está publicado (vermelho).

Página "Planejamento" exibindo os blocos Para essa semana com dois cards marcados de vermelho e Para semana que vem com um card marcado de vermelho. Cada card representa um post agendado

Para selecionar quais conteúdos serão exibidos em cada visão, utilizei um filtro por data de publicação. O Coda possui alguns filtros visuais pré prontos, por isso não foi necessário o uso de fórmulas para selecionar os conteúdos do “Para essa semana”.

Página "Planejamento" com o menu de filtro sendo exibido com o filtro Data de publicação = This week selecionado

Porém, nem todos os casos estão contemplados nos filtros disponíveis. Para selecionar os conteúdos do “Para semana que vem”, foi preciso usar uma fórmula que avalia se a data de publicação está dentro de um intervalo específico:

Com essas fórmulas, é possível avaliar quais conteúdos possuem a data de publicação entre o primeiro e o último dia da semana seguinte. Ou seja, os conteúdos com data de publicação agendada para semana que vem.

Página "Planejamento" com o menu de filtro sendo exibido com a fórmula explicada nos parágrafos anteriores sendo exibida

A página também contém um calendário com uma visão mensal mostrando os conteúdos agendados no mês.

Página "Planejamento" com o calendário editorial sendo exibido

Quadro

O quadro kanban mostra os conteúdos agrupados de acordo com o status de cada um no fluxo de produção de conteúdo.

Página "Quadro" com o quadro kanban sendo exibido. No quadro, os conteúdos são agrupados pelo status do fluxo de conteúdos

Essa visão é atualizada automaticamente conforme os conteúdos são movidos pelos status do fluxo de conteúdos, que será explicado melhor no próximo post sobre a construção do documento.

Também é importante destacar que não importa a página em que o conteúdo é atualizado. A mudança vai se refletir em todos os locais e, principalmente, no banco de dados.


Para não ficar muito grande, decidi dividir a construção do documento em duas partes. No próximo post, vou mostrar como construí as páginas “Fluxo de conteúdos”e “Banco de dados”.

Caso queira explorar e entender o documento final, basta acessar a página do documento e clicar em “Copy doc”.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 2

28 Nov 2022 • Ferramentas

Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 2

Este post é a terceira parte da explicação sobre como criei o meu projeto para o Coda Doctorate. Para entender o processo por completo, recomendo que inicie a leitura pelo post com a primeira pa...

5 minutos

Imagem de capa do post Sistema de gestão de conteúdo - Ideação

31 Out 2022 • Ferramentas

Sistema de gestão de conteúdo - Ideação

Depois do Coda Bootcamp, fiz a minha inscrição para o Coda Doctorate, que é a fase com conteúdo mais avançado sobre o Coda. Mas, a melhor parte, é que ele é muito focado em resolução de problemas. ...

6 minutos

Imagem de capa do post Acompanhamento financeiro para contas compartilhadas

12 Set 2022 • Ferramentas

Acompanhamento financeiro para contas compartilhadas

Em junho, participei do Coda Bootcamp. Para o curso ser concluído, deve ser feito o envio de um projeto para demonstrar o que aprendi durante o treinamento. E, como já tinha substituído o acompanha...

9 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo