31 Dez 2021 | 4 minutos • Livros
Checkpoint final da lista de leitura 2021
O que consegui ler esse ano

Ingrid Machado
Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Com o final do ano, chega o momento de conferir se o planejamento do ano novo passado foi cumprido. No primeiro semestre, li 19 livros contando os planejados e outros que foram surgindo no meio do caminho.
Neste post, estão os livros lidos no segundo semestre. Cada um com o que eu achei a respeito, uma nota e os links onde podem ser encontrados. A lista está dividida em livros de ficção e livros de não ficção.
Livros de ficção
A amiga genial - Elena Ferrante
No início eu demorei muito para engajar na leitura, mas terminei querendo saber o destino das duas amigas. Acredito que se tivesse começado a ler ele quando estava tentando retomar o hábito de leitura, teria abandonado no início. Confesso que me atrapalhava com muitos personagens e acabava não me forçando para seguir lendo por isso.
O urso e o rouxinol - Katherine Arden
Uma fábula russa extremamente envolvente. Quando incluí esse livro na lista, não imaginava que seria um dos meus favoritos do ano. Me vi prendendo a respiração em vários momentos e torcendo pela protagonista constantemente. Assim que possível pretendo comprar os outros livros da trilogia e espero que sejam tão bons quanto o primeiro.
A biblioteca da meia-noite - Matt Haig
O livro de julho da TAG Inéditos não é recomendado para todas as pessoas, então recomendo que você busque mais a respeito da sinopse antes de ler. Para mim, foi um livro que me fez pensar muito e terminei a leitura muito grata pela mensagem que o autor passa. Gosto de ler histórias que me dão aquele quentinho no coração e estava há um tempo sem ler algo do tipo.
Anne de Green Gables - Lucy Maud Montgomery
Livro de agosto que terminei só em novembro. Apesar disso, posso dizer que foi uma leitura muito gostosa. É um livro bom para quem procura uma história para ler com o coração leve e de forma despreocupada. Confesso que chorei um pouco em algumas partes, mas considero isso um ponto positivo. Estou bem ansiosa para ler os próximos livros da série.
Daisy Jones & The Six: Uma história de amor e música - Taylor Jenkins Reid
A autora me ganhou no “Os 7 maridos de Evelyn Hugo” e não me decepcionou com esse. Nesse livro, o formato de entrevistas faz a leitura ser muito rápida, apesar de ter estranhado um pouco no início. Mas a história é muito legal e vai muito além de uma cantora em ascensão se juntando a uma banda. Meu plano agora é ler tudo o que a Taylor Jenkins Reid já escreveu.
Gay de família - Felipe Fagundes
Último livro que li em 2021. Gostei tanto que preferi não ler mais nada depois dele, para terminar o ano com o clima divertido e leve que o Felipe conseguiu trazer. É uma história curta e muito engraçada. Acho que foi o livro que mais me proporcionou boas risadas e estava precisando disso.
Livros de não ficção
Como mudar o mundo - Gestão de Mudanças 3.0 - Jurgen Appelo
Versão em inglês do livro “Como mudar o mundo”. Li essa versão para treinar um pouco a leitura em inglês e para reforçar os conceitos que vi no workshop de Gestão de Mudanças 3.0. Além de ser um ebook com valor baixo, também está disponível no Kindle Unlimited.
Liderança de produtos digitais - Joaquim Torres
Livro de julho do clube do livro das Mulheres de Produto. O livro é um guia de liderança muito completo. Fala desde a cultura de produto até como montar e acompanhar o desenvolvimento de um time. No início, achei bem parecido com o Inspirado, mas ele tem o diferencial de trazer a experiência e exemplos da cultura de produto em empresas brasileiras. É uma ótima leitura para quem está na liderança e precisa de um panorama geral de como funcionam todos os processos envolvidos nesse papel.
Ágil do jeito certo: Transformação sem caos - Darrel Rigby, Sarah Elk e Steve Berez
O livro foi escrito por membros da consultoria Bain & Company e mostra como a agilidade pode ser aplicada no dia a dia das empresas. É um ótimo livro para quem não tem experiência prática com a agilidade e para quem quer fazer uma autoavaliação a respeito do ambiente ágil que vivencia.
Acompanhando a minha lista de leitura consegui perceber que o meu ritmo caiu muito no final do ano. Mas estou muito feliz com o que consegui melhorar e com as histórias que conheci.
O desafio para o ano que vem vai ser manter o ritmo durante o ano inteiro.
Até a próxima!
O link do post foi copiado com sucesso!Mais conteúdos de Ingrid Machado

08 Mai 2023 • Livros
Clube do livro para introvertidos
Semana passada, publiquei a edição número 51 da Trilha de Valor. Junto dela, também anunciei um novo projeto que estava planejando há um bom tempo e não tirava do papel: o clube do livro para intro...
3 minutos

24 Abr 2023 • Livros
Como leio livros de não ficção
Geralmente, demoro muito mais tempo lendo livros de não ficção. E isso acontece porque costumo ler esses livros de forma diferente dos livros de ficção. Ao ler um livro de não ficção, tento absorv...
3 minutos

16 Jan 2023 • Livros
Lista de leitura 2023
Quando o clima de fim de ano começa, uma das primeiras coisas que eu penso é em fazer a minha lista de livros para o ano seguinte. Esse já é o terceiro ano que uso uma lista para organizar as minha...
12 minutos