Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

11 Mar 2024 | 5 minutos • Livros

Evolução das minhas leituras

Compartilhando a minha evolução

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Evolução das minhas leituras
Foto de Ella Jardim, via Unsplash

Quando escrevi o post “Cultivando o hábito da leitura”, ainda estava entendendo como os livros se encaixariam na minha rotina. Hoje em dia, eu não consigo nem me lembrar o que eu fazia no meu dia que não tinha tempo para ler. Mas essa mudança foi bem gradual e tive que superar a dificuldade inicial de retomar a leitura.

Nesse post, pretendo compartilhar como foi voltar a ler, quantos livros li por ano desde 2020 e algumas considerações importantes para quem está querendo incluir a leitura na rotina.

Como foi o meu processo de voltar a ler

Eu parei de ler livros assim que me formei na faculdade, em 2014. Acho que depois de ler tanto para conseguir me formar, eu fiquei um pouco traumatizada. Eu não era uma leitura voraz antes de entrar no meu curso, mas até lia algum livro ou outro durante o ano. Mas a faculdade me tirou o prazer de ler, o ler para se distrair não me distraía mais.

Então eu passei por um hiato de 6 anos, porque foi só no ano da pandemia, em 2020, que eu decidi voltar a ler livros de ficção para conseguir me distrair de toda situação que estávamos vivendo. Eu entrei num clube do livro remoto e a primeira leitura foi “Flores para Algernon”, do Daniel Keyes.

Eu lembro da minha dificuldade em ler esse livro. Não por ser um livro difícil, mas sim por ser estranho estar focada lendo algo sem notificações ou novidades a todo momento. Estava em uma época em que passava o dia no celular (até por isso senti a necessidade de voltar a ler) e com o foco totalmente deteriorado. A cada página que avançava precisava voltar duas, para entender qual era o personagem que estava na cena ou apenas relembrar a página que eu acabei de ler.

Foi bem difícil concluir esse livro, mas o compromisso de ter a data do encontro do clube do livro e a vontade de sair das redes sociais falou mais alto e eu consegui concluir. Depois da primeira leitura, consegui sentir que a cada livro ficava mais fácil. Voltava menos para reler as páginas anteriores, conseguia decorar os personagens, entender o que eu estava lendo e ter uma experiência imersiva.

Aproximadamente 6 meses depois, comecei a ler livros de não ficção novamente.

Como acompanho as minhas leituras

Sempre que compartilho algum dado sobre as minhas leituras, eu consulto o Cabeceira, que é o que eu uso desde o início para fazer o acompanhamento do que leio.

Esse é o aplicativo da TAG, que acabei conhecendo por causa da assinatura que fiz do TAG Inéditos. Como ele me atende bem, uso ele até hoje como forma principal de organização das leituras.

O único ponto negativo é que ele aceita apenas cadastro de livros com ISBN. O que significa que ebooks disponíveis apenas na Amazon não podem ser cadastrados no aplicativo. Sendo assim, saiba que os números que vou passar podem estar com um ou dois livros faltando por ano.

Outra forma que tenho de fazer esse acompanhamento é através da newsletter e do blog. A cada edição da newsletter eu incluo o que li nos últimos 15 dias com um comentário breve sobre cada livro. E a cada 6 meses, eu reúno todos esses livros com os meus comentários e as notas e publico em um post aqui no blog.

Quantos livros li por ano até agora

Eu sempre falo que comecei lendo 1 livro no ano e depois fui aumentando a quantidade gradualmente. Mas o Cabeceira me mostrou que eu estou enganada, já que eu pulei de 5 para 30 livros lidos de 2020 para 2021.

Gráfico com a evolução do número de livros lidos desde 2020 até 2023. O números de livros lidos por ano são: 5, 30, 34 e 60.

Acho que eu tenho essa falsa lembrança porque a minha sensação é de que foi uma evolução bem natural. Você pode notar que de 2021 para 2022 quase não houve mudança. E mesmo a disparada de 2023 não foi tão sentida por mim. Eu tinha a sensação de ter lido um número bem aproximado dos anos anteriores.

Esses números também incluem audiobooks.

Algumas considerações importantes

Acho que o mais importante no meu caso é que a leitura é uma forma de ter algo para preencher o meu dia sem ser o trabalho ou redes sociais. O ritual de me preparar para dormir, pegar um livro para ler e depois cair no sono facilmente é algo que eu não abro mão.

Eu também tenho o costume de ler vários livros de não ficção ao mesmo tempo. O que acaba fazendo com que eu leve muito tempo para concluir algumas leituras. Porém, livros de ficção eu leio apenas um por vez. O que acaba fazendo com que eu conclua esses livros mais rapidamente.

E nunca leio livros de não ficção antes de dormir. Deixo para ler mais cedo ou no final de semana, mas antes de dormir eu quero apenas me distrair e não precisar ficar fazendo nenhuma anotação.

Nem todos os livros que eu leio são muito grandes. Considero que sou uma grande leitora de livros médios. Mas também leio contos, que incluo na mesma conta. Acredito que ficar medindo o tamanho do livro para valer na contagem uma prática nada saudável. Para mim, a diferença é que eu consigo iniciar e terminar uma história no mesmo dia. E, dependendo do dia, é só disso que a gente precisa para ser feliz.

Finalmente, a ideia desse post não é fazer nenhuma comparação ou imposição do quanto você deve ler por ano. Ele é apenas uma forma de compartilhar como foi a minha evolução e comentar sobre como incluo a leitura na minha rotina.


Caso você esteja pensando em cultivar o hábito da leitura, esse post pode te ajudar. Mas caso você não ache que a leitura é algo válido, está tudo bem também.

Eu adoro ler porque entendi o que eu gosto de ler e tenho a sorte de encontrar sugestões que me permitem uma imersão que me tira da realidade em muitos momentos. Acredito que até mesmo as leituras de não ficção precisam ser prazerosas para valer a pena. Então não se cobre caso esse hábito não te atraia.

Espero que compartilhar a minha jornada tenha sido útil.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post E-book: Sobre gestão

22 Mar 2024 • Livros

E-book: Sobre gestão

Já fazem aproximadamente 4 anos que estou compartilhando as minhas experiências com a gestão de pessoas. Durante esse tempo, as minhas opiniões mudaram, aprendi mais a respeito da teoria de gestão ...

4 minutos

Imagem de capa do post Próxima leitura do clube do livro: Por que o tempo voa

15 Mar 2024 • Livros

Próxima leitura do clube do livro: Por que o tempo voa

Neste mês, iniciaremos a quarta leitura do Clube do Livro para Introvertidos. O livro escolhido foi o “Porque o tempo voa”. Gosto de livros que falam sobre temas muito explorados, com uma abordage...

1 minutos

Imagem de capa do post Porque entrar no Clube do Livro para Introvertidos

26 Fev 2024 • Livros

Porque entrar no Clube do Livro para Introvertidos

Quando criei o Clube do Livro para Introvertidos, não encontrei nenhum modelo parecido no Brasil, apenas no exterior. Por isso, entendo que pode ser um formato um pouco estranho para algumas pessoa...

5 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo