Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

03 Jun 2024 | 7 minutos • Livros

Editoras presentes no BibliON

Lista com algumas editoras interessantes na plataforma

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Editoras presentes no BibliON
Foto de Erica Zhou, via Unsplash

Estou num momento de economia na compra de livros, principalmente livros físicos. E a cada dia que passa, vejo como o acervo do BibliON é muito completo e tem muitos livros que me interessam lá dentro.

Confesso que na primeira vez que fiquei sabendo a respeito do aplicativo, imaginei que seria um acervo apenas com livros clássicos ou com temas que não me interessariam. Inclusive, nada contra os clássicos. Mas descobri que existem muitas editoras com livros até bem atuais disponibilizando os seus exemplares na plataforma.

Para ajudar quem, assim como eu, pode ter um preconceito inicial com o BibliON, separei uma lista com algumas editoras e alguns livros de cada uma para exemplificar o que você pode encontrar. Alguns deles eu já li, outros estão na minha lista para o futuro.

Para cada editora, também incluí a descrição disponível no site de cada uma delas.

Um ponto importante é que alguns livros precisam de reserva e outros são de uso simultâneo. É bom prestar atenção nessa informação caso esteja procurando um livro para ler agora mesmo.

Algumas editoras disponíveis no BibliON

Antofágica

A Antofágica nasceu de uma explosão. A paixão pelos clássicos e a ideia de que eles têm muito a dizer se uniram, como num big bang que deu origem à cidade que é uma editora, mas também é uma cidade.

Com atenção rigorosa à forma, ao conteúdo e ao diálogo, nossa proposta é apresentar – ou reapresentar – obras fundamentais da literatura, que exercem grande influência em diversas produções artísticas que estão ao nosso redor.

Nosso objetivo é proporcionar uma experiência de leitura prazerosa com edições ilustradas por artistas contemporâneos, interpretações visuais que enriquecem a história, traduções diretas dos idiomas originais e textos complementares de vozes relevantes em diversas áreas que atualizam a leitura. Com o passado das obras e o presente dos posfácios, queremos publicar livros para o futuro.

Alguns livros disponíveis:

Rocco Digital

Criada em 1975 por Paulo Rocco, a Editora Rocco é uma das maiores e mais importantes do país. Em sua trajetória, lançou títulos e autores marcantes e foi uma das pioneiras no segmento de livros para o público jovem.

Aos quase 50 anos de muitas histórias, a Rocco é a casa editorial de grandes nomes da literatura como Clarice Lispector, J.K. Rowling, Thalita Rebouças, Suzanne Collins, Margaret Atwood, Alice Oseman, Fredrik Backman, Anne Rice, Nilton Bonder, Ruth Ware, Frei Betto, Neil Gaiman, Miriam Leitão e de muitos outros incríveis autores, de diferentes gerações.

Além da reconhecida qualidade literária, o catálogo da Rocco reúne cerca de 2.000 títulos sobre temas e gêneros diversos, de gastronomia a negócios, da crônica de viagem à biografia, passando por filosofia, história e ciência.

Alguns livros disponíveis:

HarperCollins Brasil

O grupo HarperCollins Brasil iniciou operações em 2015, passando a englobar, além da editora que dá nome ao grupo, duas marcas já bem estabelecidas no país: a Thomas Nelson Brasil, referência internacional em livros cristãos, atuante no mercado nacional desde 2006, e a Harlequin, precursora na linha de romances de época e contemporâneos, presente desde 2005.

O grupo é o braço nacional da HarperCollins Publishers, segunda maior editora do mundo e detentora de uma história de sucesso desde o século XIX, hoje com mais de 200 mil títulos no catálogo e presente em 17 países. No Brasil, além de uma distribuição que atinge de norte a sul do país, atua também em escolas, empresas e em parcerias com clubes de assinatura e leitura. Somos a combinação certa de anos de experiência local com a força da estratégia global da HarperCollins Publishers.

Alguns livros disponíveis:

As duas marcas citadas na descrição também estão com livros disponíveis no BibliON:

Todavia

Com a todavia queríamos construir uma editora única no cenário cultural brasileiro.

Uma editora que pudesse encontrar a mais alta ressonância entre leitores e crítica sem abdicar da crença nas obras literárias como a principal ferramenta para a tradução do mundo.

A todavia procura restaurar – em todo o ambiente do livro – a atmosfera de uma conversa gentil e letrada entre as gerações. Isso significa trazer em primeira mão a ficção e a não ficção mais relevantes de hoje; apresentar novas traduções de clássicos da literatura; buscar obras deixadas de fora do cânone; acompanhar de perto a carreira de autores brasileiros e estrangeiros.

Todos esses aspectos norteiam nosso programa editorial e ganham ainda mais relevância num país atravessado pela desigualdade e pela intolerância como o Brasil.

Alguns livros disponíveis:

Leya

A LeYa nasceu em 2008 como grupo editorial no qual se integraram algumas das mais prestigiadas editoras escolares e de edições gerais de língua portuguesa.

A força das suas chancelas editoriais, a relevância dos seus autores e o empenho e conhecimentos dos seus mais de 350 colaboradores fazem da LeYa uma empresa com uma presença incontornável na Educação, assim como no setor do Livro e da Literatura.

Desde a sua criação, a LeYa fez um caminho sustentado de integração e otimização que a tornou numa empresa preparada para responder aos desafios da transição digital, em particular na área da Educação. O percurso da LeYa passa por consolidar o seu papel de parceiro educativo, para professores e alunos, e de editora de referência, para os seus autores e leitores, enquanto prossegue a sua estratégia de desenvolvimento de livros e recursos escolares de qualidade e inovadores para a Educação, bem como de promoção da literacia e dos autores de e em língua portuguesa.

Alguns livros disponíveis:

Companhia das letras

Fundada em 1986 por Luiz Schwarcz e Lilia Moritz Schwarcz nos fundos da gráfica Cromocart, que pertencia ao avô de Luiz, a Companhia das Letras surgiu com foco original em literatura e ciências humanas. Um de seus primeiros títulos, Rumo à estação Finlândia, de Edmund Wilson, logo despontou como best-seller. Sempre atenta à qualidade do texto, das traduções, do projeto gráfico e do acabamento em todas as etapas do processo de edição, em seu primeiro ano de vida a editora já contava com 54 livros publicados.

Com o compromisso de publicar livros que contribuam para um país (e um mundo) melhor e mais justo, hoje o Grupo Companhia das Letras possui 21 selos dedicados aos mais variados segmentos. São mais de 8.500 títulos ativos em seu catálogo, e em média são lançados 400 títulos ao ano. Essa vasta gama de selos independentes permite à Companhia das Letras uma expressiva presença no mercado editorial brasileiro, além da capacidade de atender as necessidades de promoção e comunicação de cada nicho de maneira focada para manter um relacionamento próximo com seus autores e parceiros.

Alguns livros disponíveis:

Também tem livros disponíveis no BibliON através de seus selos. Dois exemplos são a Clássicos Zahar e a Paralela:


Espero não ter cometido a gafe de confundir alguma das outras editoras com selos, mas não estou tão por dentro do mercado editorial e me guiei mais por informações fornecidas nos sites de cada editora.

O objetivo era compartilhar parte do acervo da BibliON para que você possa ficar ciente do que tem disponível de interessante. E espero ter conseguido atingir esse meu objetivo.

Tem sugestões de livros dentro do aplicativo? Pode ficar à vontade para enviar nos comentários.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post 1 ano de Clube do Livro para Introvertidos

24 Mai 2024 • Livros

1 ano de Clube do Livro para Introvertidos

Nesse mês o Clube do Livro para Introvertidos completa um ano. Para marcar esse momento, vou trazer alguns dados a respeito do clube nesse post, assim como costumo fazer com o aniversário do blog. ...

2 minutos

Imagem de capa do post Minha relação atual com a leitura

29 Abr 2024 • Livros

Minha relação atual com a leitura

Falo muito sobre deixar as redes sociais e procurar atividades offline. E nessa minha busca por viver o agora, acabei encontrando na leitura uma forma de diversão, aprendizado e distração muito mai...

6 minutos

Imagem de capa do post E-book: Sobre gestão

22 Mar 2024 • Livros

E-book: Sobre gestão

Já fazem aproximadamente 4 anos que estou compartilhando as minhas experiências com a gestão de pessoas. Durante esse tempo, as minhas opiniões mudaram, aprendi mais a respeito da teoria de gestão ...

4 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo