Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

08 Mar 2024 | 4 minutos • Desenvolvimento pessoal

Desafio Mini 1000

Uma forma interessante de treinar a escrita

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Desafio Mini 1000
Foto de Debby Hudson, via Unsplash

Lendo o Substack Notes de forma aleatória, encontrei o desafio Mini 1000, que consiste em escrever 1000 palavras por dia, durante 6 dias. Ele iniciou no dia 01/03 e encerrou no dia 07/03.

Estou aproveitando o desafio para escrever alguns posts para o blog de forma mais focada e pretendo compartilhar aqui nesse post como foram esses 6 dias de escrita.

Preparação

Eu tenho um bloqueio quando não sei o que escrever. Por isso, defini os seis temas com antecedência:

  1. Porque escrevo
  2. Reflexões sobre redes sociais
  3. Meu guia de desenvolvimento pessoal particular
  4. O que é felicidade
  5. Minha relação atual com a leitura
  6. A busca por uma vida menos acelerada

Esses são temas que entendo que tenho 1000 palavras para falar a respeito e que se encaixariam no que venho compartilhando no blog. Ultimamente, tenho me sentido mais à vontade para compartilhar algumas opiniões e temas mais pessoais. Por isso, encarei esse desafio como uma oportunidade para falar sobre coisas que só discuto offline.

Dia 1

Depois de ter uma manhã bem agitada (exercícios, supermercado e faxina), imaginei que seria um pouco difícil iniciar o desafio. Mas a faxina ao som do tributo ao Bob Marley me deu uma energia que não estava imaginando ter depois de todas essas atividades.

Eu combinei de fazer o desafio junto do meu marido. Então, nos sentamos na mesa da sala de frente um para o outro, cada um focado no seu texto. O combinado era fazer dois Pomodoros. Iniciamos o primeiro juntos e me surpreendi por escrever 1255 palavras em apenas 25 minutos. Como estava fazendo junto dele, acabei indo para o próximo ciclo de 25 minutos e aproveitei para finalizar o texto original e escrever esse registro.

Terminei o texto “Porque escrevo” com 1871 palavras e agora deixei ele guardado para revisar com calma no futuro.

Dia 2

Acabamos mudando a configuração para escrever e fomos para o nosso escritório. Escrever na mesa da sala até funcionou, mas notamos que o desconforto pela cadeira fixa não valia a pena.

Seguimos com duas rodadas de Pomodoros de 25 minutos com 5 minutos de intervalo entre eles. No primeiro, consegui escrever 1220 palavras e finalizei o segundo com 2159 palavras no texto. Senti que hoje foi bem mais fácil do que ontem. Além de estar mais à vontade para escrever sobre o tópico de hoje, também senti que as palavras vieram com mais naturalidade e consegui segurar a vontade de querer editar tudo o que escrevia.

O texto de hoje foi o “Reflexões sobre redes sociais”. Assim como o anterior, vai ficar guardado para que eu possa revisar ele daqui a alguns dias.

Dia 3

Acabei esquecendo de anotar quantas palavras tinha escrito no primeiro Pomodoro, mas terminei as duas rodadas com o texto “Meu guia de desenvolvimento pessoal particular” com 2067 palavras. Como hoje é uma segunda-feira, fizemos a atividade antes do trabalho.

E esse foi mais um dia que foi muito natural escrever. Por mais que sinta que precise de muita revisão no texto para ficar bom, o exercício de escrever livremente parece estar me destravando de uma forma muito espontânea.

Dia 4

Hoje estava meio corrido. Por isso, fizemos apenas uma rodada de 25 minutos no horário de almoço. Escrevi 1144 palavras do post “O que é felicidade”, mas, além de revisão, ele também vai precisar ser complementado. POrque acabei deixando de fora dois tópicos que gostaria de incluir no texto.

Continuo editando algumas coisas pequenas, como mudando frases de ordem. Mas acredito que já me controlei bem mais na edição do texto do que nos dias anteriores. O que eu estou gostando de ver, é que segue muito natural apenas digitar a respeito de um assunto sem tentar pensar muito.

Dia 5

Hoje foi mais um dia escrevendo por apenas 25 minutos que rendeu bastante. Foram 1303 palavras. É muito legal perceber o quanto vai ficando mais fácil escrever com esse exercício.

Esse foi o primeiro dia que não fiquei voltando em nenhum parágrafo. Estou nervosa vendo todas as marcações do LanguageTool, mas vou deixar para ajustar as sugestões no momento da revisão.

Hoje eu escrevi o texto “Minha relação atual com a leitura”.

Dia 6

O último dia do desafio foi mais um dia fazendo apenas 25 minutos de foco. Consegui escrever 1231 palavras, o que deu início ao post “A busca por uma vida menos acelerada”.

Como esse post é basicamente o fechamento de todos os outros, sinto que vou conseguir escrever muito mais a respeito. Então, vou terminar ele no futuro.


Fiz uma thread no Twitter para deixar o meu comprometimento público e isso me ajudou a manter o desafio até o final. Já tinha experimentado esse tipo de acompanhamento antes e sinto que ajuda muito quando pensamos em desistir ou pular um dia. Além disso, ter uma pessoa para fazer o desafio em parceria motiva a iniciar o dia já pensando em escrever.

O desafio foi muito interessante e sinto que apenas 6 dias foram o suficiente para me fazer digitar os meus pensamentos de forma mais natural. Todos os posts refletem alguns pensamentos que não havia compartilhado no blog ainda, mas acho que já estou confiante o suficiente para abrir um pouco mais a respeito de quem eu sou no dia a dia.

Pretendo seguir escrevendo diariamente e entender como posso encaixar essa atividade no meu dia a dia de forma tranquila.

Conforme for publicando os textos gerados no desafio, vou incluindo os links na lista que está no início desse post.

E a autora prometeu mais um desafio do tipo em junho. Já deixei a data marcada no calendário.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Meu guia de desenvolvimento pessoal particular

15 Abr 2024 • Desenvolvimento pessoal

Meu guia de desenvolvimento pessoal particular

Atualmente, tenho uma rotina muito bem definida e que me permite viver de forma tranquila, confortável e produtiva. Já compartilhei sobre ela inúmeras vezes aqui no blog e na newsletter, mas acredi...

10 minutos

Imagem de capa do post Reflexões sobre redes sociais

08 Abr 2024 • Desenvolvimento pessoal

Reflexões sobre redes sociais

Eu estou sempre compartilhando a minha batalha contra o uso exagerado de redes sociais. E no início desse ano, o meu marido tomou uma decisão que vem me influenciando bastante no modo como me relac...

11 minutos

Imagem de capa do post Porque escrevo

01 Abr 2024 • Desenvolvimento pessoal

Porque escrevo

Participei de um desafio para escrever 1000 palavras por dia, durante 6 dias. E para não ficar com um bloqueio logo no início, decidi que iria definir os temas antecipadamente. Assim, poderia aprov...

10 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo