Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

31 Dez 2021 | 4 minutos • Livros

Checkpoint final da lista de leitura 2021

O que consegui ler esse ano

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Com o final do ano, chega o momento de conferir se o planejamento do ano novo passado foi cumprido. No primeiro semestre, li 19 livros contando os planejados e outros que foram surgindo no meio do caminho.

Neste post, estão os livros lidos no segundo semestre. Cada um com o que eu achei a respeito, uma nota e os links onde podem ser encontrados. A lista está dividida em livros de ficção e livros de não ficção.

Livros de ficção

A amiga genial - Elena Ferrante

No início eu demorei muito para engajar na leitura, mas terminei querendo saber o destino das duas amigas. Acredito que se tivesse começado a ler ele quando estava tentando retomar o hábito de leitura, teria abandonado no início. Confesso que me atrapalhava com muitos personagens e acabava não me forçando para seguir lendo por isso.

TAG | Amazon

O urso e o rouxinol - Katherine Arden

Uma fábula russa extremamente envolvente. Quando incluí esse livro na lista, não imaginava que seria um dos meus favoritos do ano. Me vi prendendo a respiração em vários momentos e torcendo pela protagonista constantemente. Assim que possível pretendo comprar os outros livros da trilogia e espero que sejam tão bons quanto o primeiro.

Amazon

A biblioteca da meia-noite - Matt Haig

O livro de julho da TAG Inéditos não é recomendado para todas as pessoas, então recomendo que você busque mais a respeito da sinopse antes de ler. Para mim, foi um livro que me fez pensar muito e terminei a leitura muito grata pela mensagem que o autor passa. Gosto de ler histórias que me dão aquele quentinho no coração e estava há um tempo sem ler algo do tipo.

TAG | Amazon

Anne de Green Gables - Lucy Maud Montgomery

Livro de agosto que terminei só em novembro. Apesar disso, posso dizer que foi uma leitura muito gostosa. É um livro bom para quem procura uma história para ler com o coração leve e de forma despreocupada. Confesso que chorei um pouco em algumas partes, mas considero isso um ponto positivo. Estou bem ansiosa para ler os próximos livros da série.

TAG | Amazon

Daisy Jones & The Six: Uma história de amor e música - Taylor Jenkins Reid

A autora me ganhou no “Os 7 maridos de Evelyn Hugo” e não me decepcionou com esse. Nesse livro, o formato de entrevistas faz a leitura ser muito rápida, apesar de ter estranhado um pouco no início. Mas a história é muito legal e vai muito além de uma cantora em ascensão se juntando a uma banda. Meu plano agora é ler tudo o que a Taylor Jenkins Reid já escreveu.

TAG | Amazon

Gay de família - Felipe Fagundes

Último livro que li em 2021. Gostei tanto que preferi não ler mais nada depois dele, para terminar o ano com o clima divertido e leve que o Felipe conseguiu trazer. É uma história curta e muito engraçada. Acho que foi o livro que mais me proporcionou boas risadas e estava precisando disso.

Amazon

Livros de não ficção

Como mudar o mundo - Gestão de Mudanças 3.0 - Jurgen Appelo

Versão em inglês do livro “Como mudar o mundo”. Li essa versão para treinar um pouco a leitura em inglês e para reforçar os conceitos que vi no workshop de Gestão de Mudanças 3.0. Além de ser um ebook com valor baixo, também está disponível no Kindle Unlimited.

Amazon

Liderança de produtos digitais - Joaquim Torres

Livro de julho do clube do livro das Mulheres de Produto. O livro é um guia de liderança muito completo. Fala desde a cultura de produto até como montar e acompanhar o desenvolvimento de um time. No início, achei bem parecido com o Inspirado, mas ele tem o diferencial de trazer a experiência e exemplos da cultura de produto em empresas brasileiras. É uma ótima leitura para quem está na liderança e precisa de um panorama geral de como funcionam todos os processos envolvidos nesse papel.

Amazon

Ágil do jeito certo: Transformação sem caos - Darrel Rigby, Sarah Elk e Steve Berez

O livro foi escrito por membros da consultoria Bain & Company e mostra como a agilidade pode ser aplicada no dia a dia das empresas. É um ótimo livro para quem não tem experiência prática com a agilidade e para quem quer fazer uma autoavaliação a respeito do ambiente ágil que vivencia.

Amazon


Acompanhando a minha lista de leitura consegui perceber que o meu ritmo caiu muito no final do ano. Mas estou muito feliz com o que consegui melhorar e com as histórias que conheci.

O desafio para o ano que vem vai ser manter o ritmo durante o ano inteiro.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post E-book: Sobre gestão

22 Mar 2024 • Livros

E-book: Sobre gestão

Já fazem aproximadamente 4 anos que estou compartilhando as minhas experiências com a gestão de pessoas. Durante esse tempo, as minhas opiniões mudaram, aprendi mais a respeito da teoria de gestão ...

4 minutos

Imagem de capa do post Próxima leitura do clube do livro: Por que o tempo voa

15 Mar 2024 • Livros

Próxima leitura do clube do livro: Por que o tempo voa

Neste mês, iniciaremos a quarta leitura do Clube do Livro para Introvertidos. O livro escolhido foi o “Porque o tempo voa”. Gosto de livros que falam sobre temas muito explorados, com uma abordage...

1 minutos

Imagem de capa do post Evolução das minhas leituras

11 Mar 2024 • Livros

Evolução das minhas leituras

Quando escrevi o post “Cultivando o hábito da leitura”, ainda estava entendendo como os livros se encaixariam na minha rotina. Hoje em dia, eu não consigo nem me lembrar o que eu fazia no meu dia q...

5 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo