Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

19 Fev 2024 | 2 minutos • Newsletter

A regra dos 10 anos

Uma forma de se pensar muito útil para evitar sofrimento desnecessário

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post A regra dos 10 anos
Foto de Scott Webb, via Unsplash

Este texto foi originalmente publicado na Trilha de Valor #61: A regra dos 10 anos, que foi enviada no dia 20 de setembro de 2023. Para receber a newsletter na sua caixa de entrada, inscreva-se aqui.

Eu li um livro chamado “A velocidade da confiança” e ele tem muitos conceitos que eu pretendo compartilhar na newsletter e no blog. Para iniciar, quero falar sobre a regra dos 10 anos.

No livro, o autor fala sobre uma situação em que ele tinha que escolher entre cumprir uma promessa que fez para a sua filha ou atender a uma demanda de última hora no trabalho. Mesmo se considerando um homem que coloca a família em primeiro lugar, ele se viu em dúvida sobre o que fazer. E só conseguiu decidir a partir do momento em que ele se lembrou da regra dos 10 anos:

Daqui a 10 anos, qual atitude me deixará contente?

Com isso, ele se decidiu por explicar que não poderia comparecer à reunião de última hora e escolheu ir para o compromisso da sua filha.

Lendo esse relato, eu imediatamente me lembrei de uma situação parecida na minha própria vida. Há alguns anos atrás, eu trabalhava num ritmo frenético. Eu tinha hora para ir para o trabalho, mas não tinha horário para sair. Mesmo trabalhando até de madrugada, eu estava lá no horário normal no dia seguinte.

Deixando de lado uma possível atuação do Ministério do Trabalho na minha história, gostaria de focar nas implicações pessoais. Na época, recebi o feedback de que nunca estava em casa e não fazia nada além de trabalhar. E é impressionante que, naquele momento, eu cheguei a retrucar dizendo que não era bem assim. Mas, parando para pensar, percebi que quando saía de casa eu não tinha contato com ninguém por ser muito cedo. E quando voltava para casa, não tinha contato com ninguém por ser muito tarde.

Eu precisei fazer uma decisão, até mesmo pela minha saúde, e fui embora. Foi difícil e sofrido, fiquei com dúvidas e não conseguia ter certeza de que estava fazendo uma decisão boa para mim. Mas hoje, vejo de uma forma totalmente diferente.

Tudo bem que é muito fácil falar isso depois de saber o que aconteceu após essa decisão. Mas eu imagino que se tivesse considerado a regra dos 10 anos lá atrás, eu teria sofrido bem menos para me decidir. Porque, certamente, eu não me orgulharia de escolher o trabalho sobre a minha família. Além disso, quando vemos os problemas de uma perspectiva futura, fica mais fácil pensar a respeito. Porque atualmente, tudo é urgente, tudo precisa da minha atenção.

E sendo bem sincera, todos nós somos substituíveis. O time continuou trabalhando e o projeto continuou existindo depois que eu saí. Mas acredito que muitos têm essa tendência de achar que tudo para quando não estamos presentes. Conforme fui evoluindo na gestão de pessoas, entendi que deveria focar em fazer exatamente o contrário. O sucesso do meu trabalho é demonstrado quando eu não estou e mesmo assim as pessoas conseguem trabalhar bem, porque o processo está organizado o suficiente para isso.

Não posso voltar ao passado e confirmar que saber a regra dos 10 anos teria feito a diferença. Mas, depois de conhecê-la, escrevi a regra num post-it e colei num mural que fica na minha mesa de trabalho. A cada decisão difícil, releio e tento pensar na decisão nessa ótica mais afastada.

Espero que compartilhar aqui seja útil para você tanto quanto foi para mim.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Alinhamento versus autonomia

04 Dez 2023 • Newsletter

Alinhamento versus autonomia

Este texto foi originalmente publicado na Trilha de Valor #59: Alinhamento versus autonomia, que foi enviada no dia 23 de agosto de 2023. Para receber a newsletter na sua caixa de entrada, inscr...

3 minutos

Imagem de capa do post OKRs

06 Nov 2023 • Newsletter

OKRs

Este texto foi originalmente publicado na Trilha de Valor #54: OKRs, que foi enviada no dia 14 de junho de 2023. Para receber a newsletter na sua caixa de entrada, inscreva-se aqui. Os OKRs sã...

4 minutos

Imagem de capa do post Penhasco de vidro

14 Ago 2023 • Newsletter

Penhasco de vidro

Este texto foi originalmente publicado na Trilha de Valor #52: Penhasco de vidro, que foi enviada no dia 17 de maio de 2023. Para receber a newsletter na sua caixa de entrada, inscreva-se aqui. ...

3 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo