11 Ago 2021 | 2 minutos • Desenvolvimento pessoal
Definição dos hábitos
O que precisei trabalhar para mudar a direção da minha carreira

Ingrid Machado
Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Se você acompanha a Trilha de Valor ou acompanha os posts sobre carreira no blog, você já deve saber grande parte do contexto deste texto. Caso não saiba, depois de ler o livro “Como as mulheres chegam ao topo”, eu segui a sugestão dos autores e selecionei os hábitos nos quais deveria trabalhar. Vou falar sobre o que fiz a respeito para cada um deles na seção “Hack de carreira” da edição #8 da newsletter, mas vou deixar registrado aqui quais foram os hábitos priorizados e o que cada um deles significa.
Hábito 1: Relutar em reivindicar suas conquistas
Este hábito fala sobre como temos dificuldade em enaltecer e contar o que fazemos. Particularmente, sempre achei que fazer um bom trabalho é o suficiente e que as entregas falam por si. Lendo esse capítulo, a ficha caiu.
Porém, esse hábito vai além de não mostrar o trabalho desempenhado. Ele fala sobre o esforço que fazemos para evitarmos levar o crédito pelo nosso trabalho, especialmente frente aos líderes seniores.
Hábito 2: Esperar que os outros notem e recompensem espontaneamente suas contribuições
Esse hábito está diretamente ligado com o anterior. Assim como precisamos dar visibilidade a respeito do que fazemos, também precisamos aproveitar os momentos de avaliação, feedback ou qualquer outra oportunidade do tipo para falar sobre as nossas expectativas.
Por mais que tenhamos um gestor que pretende nos recompensar e reconhecer da forma que merecemos, fica difícil entender como ficaríamos satisfeitos ou quais oportunidades se encaixariam no nosso plano de carreira, se o maior interessado não deixar explícito.
Hábito 6: Colocar seu emprego à frente de sua carreira
Desta lista, é o meu hábito mais latente e o que mais me prejudica. Pensar somente no emprego, sem pensar no que ele significa dentro da sua trajetória é um tiro no pé. Falo por experiência própria que toda a ansiedade que tive ao decidir sair de empregos anteriores acabou assim que vi como a mudança fez bem para o meu crescimento.
Hábito 10: Demais
Este hábito é sobre controlar frequentemente suas reações naturais, principalmente conforme se vai avançando na carreira. Geralmente causado por feedbacks negativos, já que mulheres que se expressam muito podem ser consideradas exageradas ou até mesmo descontroladas.
Envolve diretamente o quanto ficamos confortáveis em demonstrar nossas emoções, falar tudo o que queremos falar e sermos pessoas autênticas no ambiente de trabalho.
Hábito 11: Ruminar
Um hábito que, infelizmente, preciso trabalhar também na vida pessoal. Ruminar é se apegar a acontecimentos do passado e ficar revivendo, tentando pensar em como poderia ter sido se alguma coisa fosse diferente.
Caso queira entender cada um desses hábitos em detalhe, recomendo a leitura do livro “Como as mulheres chegam ao topo”. Um livro que serve para qualquer pessoa que queira fazer uma mudança positiva na carreira.
Até a próxima!
O link do post foi copiado com sucesso!Mais conteúdos de Ingrid Machado

27 Nov 2023 • Desenvolvimento pessoal
Zona de aprendizado
Na edição #58 da Trilha de Valor, escrevi sobre as habilidades necessárias para uma rotina de aprendizado contínuo. Nesse texto comentei sobre a aprendizagem, ou seja, a habilidade de aprender e so...
4 minutos

13 Nov 2023 • Desenvolvimento pessoal
Trilha de Valor
Eu me dedico muito no planejamento e execução dos meus projetos, mas sinto que ainda preciso evoluir bastante na forma que comunico o meu objetivo com cada um deles. Tentando contornar essa falha, ...
5 minutos

23 Out 2023 • Desenvolvimento pessoal
Autoliderança - Responsabilidade
O post de hoje encerra a série sobre autoliderança. E encerro falando sobre responsabilidade e a sua importância e impacto nas outras habilidades. Este é o sétimo e último post da série sobre a...
5 minutos