Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

01 Jul 2024 | 11 minutos • Livros

Checkpoint da lista de leitura 2024

O que já li até aqui

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Como já virou tradição aqui no blog, chegar na metade do ano também significa publicar quais livros li até agora. Caso você tenha interesse em acompanhar o que leio a cada 15 dias, eu faço o envio dessa lista conforme ela vai se formando na minha newsletter, a Trilha de Valor.

Por ter montado uma lista de leitura com livros da TAG e da Intrínsecos, esse foi um semestre com muitas leituras interessantes. E acredito que vou seguir com essa mesma estratégia de montar uma lista com livros que já tenho no próximo ano. Além de gostar do que li, também economizo bastante.

Nesse post, os livros estão divididos nas seguintes categorias:

Cada livro está acompanhado do link para compra na Amazon, os comentários que enviei a respeito originalmente na newsletter e a nota que dei ao final da leitura.

Ficção

O passeador de livros - Carsten Henn

O livro de dezembro de 2023 é um livro sobre livros, sobre pessoas e sobre a necessidade de conexão que todos nós temos. É uma leitura bem curtinha, mas suficiente para me fazer rir, chorar e me indignar conforme avançava. Gostei bastante e espero encontrar mais histórias assim nas leituras desse ano.

Loucos por livros - Emily Henry

O livro de janeiro me conquistou muito no início. A autora usa muitos clichês de livros de romance para montar a história e acaba virando uma leitura ótima para quem quer se distrair. O único porém é que, em certo momento do livro, a leitura se torna um pouco cansativa. Algumas coisas demoram para serem resolvidas e alguns diálogos são um pouco confusos. Mas nada que impeça a chegada até o final do livro.

Passando-se - Nella Larsen

Eu estou lendo os livros do desafio de leitura BibliON 2024 e escolhi esse como a leitura de janeiro. Após ler “Não tão branca”, mantive o interesse em ler histórias sobre o colorismo e sobre como esse fator afetou a sociedade na época em que essas histórias são contadas. É um livro curto, com uma história envolvente e que nos faz sentir toda a angústia da protagonista conforme os acontecimentos vão se desenrolando. Tem uma adaptação na Netflix chamada “Identidade”.

Sertãopunk: Histórias de um Nordeste do amanhã - Alec Silva (Editor), G.G. Diniz e Alan de Sá

O livro inicia explicando o que é o movimento Sertãopunk e achei a proposta muito interessante. Enxergar o Nordeste de uma forma diferente da imaginada normalmente é um choque necessário para quem não tem noção da realidade e se apoia em preconceitos sobre a região. Depois da explicação, são incluídos dois contos. Gostei da temática, mas os contos não me conquistaram tanto quanto a proposta do movimento. Li ele no Kindle, mas não está mais disponível na Amazon.

O homem que calculava - Malba Tahan

Li esse livro pela primeira vez na minha adolescência. Me lembrava de alguns enigmas, mas percebi lendo que já tinha esquecido de praticamente tudo. A história se passa na antiga Arábia, onde um persa impressionava a todos com o seu conhecimento da matemática. Esse conhecimento é demonstrado através de cálculos para resolver os problemas de quem cruza o caminho dele e através das parábolas que ele vai contando. É um ótimo livro para quem gosta de matemática. Uma curiosidade é que Malba Tahan é o pseudônimo de um brasileiro, algo que não me atentei quando li o livro pela primeira vez.

O livro de Líbero - Alfredo Nugent Setubal

Quando li a sinopse, não imaginei que essa história me tocaria tanto. A lição de moral apresentada pelo livro é muito útil para quem não foca em viver o agora e acredito que, da forma que vivemos atualmente, esse é sempre um bom lembrete. A leitura me prendeu muito e nem senti o tempo passar quando estava com esse livro em mãos. O livro de fevereiro foi uma ótima escolha.

O misterioso jardim da Sra. Anne - Lucas de Sousa

O tema do livro de fevereiro do desafio BibliON era fantasia. Dentre as opções sugeridas, escolhi esse livro infantojuvenil. É uma leitura num ritmo diferente, principalmente porque não sou o público alvo, mas foi legal o suficiente para me deixar curiosa a respeito do mistério do jardim.

Clube do livro dos homens - Lyssa Kay Adams

O enredo do livro é bem interessante, mas eu não consegui torcer pelos protagonistas. O fato de toda cena de sexo parecer uma missa também não ajudou.

O mistério de Henry Pick - David Foenkinos

Uma história com um mistério que eu não consegui decifrar. Por isso, foi uma ótima experiência, já que li tentando descobrir o que realmente aconteceu. Leitura rápida e ótima para quando queremos uma história envolvente, cheia de personagens e que nos distrai.

Todos os dias são meus - Ana Saragoça

Li esse livro após ver ele sendo recomendado no Reddit. Só percebi que era em português de Portugal depois que já tinha iniciado, mas, por ser curto, decidi seguir com a leitura.

A história é interessante e me prendeu bastante. Acontecem algumas reviravoltas, mas acho que seria muito melhor se fosse em português do Brasil mesmo. Achei que superaria as diferenças da língua e no final senti que perdi um pouco do charme da história.

Anna O - Matthew Blake

Eu fiquei bem viciada nessa história, principalmente porque era até difícil de explicar a sinopse para alguém. É um livro que parece ser daqueles que você ama ou odeia, mas eu consegui ter os dois sentimentos com ele. Fiquei obcecada tentando descobrir o que aconteceu e, quando descobri, fiquei revoltada porque tudo se resolveu muito rápido. Mesmo assim, indico a leitura para quem gosta de suspenses com personagens que fazem muitas escolhas erradas.

A influencer - Ellery Lloyd

Gostei muito desse livro. O assunto por si só já é muito bom, ver o lado hipócrita das redes sociais é apenas reforçar o que todos já sabem. Mas a história envolve um suspense que prende e que me fez torcer para a desgraça acontecer.

Sou uma tola por te querer - Camila Sosa Villada

Vários contos desse livro me fizeram sentir um grande incômodo. Seja porque demorei para entender o que estava lendo, já que as descrições fantásticas me faziam forçar a minha imaginação, ou porque muitas histórias, infelizmente, envolviam preconceito e violência. O primeiro foi o meu preferido.

Leitura de maio do desafio de leitura BibliON.

Não ficção

Eu terei sumido na escuridão - Michelle MacNamara

Após ter lido “Mindhunter”, comecei a me interessar pelo gênero de true crime. Só de ler a sinopse desse livro percebi que já ia gostar e fiquei realmente obcecada com a história. Não vou entregar o que acontece (a sinopse já fala praticamente tudo), mas o esforço empregado para montar esse livro e entender a linha do tempo dos crimes me deixou inquieta enquanto eu não cheguei no final.

Acabei vendo o documentário baseado no livro, que está disponível na HBO Max. Eu achei que estaria apenas conhecendo as pessoas descritas no livro, mas que a história em si seria praticamente a mesma. Felizmente, eu estava muito enganada. Muita coisa aconteceu após o lançamento do livro e tudo isso é mostrado. O episódio especial (lançado um ano depois do lançamento do documentário) ainda traz mais detalhes sobre os desdobramentos do crime e a influência do livro gerada em outro caso.

O ponto da virada: Como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença - Malcolm Gladwell

A terceira leitura do Clube do Livro para Introvertidos é recheada de curiosidades sobre como epidemias se espalham na sociedade. Por mais que epidemia tenha virado sinônimo de COVID-19, o livro se refere aos mais diversos tipos de epidemias. Alguns exemplos incluem tênis, cigarros e programas de TV. Gostei da leitura e fiquei com a sensação de que o livro acabou muito rápido. Recomendo para quem gosta de ler sobre fenômenos sociais.

A arte da facilitação - Diogo Riker e Vinicius Silva

Já estava com esse livro emprestado há algum tempo no Kindle Unlimited e decidi ler porque iria facilitar um brainstorming. Gostei da leitura porque inclui muitas informações importantes sobre facilitação e até exemplos do que não fazer como pessoa facilitadora. É um daqueles livros que podemos guardar como guia de bolso para o tema.

Como encontrar seu estilo de escrever: As chaves para alcançar a expressão pessoal - Francisco Castro

Estou tentando consumir conteúdos um pouco fora do escopo técnico do trabalho e passei a ler sobre escrita. Esse livro foi um belo início, porque fala bastante sobre o que um autor precisa prestar atenção para escrever um bom livro. Apesar de ser mais voltado para quem escreve ficção, achei que valeu a pena. Senti o quanto o autor gosta do que fala e também achei interessante ler diversos trechos com comentários de outros autores sobre a escrita. Só não aproveitei mais a leitura porque não dediquei tempo para fazer os exercícios.

“E eu não sou uma mulher?”: A narrativa de Sojourner Truth - Sojourner Truth

Esse livro foi a leitura de março do desafio de leitura BibliON 2024, com o tema biografia de uma figura histórica. A escravidão é uma mancha na história da humanidade que tem as suas consequências visíveis até hoje e o que aconteceu não pode ser esquecido. O livro apresenta o ponto de vista de quem sofreu desse mal na pele e mostra como a sociedade da época tratava os escravizados. É a história de uma mulher que encontrou na fé uma forma de viver a vida que tinha.

Apesar de ser citado que os eventos mais pesados foram deixados de fora da narrativa, o que ela compartilhou foi o suficiente para que qualquer um entenda o sofrimento que essas pessoas passaram.

Tupã Tenondé: A criação do Universo, da terra e do homem segundo a tradição oral Guarani - Kaká Werá Jecupé

Chega a ser vergonhoso conhecer tantas culturas internacionais e perceber que não conhecia nem um pouco a visão indígena sobre a criação do mundo. Os capítulos apresentam a história na língua original, junto da tradução, seguida de um capítulo que explica o significado dessa história. Achei um formato bem interessante.

Leitura de abril do desafio de leitura BibliON.

O jeito Harvard de ser feliz - Shawn Achor

Sigo lendo livros sobre a busca pela felicidade e boas práticas para atingir uma vida plena. Gostei bastante dessa leitura, o autor tem um bom senso de humor e passa dicas muito práticas e factíveis. Muito conteúdo é repetido com o que vi no curso “A ciência do bem-estar”, mas é algo que eu já esperava, principalmente porque são dois materiais que fazem referências a várias pesquisas. Achei que valeu a pena e me convenci de aplicar algumas práticas no meu dia a dia.

O poder do hábito - Charles Duhigg

Confesso que demorei para engajar nessa leitura, mesmo lendo acompanhada de outra pessoa. O início do livro é um pouco massante, mas, conforme a leitura avança, cada capítulo parece se tornar mais fácil de ler. No final, gostei bastante da forma como a formação de hábitos das pessoas e das empresas foi explicada. O autor usa muito exemplos reais para embasar a teoria e passa dicas que, apesar de exigirem esforço, parecem compensar muito.

As coisas que você só vê quando desacelera - Haemin Sunim

É um livro curto, com capítulos separados conforme os temas dos conselhos. Apesar de formado por muitas citações, eu demorei para avançar, porque muitas delas me impactaram de uma forma que não estava esperando. Acredito que li num momento de muitas dúvidas e muitos problemas para resolver e acabou sendo reconfortante ler sobre um estilo de vida mais consciente e feliz.

HQ’s

Deadpool by Daniel Way: The Complete Collection Vol. 1 (Deadpool (2008-2012)) (English Edition) - Vários autores

Decidi ler essa coletânea totalmente influenciada pelo trailer do novo filme do Deadpool. Pelos acontecimentos do MCU, sinto que posso ter alguns spoilers do destino do personagem nesse filme. Mas não acho que foi nada que estrague a experiência que vou ter vendo ele no cinema. São HQs bem fáceis de ler e bem divertidas. Não conhecia o Deadpool além dos filmes e agora quero ler toda a coleção disponível no Kindle Unlimited.

Audiobooks

Como o cérebro cria: O poder da criatividade humana para transformar o mundo - Anthony Brandt e David Eagleman

Gostei desse audiobook, mas acredito que teria aproveitado um pouco mais a leitura se fosse um livro normal. Como escuto cozinhando, fiquei querendo anotar alguns termos e conceitos e não quis interromper a minha atividade por isso. Mas, mesmo assim, é um material bem interessante. Os conceitos de entortar, quebrar e mesclar são explicados com muitos exemplos curiosos, que embasam bastante a teoria. Também gostei bastante da narração, algo que percebi que influencia muito o quanto estou disposta a ouvir o audiobook inteiro.


Espero que o próximo semestre também seja repleto de leituras interessantes, assim como foi o primeiro. Manter o hábito de compartilhar frequentemente as minhas leituras também tem me ajudado a entender o que gosto de ler e a manter um ritmo mais agradável. Fica a sugestão caso você esteja com dificuldades para cultivar o hábito da leitura.

E deixo a caixa de comentários aberta, caso queiras enviar alguma sugestão de leitura.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Editoras presentes no BibliON

03 Jun 2024 • Livros

Editoras presentes no BibliON

Estou num momento de economia na compra de livros, principalmente livros físicos. E a cada dia que passa, vejo como o acervo do BibliON é muito completo e tem muitos livros que me interessam lá den...

7 minutos

Imagem de capa do post 1 ano de Clube do Livro para Introvertidos

24 Mai 2024 • Livros

1 ano de Clube do Livro para Introvertidos

Nesse mês o Clube do Livro para Introvertidos completa um ano. Para marcar esse momento, vou trazer alguns dados a respeito do clube nesse post, assim como costumo fazer com o aniversário do blog. ...

2 minutos

Imagem de capa do post Minha relação atual com a leitura

29 Abr 2024 • Livros

Minha relação atual com a leitura

Falo muito sobre deixar as redes sociais e procurar atividades offline. E nessa minha busca por viver o agora, acabei encontrando na leitura uma forma de diversão, aprendizado e distração muito mai...

6 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo