Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

27 Fev 2023 | 4 minutos • Dicas e recomendações

Vantagens do Kindle

Como o Kindle me apoiou no hábito da leitura

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Vantagens do Kindle

Demorei um bom tempo para me render ao Kindle quando conheci ele. Principalmente, porque fazia parte do grupo que valoriza a experiência do livro: tirar da embalagem, sentir o cheio de novo impregnado nas páginas e ler todas as informações das capas antes de iniciar a leitura eram essenciais. Mas, depois do primeiro contato com um Kindle, percebi que poderia estar sendo um pouco inflexível. E, só de dar uma chance, nunca mais o tirei da minha rotina.

Neste post, quero te convencer sobre as vantagens de comprar um Kindle e, quem sabe, te mostrar que ele não precisa substituir o livro de papel.

Mobilidade

De todas as vantagens, a mobilidade é a primeira que me vem à cabeça. Gosto de ler à noite, mas também costumo ler em parques, por exemplo. E, dependendo do tamanho do livro, querer manter o hábito da leitura diariamente pode se tornar um desafio.

O Kindle é muito leve e cabe em praticamente qualquer bolsa. Para ler à noite eu já estou bem mal acostumada com a praticidade de ler com ele apoiado em apenas uma mão. E, quando vou ler na rua, qualquer lugar é bom o suficiente, já que não preciso ficar me equilibrando para ler em alguma posição confortável.

Duração da bateria

Costumo carregar o Kindle uma vez por mês, no máximo. E isso só acontece quando estou num ritmo de leitura muito forte. Na verdade, eu nem costumo cuidar o nível de bateria. De repente, bate um sentimento de que fazem horas que eu não uso o carregador e aí eu me presto a verificar o nível de bateria. E, mesmo nesses casos, eu costumo encontrar o dispositivo com uns 30% de bateria sobrando.

Customização

Configurações como tamanho e tipo da fonte, espaçamento do texto e orientação da tela são apenas algumas das opções disponíveis para customização. Se for a versão com iluminação, ainda é possível regular a temperatura da cor da luz e a programação de luz noturna.

Particularmente, deixo o meu Kindle configurado com uma fonte um pouco maior do que a normalmente usada em livros impressos. Com isso, notei uma boa melhora na minha velocidade de leitura e no tempo que consigo ficar lendo sem parar.

Estatísticas de leitura

Também é possível configurar a exibição de diferentes estatísticas de leitura no canto da tela. Informações como tempo de leitura restante no capítulo ou no livro, página ou posição de leitura estão disponíveis para exibição. A porcentagem de leitura também é sempre exibida.

Como gosto de ler à noite, deixo configurada a exibição do tempo restante no capítulo. Assim, consigo ver se não vai levar muito tempo ler só mais um capítulo ou se o melhor é deixar para amanhã.

Preço baixo dos ebooks

Por mais que entenda que um livro passa por diversos processos de produção até estar disponível para venda, é inegável que o preço dos ebooks é muito mais atraente. A Amazon faz promoções frequentes e deixar os livros na whishlist exibe o quanto o livro baixou desde o momento em que foi incluído.

Ebook disponível na hora

Quando comparamos o tempo necessário para esperar um livro ser entregue com o tempo para o ebook ficar disponível no Kindle, temos mais uma comparação injusta com os livros físicos. O ebook fica disponível para download na mesma hora em que é comprado. E, como alguém que está sempre decidindo do nada que quer ler alguma coisa, me aproveito muito disso.

Economia do espaço físico

Atualmente, meu armário e as prateleiras da sala estão tapados de livros. Por isso, penso sempre muito bem antes de comprar um novo livro físico. Por mais que não tenha substituído tudo pelos ebooks, preciso me organizar e, quem sabe, até me desafazer de alguns livros que estão parados.

Mas, como você já deve imaginar, com o Kindle não existe esse problema. Assim que comprei um, tentei até organizar a biblioteca dele para encontrar os livros mais facilmente. Mas é um trabalho um pouco chato e, dependendo da quantidade de livros que você compra, nunca tem fim. Por isso, uso muito a busca na biblioteca para encontrar o que quero e desisti de ser um pouco mais organizada.

Anotações facilitadas

Costumo ler livros de não ficção fazendo diversas anotações para consultar depois de finalizar a leitura. Geralmente faço isso para reforçar o entendimento do que estou estudando. Me ajuda muito, mas, por outro lado, me faz demorar bastante para terminar a leitura de um único livro.

Com o Kindle, é possível marcar trechos (destaques) e salvá-los com comentários (notas). E esses destaques e notas ficam disponíveis em uma página em que é possível ler todos de forma bem amigável. Assim, não preciso ficar copiando todos os trechos que me interessam na mão, como costumo fazer com livros físicos (não gosto de riscar nos livros, por isso faço anotações).


Eu poderia citar mais algumas vantagens, mas acho que consegui comentar as principais. O Kindle é muito bom para quem quer cultivar o hábito da leitura e a personalização deixa o processo muito mais confortável. Já estou no meu segundo dispositivo (comprei um novo para ter a iluminação) e pretendo ficar muito tempo com o mesmo (o meu primeiro foi usado por quase 4 anos e passei ele adiante funcionando muito bem).

Caso esteja na dúvida, o meu conselho é que você dê uma chance. Ter um Kindle não precisa significar deixar os livros físicos de lado. Ele apenas abre um leque de possibilidades.

Pode estar parecendo, mas este post não é patrocinado pela Amazon. Estou apenas compartilhando algo que gosto de usar mesmo e tive muitas dúvidas antes da primeira compra. O único retorno que posso vir a ter é caso você use o meu link da Amazon para comprar um.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post FutureMe

04 Mar 2024 • Dicas e recomendações

FutureMe

Já faz algum tempo que comecei a escrever cartas no FutureMe. Falo sobre elas na newsletter, mas reparei que nunca comentei a respeito no blog. Por ser uma ferramenta muito legal e que pode ser usa...

2 minutos

Imagem de capa do post Como acessar as notas e destaques do Kindle online

30 Out 2023 • Dicas e recomendações

Como acessar as notas e destaques do Kindle online

Uma dica muito útil para quem usa Kindle é o acesso online das notas e destaques. Quando acessamos esse conteúdo dentro do próprio Kindle, ele fica com uma visualização bem simples, muito parecida ...

0 minutos

Imagem de capa do post Curso Leadership Communication da FIAP

01 Jul 2022 • Dicas e recomendações

Curso Leadership Communication da FIAP

Com tanto material gratuito na internet, fica difícil filtrar o que realmente vale a pena do que é mais do mesmo. Eu mesma sofro com isso e abandono muitas coisas pela metade. Mas hoje quero falar ...

2 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo