Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

13 Mai 2024 | 4 minutos • Newsletter

Job crafting

Como personalizar o trabalho para conseguir mais satisfação no dia a dia

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Job crafting

Este texto foi originalmente publicado na Trilha de Valor #71: Job crafting, que foi enviada no dia 07 de fevereiro de 2024. Para receber a newsletter na sua caixa de entrada, inscreva-se aqui.

A primeira vez que vi esse termo foi num curso do Coursera e achei muito interessante essa forma de mudar a perspectiva do seu próprio trabalho para conseguir ser mais feliz dentro dele.

Primeiro, vamos entender a definição:

Job crafting: é o processo de customizar o seu trabalho, mudando suas tarefas e relacionamentos sem necessariamente precisar de permissão para isso. Essas alterações são feitas para que as atividades sejam mais alinhadas com seus objetivos, expectativas, pontos fortes e habilidades.

Essa definição pode ser quebrada em três tipos:

  1. Task crafting: testar formas diferentes de fazer as suas tarefas, seja com novas abordagens, aplicando o que você sabe de melhor, se desafiando ou alterando o escopo
  2. Relationship crafting: construir conexões sociais novas e diferentes que podem te ajudar a encontrar formas de se engajar no seu trabalho. Inclui procurar mentores, colaborar com outros times e manter uma rede de contatos que pode te apoiar em diferentes áreas
  3. Cognitive crafting: avaliar o propósito do seu trabalho ou mudar a forma que você enxerga as tarefas que faz. É entender como o seu trabalho se encaixa na missão da empresa e perceber o seu valor dentro da estrutura

Todas essas definições significam que podemos mudar as nossas atividades e a forma que encaramos o nosso trabalho para termos mais satisfação na vida profissional.

Falando do ponto de vista de quem atua como gestor, só é possível fazer esse tipo de mudança no trabalho quando não existe microgerenciamento. Se o gestor fica definindo o que vai ser feito, a ordem em que deve ser feito e quando deve ser feito, fica muito difícil conseguir fazer ajustes nas tarefas do dia a dia para que elas reflitam o que cada um acredita ser a melhor forma de trabalhar.

Já passamos do tempo em que cada cargo tinha uma definição limitada e bem definida. Sendo assim, existe muito espaço para que cada pessoa entenda qual é a melhor forma de trabalhar e como encontrar significado no que faz.

Ainda pensando no meu exemplo de gestão, existem diversas tarefas que eu devo conduzir para garantir que o time está fazendo o que tem que ser feito. Mas a minha liderança não define como que eu tenho que fazer isso. Eu recebo sugestões de boas práticas para algumas tarefas, mas, em casos que conheço outras abordagens que podem trazer resultados melhores, tenho a liberdade de aplicar o que eu acredito ser melhor. E isso é um exemplo claro de job crafting. Eu consigo fazer mudanças na forma que eu trabalho, fico mais satisfeita e entrego o resultado esperado.

Eu também gosto muito da parte de gestão de pessoas, então dedico grande parte do meu dia focando nas pessoas. Fazendo 1:1’s, buscando formas de apoiar no desenvolvimento de carreira e coisas do tipo. Isso não significa que não faço outras partes mais maçantes do meu trabalho, eu apenas me sinto mais realizada com esse tipo de tarefa.

Esse exemplo também mostra onde está o limite do job crafting. Por mais que a prática foque no indivíduo, não podemos esquecer que no final do dia vamos precisar entregar resultados. E se as mudanças que estão sendo feitas nas tarefas me ajudam como profissional, mas não ajudam ao time ou impactam negativamente nas entregas, então são mudanças que eu não deveria estar aplicando.

Isso é uma regra universal, mas não custa reforçar. A partir do momento em que estou me beneficiando, mas prejudicando todos à minha volta, talvez eu deveria parar com o que estou fazendo e pedir ajuda da minha liderança para fazer um job crafiting benéfico para o time também.


Se você é um gestor de pessoas, vale a pena entender se todos do time estão satisfeitos com o que fazem e se entendem qual é o seu papel dentro do objetivo da empresa. Caso alguém não responda positivamente, deixar clara a liberdade com responsabilidade que cada um tem pode ser o primeiro passo para elevar a motivação das pessoas.

Também li um artigo que falava do job crafting considerando o trabalho remoto. Num primeiro momento, quando todos fomos trabalhar de casa, o objetivo era entender como esse novo formato iria funcionar. Hoje em dia, as pessoas já conseguem desenhar uma rotina em que o trabalho se encaixa perfeitamente na vida pessoal. Ter o horário flexível, encontrar o lugar ideal para trabalhar e manter a comunicação assíncrona são exemplos de práticas que ajudam a manter a motivação em alta e não impactam negativamente nos resultados que precisam ser entregues.

Desde quando conheci o termo “job crafting”, pensei muito no que poderia fazer para ajustar a minha visão sobre o meu papel e o meu dia a dia como alguém que trabalha mas também tem vida pessoal. E tem sido um exercício muito interessante. Espero que compartilhar ele contigo te faça pensar sobre quais mudanças você pode aplicar para ter um trabalho mais significativo e satisfatório.

Para entender melhor como o job crafting funciona, esse artigo é bem útil.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post A regra dos 10 anos

19 Fev 2024 • Newsletter

A regra dos 10 anos

Este texto foi originalmente publicado na Trilha de Valor #61: A regra dos 10 anos, que foi enviada no dia 20 de setembro de 2023. Para receber a newsletter na sua caixa de entrada, inscreva-se ...

2 minutos

Imagem de capa do post Alinhamento versus autonomia

04 Dez 2023 • Newsletter

Alinhamento versus autonomia

Este texto foi originalmente publicado na Trilha de Valor #59: Alinhamento versus autonomia, que foi enviada no dia 23 de agosto de 2023. Para receber a newsletter na sua caixa de entrada, inscr...

3 minutos

Imagem de capa do post OKRs

06 Nov 2023 • Newsletter

OKRs

Este texto foi originalmente publicado na Trilha de Valor #54: OKRs, que foi enviada no dia 14 de junho de 2023. Para receber a newsletter na sua caixa de entrada, inscreva-se aqui. Os OKRs sã...

4 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo