/ DICAS

Cabeceira

Foto de Susan Q Yin, via Unsplash

Quando estou numa época boa para ler diariamente e manter o ritmo, costumo ler muitos livros ao mesmo tempo. Mesmo tendo retomado a leitura com dois livros por vez, as vezes tem tanta recomendação boa que não consigo deixar para ler um depois do outro. Por isso, procurei um aplicativo para organizar as minhas leituras no celular e, até o momento, tenho usado o Cabeceira.

Funcionalidades

A principal razão para ter escolhido o Cabeceira foi a simplicidade. Ele possui o básico para conseguir acompanhar as leituras e não inclui um formato de rede social, o que eu considero bom para evitar distrações.

O aplicativo é dividido em 4 áreas:

  1. Cabeceira
  2. Explorar
  3. Notificações
  4. Perfil

Imagem com uma montagem de dois prints da tela inicial do aplicativo

Na Cabeceira, os livros são distribuídos em 4 categorias: lendo, quero ler, lidos e parei de ler. Para adicionar livros em qualquer umas dessas categorias, é usada a área Explorar do aplicativo. Ele é desenvolvido pela TAG, por isso muito do conteúdo sugerido é formado pelas coletâneas criadas por eles.

Dentro da tela de detalhes dos livros, é exibido nome, autores, avaliação dos usuários, status da leitura e opção de atualização da leitura. Se o livro é físico, pode ser feito um teste de tempo de leitura e incluída uma meta para conclusão. Assim, o aplicativo calcula quantos minutos de leitura são necessários para concluir o livro na meta desejada.

Imagem com uma montagem de dois prints da tela da área explorar e a tela de detalhes do livro

Livros disponíveis

Dentro do aplicativo estão disponíveis todos os livros da TAG, além de uma vasta opção de livros em geral. Caso o livro que você quer acompanhar não esteja disponível, é possível fazer o cadastro. Depois de cadastrado, o livro segue disponível para todos os usuários.

A desvantagem desse formato é que, aparentemente, não existe uma curadoria do que está cadastrado. Por isso, existem alguns livros com capas de baixa qualidade e informações mal digitadas. Mas é um número bem pequeno de casos, pelo que eu pude perceber.


O Cabeceira é um aplicativo simples, que cumpre bem a sua função. Meu uso é para organizar as minhas leituras em paralelo e não tenho pretensão de procurar outro aplicativo para substituir.

De vez em quando até penso em fazer algo parecido no Coda, mas vou pensar um pouco mais antes de fazer essa troca.

Até a próxima!



ingridmachado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software.
Autora deste querido blog.

Mais posts