Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

26 Fev 2024 | 5 minutos • Livros

Porque entrar no Clube do Livro para Introvertidos

As vantagens da leitura assíncrona

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Porque entrar no Clube do Livro para Introvertidos

Quando criei o Clube do Livro para Introvertidos, não encontrei nenhum modelo parecido no Brasil, apenas no exterior. Por isso, entendo que pode ser um formato um pouco estranho para algumas pessoas e que o início de uma nova leitura poderia ser uma oportunidade de falar sobre como o clube funciona.

Nesse post, pretendo apresentar as vantagens de fazer parte de um clube do livro assíncrono e como funciona o meu clube do livro.

Vantagens de fazer parte do Clube do Livro para Introvertidos

Apoio para criar ou manter o hábito da leitura

Atividades em grupo nos ajudam a manter elas por mais tempo. Mesmo quando a gente está acostumado a seguir com o nosso planejamento, ter um apoio na organização da leitura e um acompanhamento para avançar a cada parte pode ser muito útil.

Dentro de um clube do livro, os livros costumam ser escolhidos de forma colaborativa, o que também é uma vantagem para quem é indeciso. Não sabe o que ler a seguir? Então entre num clube do livro que certamente alguém vai estar disponível para te guiar.

No Clube do Livro para Introvertidos são feitas publicações quinzenais para acompanhar a leitura, que também servem como lembrete e motivação para seguir lendo.

Formato ideal para quem gosta de fazer as coisas no seu tempo

O formato remoto funciona muito bem quando estamos envolvidos em atividades assíncronas. E apesar do clube ter “introvertidos” no nome, o formato dele pode servir para os mais variados tipos de pessoas. Seja você alguém que não gosta de fazer reunião online, que não tem horários fixos disponíveis para encontros ou que gosta de ler no seu próprio ritmo, esse formato certamente pode ser o que estava faltando para te ajudar a ler. Assim, você não sente uma pressão para sair lendo o livro correndo ou culpa porque não terminou a tempo. Por ser assíncrono, a publicação vai estar sempre lá, disponível para leitura ou para interação quando você quiser.

No Clube do Livro para Introvertidos ninguém é obrigado a interagir nos posts, porque o foco é a leitura. Mesmo assim, é possível comentar em qualquer publicação, existe interação nas votações e também temos um formulário para sugestões de livros e envio de feedbacks.

É possível acompanhar a leitura por email

O clube está dentro do Substack. Então, por padrão, as publicações são enviadas por email. Elas são quinzenais, o que não considero um volume muito alto nem uma frequência muito difícil de acompanhar. Mas, se mesmo assim você considera que a frequência de envio é muito alta, é possível acompanhar as leituras apenas pela página do projeto, bastando mudar as suas configurações de usuário no Substack.

Na minha visão, acompanhar uma leitura fora das redes sociais é uma atividade bem mais tranquila e prazerosa. Nesse mundo acelerado, ter um espaço mais calmo na internet é uma forma de usar melhor o nosso tempo.

O registro das leituras ficam sempre disponíveis

O registro da leitura fica disponível para que você possa acompanhar no seu tempo. No final da leitura, eu envio um material complementar com algumas informações sobre o livro. Ele contém citações, conceitos, anotações e recursos adicionais que vou coletando durante a leitura.

Quem assina o clube, tem acesso às publicações e ao material complementar de todas as leituras anteriores.

Para que você tenha uma noção de como é o material enviado, esses são alguns prints de trechos das leituras anteriores:

Print do material complementar, exibindo o cabeçalho com citações do livro

Cabeçalho com os destaques

Print do material complementar, exibindo uma lista de conceitos com definições

Conceitos que aparecem no livro

Print do material complementar, exibindo uma tabela com alguns conteúdos de referência para complementar a leitura

Recursos adicionais que complementam a leitura

Para complementar, um feedback muito legal que recebi sobre o formato do clube e o material enviado:

O material complementar me quebrou demais! Se eu tinha alguma sugestão de melhoria esqueci, pois que perfeição foi esse encerramento hahaha. Geralmente eu me sinto entediada lendo não-ficção, mesmo quando gosto dos temas. Mas além desse ser um tema super atrativo, ler tuas ideias e acompanhar o andamento no clube me ajudou. Só agradecimento por essa ideia ótima. Já tinha falado antes e reforço: o estilo de clube do livro que estava faltando. Abraço, Myreli.

O que é o Clube do Livro para Introvertidos

O Clube do Livro para Introvertidos é um clube do livro assíncrono para a leitura de não ficção. O livro é dividido para fazer uma leitura calma do conteúdo, com a intenção de realmente lermos e entendermos o que o livro passa. Apesar de ser assíncrono, é respeitado o intervalo de quinze dias para o envio de cada publicação com as minhas impressões e o aviso de início da leitura da próxima parte. Assim, quem precisa de um acompanhamento síncrono pode se guiar pelos emails recebidos.

As minhas impressões não têm nada muito técnico. Na verdade, elas são os comentários que eu faria sobre o que li se estivesse num encontro de clube do livro normal. Ou seja, compartilho se eu gostei daquela parte ou não, se me lembrou alguma outra referência e se entendi tudo o que foi passado. Gosto de passar as conexões que faço com outros conteúdos para tentar transformar as informações que estou lendo em conhecimento e divido isso com todos os assinantes.

O Clube do Livro para Introvertidos é um espaço seguro e até o momento só tenho feedbacks positivos sobre o conteúdo e o formato. Não mencionei anteriormente, mas caso você queria passar as suas impressões sobre o livro de forma privada, basta apenas responder o email recebido. Assim, somente eu terei acesso aos seus comentários.

Além de tudo isso, o clube é uma forma de apoiar a continuidade da minha criação de conteúdo aqui no blog e na Trilha de Valor. Ele custa apenas R$5 por mês e o valor para adquirir cada livro que será lido.

Para entrar no clube, basta clicar aqui.

A votação do próximo livro abre amanhã e a próxima leitura começa no dia 26/03.


Caso você conheça outros clubes nacionais nesse formato, pode ficar à vontade para enviar o link dos projetos nos comentários. Sei que existe uma infinidade de formatos online e a minha busca não significa que realmente outros clubes do tipo não existem.

Espero que alguma dessas vantagens te atraia e te aguardo no Clube do Livro para Introvertidos.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post E-book: Sobre gestão

22 Mar 2024 • Livros

E-book: Sobre gestão

Já fazem aproximadamente 4 anos que estou compartilhando as minhas experiências com a gestão de pessoas. Durante esse tempo, as minhas opiniões mudaram, aprendi mais a respeito da teoria de gestão ...

4 minutos

Imagem de capa do post Próxima leitura do clube do livro: Por que o tempo voa

15 Mar 2024 • Livros

Próxima leitura do clube do livro: Por que o tempo voa

Neste mês, iniciaremos a quarta leitura do Clube do Livro para Introvertidos. O livro escolhido foi o “Porque o tempo voa”. Gosto de livros que falam sobre temas muito explorados, com uma abordage...

1 minutos

Imagem de capa do post Evolução das minhas leituras

11 Mar 2024 • Livros

Evolução das minhas leituras

Quando escrevi o post “Cultivando o hábito da leitura”, ainda estava entendendo como os livros se encaixariam na minha rotina. Hoje em dia, eu não consigo nem me lembrar o que eu fazia no meu dia q...

5 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo