Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

18 Dez 2023 | 8 minutos • Desenvolvimento pessoal

Minha lista de cursos no Coursera em 2023

Todos os que foram concluídos

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Minha lista de cursos no Coursera em 2023
Foto de Kiy Turk, via Unsplash

Neste ano, participei de vários programas de capacitação dentro da empresa em que trabalho. E um desses programas concedia uma bolsa de um ano no Coursera.

Como busquei muitas indicações na internet, nada mais justo do que compartilhar os cursos que fiz e se valeram a pena ou não. Por isso, estou reunindo neste post todos os cursos que concluí e a minha impressão sobre cada um deles.

Learning How to Learn: Powerful mental tools to help you master tough subjects

Esse curso é um dos cursos mais conhecidos no Coursera e decidi iniciar por ele para aproveitar melhor os cursos seguintes. Apesar de ser um pouco antigo, o que significa que a qualidade de vídeo e áudio não era das melhores, o curso tem muita dica boa.

Eu consegui colocar a maioria em prática e notei a diferença entre ler e ouvir algum conteúdo e realmente aprender o conteúdo. Por ter experimentado as dicas e comprovado que realmente funcionam, compartilhei as principais na Trilha de Valor. Você encontra o compilado de todos os textos neste link.

Strategic Leadership and Management Specialization

Para iniciar os cursos dentro do tema que estava realmente interessada, decidi escolher uma especialização (ou programa de cursos integrados, no site em português). Essa, em específico, é composta por 6 cursos e um projeto final. Cada curso tem duração sugerida de 4 semanas e pelo menos um exercício que necessita de avaliação dos pares (peer review) para ser aprovado.

De forma geral, achei que a especialização valeu a pena. Aprendi muitos conceitos de liderança, gestão e carreira que não conhecia. E senti que o conteúdo e as avaliações eram bem exigentes. Principalmente no projeto final, em que a maioria dos exercícios era em texto com avaliação dos pares.

O único porém dessa especialização é que nenhum curso possui legendas em português. E percebi que muitos cursos em todo o Coursera ou não possuem legenda em português ou têm apenas a gerada automaticamente.

Enquanto escrevia esse post, o Coursera anunciou que estava expandindo a quantidade de vídeos com legendas em outras línguas, incluindo o português do Brasil. Então é possível que esse conteúdo já esteja legendado.

Leading teams: developing as a leader

O primeiro curso da especialização foi uma bela introdução. O material é atual, as professoras têm muita desenvoltura para passar o conteúdo e existem debates e opiniões de várias pessoas durante as aulas.

Fiquei muito surpreendida com esse início e aprendi tópicos de liderança e autoliderança sem sentir que estava vendo mais do mesmo. As leituras obrigatórias são muito interessantes e a experiência prévia das três professoras é impressionante.

Leading Teams: Building Effective Team Cultures

O curso seguinte segue com as mesmas professoras do curso anterior. Nessa etapa, o assunto principal é a cultura. O módulos são divididos em: definição de cultura, cultura de segurança, cultura de engajamento e cultura de crescimento.

Um tópico muito interessante que é passado nesse curso é sobre como criar o espaço para ter um trabalho significativo e com propósito. Esse assunto é abordado tanto na visão do trabalho individual quanto na visão do trabalho como líder de um time.

Designing the Organization

Aqui temos um novo par de professores ministrando as aulas. Apesar de não terem a mesma eloquência diante das câmeras, o conteúdo apresentado segue interessante. Principalmente para quem não entende as dinâmicas existentes dentro das empresas.

O curso apresenta as lentes pelas quais podemos enxergar as empresas (racional system, natural system e open system) e que impactam diretamente a tomada de decisão no momento de fazer o design da organização.

Por mais que já conhecesse diversos tópicos que foram apresentados, foi interessante ver conceitos como propósito e estrutura organizacional de forma estruturada.

Managing the Organization

A mesma dupla de professores do curso anterior ministra este curso, com um pouco mais de desenvoltura. Tópicos como origens do poder dentro das organizações, redes de contatos, mudanças organizacionais, tomada de decisão e ética são abordados. Ainda destacando as três lentes pelas quais podemos enxergar as empresas.

Alguns assuntos já foram vistos em cursos anteriores da especialização, mas acredito que o reforço e a abordagem diferente apoiam na fixação do conteúdo. Ponto positivo para os vários frameworks e autores referenciados. Saí desse curso com muitas referências para me aprofundar no assunto.

Business Strategy

Neste curso, um novo professor apresenta conceitos a respeito de estratégia. O conteúdo começa do básico, falando de missão, visão e valores e avança até temas como análise de vantagem competitiva e posicionamento estratégico.

Eu achei muito interessante o formato, porque vários exemplos eram baseados em empresas conhecidas como Uber, Wallmart e Starbucks. Além disso, o professor gosta muito de futebol e faz diversas analogias entre o esporte e os conceitos de estratégia.

Também foi muito útil ler os capítulos sugeridos no livro de apoio antes das aulas. Tive um pouco de dificuldade para entender todos os frameworks e diferentes tipos de análises que foram passados, mas ler o material antes da aula fez toda a diferença.

Corporate Strategy

O último curso da especialização fala sobre estratégias para aumentar ou diminuir as empresas. Com exemplos de diversificação, atuação em diferentes pontos da cadeia de valor e escolha de mercados para atuação.

Acredito que de todos os cursos, esse foi o que mais me apresentou conceitos que eu não conhecia. E, dos que eu já conhecia, não sabia nenhum deles formalmente, apenas através das discussões no trabalho.

A tarefa com revisão de pares é sobre uma análise a respeito dos investimentos feitos pela Disney. Achei uma ótima forma de entender como a diversificação funciona, já que esse é um exemplo bem conhecido de aquisição de empresas.

Strategic Leadership and Management Capstone

O trabalho final da especialização foi bem mais exigente do que eu imaginava. O professor apresenta o caso de uma empresa de produtos voltados para a odontologia que adquiriu várias start-ups. A cada módulo, é preciso entender como um novo gestor poderia fazer a integração entre as empresas dar certo. As atividades vão desde entender o cenário atual, até organizar um evento de planejamento estratégico para definir os próximos passos.

Apesar de ser um exercício mais difícil e com várias avaliações do tipo peer review, gostei muito do quanto o desafio apresentado se assemelha aos desafios da empresa em que trabalho atualmente.

How to create an online course

A minha maior dificuldade nesse curso foi entender o inglês. Mesmo com legendas, o inglês britânico parece uma língua totalmente diferente.

No geral, o curso é muito bom. Pelo tema, seria muito decepcionante se fosse ruim ou mal estruturado. Mas todos os tópicos são apresentados de forma bem direta e é possível concluir o curso com tranquilidade em duas semanas.

Professional Skills for the Workplace Specialization

Depois de terminar a primeira especialização, decidi iniciar uma segunda especialização voltada para o meu desenvolvimento pessoal individual. De todos os 4 cursos, estava mais interessada no “Critical Thinking Skills for the Professional” e no “Adaptability and Resiliency”. Mas acredito que todos foram úteis em algum nível.

Gostei de todas as instrutoras e notei que pareciam ser as mais confortáveis em frente às câmeras. Isso é algo que costumo reparar justamente porque é algo que tenho muita dificuldade.

Essa foi uma especialização bem mais curta, mas considero que valeu a pena. Muito boa para quem está focando em trabalhar as soft skills.

Emotional and Social Intelligence

O primeiro curso da especialização é bem direto ao ponto, com muito conteúdo sendo reforçado em formatos diferentes. A instrutora passou por cada item do modelo do Daniel Goleman de inteligência emocional e social (autoconhecimento, autogestão e gestão de relacionamentos). E se aprofundou em cada item destacando a importância desse desenvolvimento para a vida pessoal e para a vida profissional.

Gostei bastante do formato e fui muito desafiada pelas avaliações. Só não foi mais difícil porque costumo anotar os principais pontos. Então, nas avaliações mais difíceis, fiz uso dessas anotações na segunda tentativa.

Critical Thinking Skills for the Professional

Neste curso, a instrutora apresenta um framework com 7 passos para resolver problemas de forma efetiva. Apesar de bem simples, parece realmente ser útil. Eu acabei usando como exemplo para os exercícios um problema real que precisava resolver no momento e fiquei bem satisfeita com a solução final.

Um ponto de destaque, é o uso da memorização cinética. Para cada passo da resolução de problemas, a professora ensinava um gesto, para facilitar a memorização. No meu caso funcionou e agora, fazendo os gestos, consigo me lembrar de todos os passos sem muita dificuldade.

The Growth Mindset

Para quem já leu o livro “Mindset”, o curso vai apresentar muita teoria que pode parecer repetitiva. Mas a forma que a instrutora apresenta as estratégias para trabalhar o mindset de crescimento é interessante. Ela faz uso de duas personas para ilustrar como podemos aplicar cada dica e, particularmente, me identifiquei muito com uma delas. Por isso, acredito que consegui aproveitar muito mais o que foi apresentado.

Foi um curso bem rápido e acredito que essa sensação se deve ao carisma da instrutora.

Adaptability and Resiliency

De todos os cursos dessa especialização, esse foi o que mais recapitulou o conteúdo das semanas anteriores e mais teve revisão do conteúdo do vídeo em texto. Eu prefiro nesse formato, já que a repetição ajuda a absorver melhor o conteúdo.

Foi um bom curso e gostei das sugestões passadas pela instrutora para criar um plano de ação para trabalhar a minha adaptabilidade e resiliência.

The science of well-being

O último curso que fiz esse ano foi um também bem conhecido dentro do Coursera. A intenção dele é passar evidências científicas do que realmente nos faz felizes. E, na minha opinião, ele cumpre esse objetivo muito bem. A professora dá as aulas num formato bem intimista, além de ter uma ótima oratória. Ela apresenta dados de muitas pesquisas e chega ao que eu considerei a resposta para a felicidade verdadeira.

De todos os cursos, esse foi o que finalizei mais rápido. Principalmente porque o formato engaja bastante e a professora passa os dados muito bem. O exercício que escolhi para focar realmente me trouxe benefícios e pretendo seguir fazendo ele no longo prazo. Também pretendo escrever um post falando sobre os principais pontos desse curso.


Essa bolsa do Coursera me ajudou a retomar a minha rotina de aprendizado contínuo nesse ano. Como ganhei essa bolsa novamente, pretendo seguir com essa rotina no ano que vem. Mas acredito que reservando um tempo fixo menor por semana.

Espero que essa lista tenha sido útil e ajude quem está interessado a estudar no Coursera.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Meu guia de desenvolvimento pessoal particular

15 Abr 2024 • Desenvolvimento pessoal

Meu guia de desenvolvimento pessoal particular

Atualmente, tenho uma rotina muito bem definida e que me permite viver de forma tranquila, confortável e produtiva. Já compartilhei sobre ela inúmeras vezes aqui no blog e na newsletter, mas acredi...

10 minutos

Imagem de capa do post Reflexões sobre redes sociais

08 Abr 2024 • Desenvolvimento pessoal

Reflexões sobre redes sociais

Eu estou sempre compartilhando a minha batalha contra o uso exagerado de redes sociais. E no início desse ano, o meu marido tomou uma decisão que vem me influenciando bastante no modo como me relac...

11 minutos

Imagem de capa do post Porque escrevo

01 Abr 2024 • Desenvolvimento pessoal

Porque escrevo

Participei de um desafio para escrever 1000 palavras por dia, durante 6 dias. E para não ficar com um bloqueio logo no início, decidi que iria definir os temas antecipadamente. Assim, poderia aprov...

10 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo