Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

24 Mai 2024 | 2 minutos • Livros

1 ano de Clube do Livro para Introvertidos

O meu projeto mais jovem

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post 1 ano de Clube do Livro para Introvertidos
Foto de Aung Soe Min, via Unsplash

Nesse mês o Clube do Livro para Introvertidos completa um ano. Para marcar esse momento, vou trazer alguns dados a respeito do clube nesse post, assim como costumo fazer com o aniversário do blog.

Para quem não conhece, o meu clube do livro é um clube para leitura e discussão assíncrona de livros de não ficção. Explico com mais detalhes como ele funciona aqui. Também compartilhei sobre a evolução desse projeto no post “Experimentações nos projetos”, em que tento mostrar como ele segue em evolução.

Alguns números

Já foram lidos 3 livros dentro do clube:

  1. O poder dos quietos - Susan Cain
  2. Resista: Não faça nada - Jenny Odell
  3. O ponto da virada - Malcolm Gladwell

Para cada leitura, crio um material complementar com citações, conceitos, anotações e recursos adicionais. Já foram 19 páginas com essas informações criadas para os 3 livros.

No momento que escrevo esse post, o clube tem 7 participantes.

A experiência de ler junto do clube

Eu já tenho o hábito de ler bastante, mas a experiência com o clube tem sido um pouco diferente. Como eu monto um cronograma de leitura e sigo ele junto dos participantes, essa leitura se torna bem mais organizada do que as minhas leituras individuais.

A cada parte do livro, eu leio as páginas, anoto as minhas opiniões, vou atrás de informações complementares sobre o que despertou mais a minha atenção e coleto citações e conceitos para inclusão no material complementar. É uma leitura muito mais focada do que a normal, principalmente porque tenho o compromisso de conduzir o clube. Inclusive, só criei ele porque sabia que conseguiria seguir o cronograma e não deixar quem gosta de organização na mão.

Meu marido participa junto comigo, então preciso ser ainda mais organizada. Estamos lendo o livro atual do clube juntos, então não fico enrolando para devolver o livro para ele e tenho lido cada parte em uma semana, aproximadamente. São pequenas coisas que me ajudam a não travar na leitura, mas o compromisso com o clube certamente me deixa mais focada em não perder nenhum prazo.

Para mim, esse comprometimento é importante porque costumo ler muitos livros de não ficção ao mesmo tempo. E os livros do clube são os únicos que consigo concluir no tempo planejado.

Como participar

Caso ainda esteja na dúvida sobre participar, saiba que o Clube do Livro para Introvertidos é um espaço muito tranquilo. A maioria das interações acontece através de curtidas e votações nas publicações e feedbacks que recebo diretamente no meu email. Mesmo que você não seja introvertido e queira apenas um apoio na organização das suas leituras de não ficção, eu entendo que esse espaço pode ser útil para você também. Se ficou curioso, esse post pode te convencer a entrar.

O clube tem um custo de R$ 5 por mês ou R$ 50 por ano para cada participante, além do valor para adquirir os livros. A assinatura pode ser feita aqui.


O clube do livro foi um projeto que iniciei com muitas dúvidas, sem saber se faria sentido. Mas sou muito grata pelas pessoas que gostaram do formato e seguem participando comigo.

Espero que no ano que vem eu volte aqui para listar mais livros interessantes para o segundo ano do clube.

Se você já participa, muito obrigada. Caso ainda não esteja lá, te aguardo.

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Editoras presentes no BibliON

03 Jun 2024 • Livros

Editoras presentes no BibliON

Estou num momento de economia na compra de livros, principalmente livros físicos. E a cada dia que passa, vejo como o acervo do BibliON é muito completo e tem muitos livros que me interessam lá den...

7 minutos

Imagem de capa do post Minha relação atual com a leitura

29 Abr 2024 • Livros

Minha relação atual com a leitura

Falo muito sobre deixar as redes sociais e procurar atividades offline. E nessa minha busca por viver o agora, acabei encontrando na leitura uma forma de diversão, aprendizado e distração muito mai...

6 minutos

Imagem de capa do post E-book: Sobre gestão

22 Mar 2024 • Livros

E-book: Sobre gestão

Já fazem aproximadamente 4 anos que estou compartilhando as minhas experiências com a gestão de pessoas. Durante esse tempo, as minhas opiniões mudaram, aprendi mais a respeito da teoria de gestão ...

4 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo