Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

22 Mai 2023 | 6 minutos • Liderança e gestão

Sobre gestão - Como fomentar uma cultura de feedback

Melhoria contínua para todos do time

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Sobre gestão - Como fomentar uma cultura de feedback
Foto de Xuan Nguyen, via Unsplash

Um time com uma cultura de feedback é um time que está em melhoria constante. Mas essa cultura não será criada apenas através de um gestor dando feedbacks para o time. É preciso que isso ocorra em várias direções: do líder para o liderado, do liderado para o líder e de liderado para liderado.

Com uma cultura de feedback, as pessoas se sentem seguras para sinalizar quando algo não está certo ou para elogiar o que está sendo bem-feito. Por isso, esse é um tema que envolve muito da segurança psicológica e de como podemos criar ambientes saudáveis para que o time consiga interagir.

Neste post, vou falar sobre cinco itens que eu entendo que ajudam a fomentar uma cultura de feedback de verdade e que podem ser facilmente aplicados.

Dê feedback

Apesar de não ser a única coisa necessária, é bom começar pelo exemplo. Porque de nada adianta querer que o time se sinta à vontade para dar feedback se nós como gestores não temos esse costume.

Por isso, tente dar feedbacks positivos em público, reforçando bons comportamentos para todos. E dê feedbacks individuais de melhoria no privado. Sempre reforçando o que não deve ser feito e qual é o processo que deve ser seguido ou o comportamento que deve ser trabalhado. Nos dois casos, é interessante deixar claro o impacto causado. Bem como sugestões de melhoria ou de manutenção e disseminação do bom comportamento.

Falando sobre exceções, leve em consideração o perfil de cada pessoa do time. Se alguém é mais envergonhado e não consegue lidar com elogios em público, é interessante deixar esse feedback para um 1:1. E se estamos falando de um mau comportamento que está sendo reproduzido em todo o time, o feedback de melhoria pode e deve ser passado para o grupo.

Peça feedback

Na minha experiência, é comum que as pessoas esperem feedback constante do líder. Mas a maioria não costuma considerar que o fluxo contrário também é interessante. Por isso, é importante deixar claro para o time que você também é um profissional em desenvolvimento.

Como líder, considero muito importante ter um retorno constante do time para entender se estou indo bem. O trabalho que eu faço impacta todo o time e não me parece coerente seguir trabalhando de um jeito que não ajude o time a evoluir. Então, deixe bem claro que você está aberto a feedbacks e que também necessita deles.

Receba bem os feedbacks

Não importa o tipo de feedback que você recebeu, inicialmente apenas absorva e agradeça. Eu não sou contra dar uma devolutiva no mesmo momento em que o feedback foi passado, mas acredito que essa dinâmica funciona melhor quando estou recebendo o feedback do meu líder. Se estou fomentando uma cultura de feedback em um time que ainda está amadurecendo, evito fazer qualquer tipo de comentário que rebata o que foi falado no mesmo instante. Porém, essa não é apenas uma sugestão de agradecer e nunca mais retornar ao assunto.

Depois de refletir a respeito e entender se concordo ou não, gosto de dar uma devolutiva. Seja para dizer que consigo entender bem o que foi passado e vou trabalhar para melhorar, para pedir mais insumos para entender o que foi passado ou até mesmo para dizer que não é algo que vou priorizar no momento, porque tenho outros pontos mais importantes para trabalhar antes. O foco aqui é a sinceridade.

Caso for se comprometer a trabalhar no ponto sinalizado, recomendo que passe atualizações para deixar bem claro que o feedback foi valorizado e está sendo aplicado. Dar retornos sinceros para o time e se comprometer a fazer o que promete deixa o time confortável para trazer mais feedbacks no futuro.

E caso você não concorde com algo, não vejo problema em deixar isso claro. Essa discordância pode gerar mais conversas com evidências interessantes para mudar a sua opinião ou dar a oportunidade de debater sobre o que é importante no seu contexto. E ser receptivo até nesses casos mostra que nenhum feedback precisa ser carregado de certeza, são apenas percepções.

Fomente feedback entre os pares

No time em que estou atuando, costumo receber muitos feedbacks a respeito de pares, com a intenção de que eu faça o repasse. Eu geralmente repasso o feedback, mas eu sempre informo que o ideal seria a pessoa passar a mensagem diretamente. Porque assim também se abre um espaço para novos feedbacks diretos no futuro.

Para fomentar o feedback entre os pares, também apoio na estruturação da mensagem, principalmente nos casos de melhoria. Eu costumo dizer que qualquer coisa pode ser dita dentro do time, desde que dita com respeito. E digo isso porque, muitas vezes, a mensagem não é compreendida porque não foi bem estruturada. Sendo assim, fazer um preparo e pensar bem no que se pretende falar traz mais segurança para quem está receoso de conversar com o par a respeito de melhorias.

Deixe claro que essa é uma das melhores formas de desenvolvimento profissional

Já mencionei no post que o feedback é ótimo para o nosso desenvolvimento. Mas, quem não vivencia uma cultura rica em feedback pode não ter a mesma percepção. Sendo assim, acredito que essa é uma mensagem muito importante a ser passada para o time.

Muitas vezes, focamos em ler, fazer cursos, participar de palestras ou qualquer outra atividade de aprendizado para evoluir profissionalmente. E não tem nada de errado nisso. Considero que estudar é muito importante e devemos manter essa rotina de forma constante. Mas não podemos ficar apenas nisso.

Estudar vai nos mostrar formas de atuar melhor sim, mas apenas um feedback direto vai mostrar se estamos realmente seguindo o que aprendemos. Pense no estudo como algo pensado para um grupo muito grande de pessoas. Todos vão ter a oportunidade de aprender a base de alguma teoria e aplicar no seu contexto. Mas o feedback é algo pensado especialmente para você, ou seja, estamos falando de algo que vai apoiar no seu autoconhecimento.

Para mim, é muito clara a diferença quando faço a comparação dessa forma. Porque é muito difícil que algo pensado para várias pessoas vá me fazer avançar mais do que algo construído para mim. Sendo assim, a minha recomendação é que você dê essa clareza para o time, para que todos possam aproveitar o que um feedback tem de melhor.

Precisa ficar claro para todos que o feedback é uma oportunidade de desenvolvimento sendo apresentada. Tratando ele dessa forma, é muito provável que seja mais valorizado e melhor recebido.


Para finalizar, queria incluir algumas observações sobre o tema.

Eu já falei sobre empatia assertiva na newsletter e esse é um ótimo caso em que a gente pode usar um framework para nos ajudar. Caso tenha alguém mais resistente aos feedbacks no time, deixe claro que os apontamentos são feitos pensando no quanto essa pessoa pode evoluir e fazer melhor na próxima vez.

Pode ser interessante avaliar se você tem sido claro o suficiente na hora de passar o feedback. Estruturar uma mensagem com evidências, impactos e sugestões de melhoria demonstra o quanto você realmente se importa e se dedicou para esse momento.

E fica também a observação de que para receber feedbacks, precisamos atuar no dia a dia junto das pessoas. Como comentei, não acredito que aprendemos somente estudando, isso inclui a prática. E é através da observação da prática que os feedbacks virão.

Eu gosto muito de receber e dar feedbacks. Por isso, me dedico bastante ao passar um feedback estruturado ou apenas um feedback pontual no dia a dia. Acredito que a dica final seria reforçar a ideia de sempre demonstrar os comportamentos que queremos ver o time demonstrando. Não é possível ter um time com uma cultura de feedback se a liderança não dá o exemplo.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post O gerente de primeiro nível

05 Fev 2024 • Liderança e gestão

O gerente de primeiro nível

Depois de ler o livro “Power to the middle”, fiquei pensando sobre o que foi apresentado e sobre como o meu papel se encaixa dentro da empresa atualmente. Por isso, decidi organizar os meus pensame...

7 minutos

Imagem de capa do post Sobre gestão - Estratégias para gerenciar mais de um time

21 Ago 2023 • Liderança e gestão

Sobre gestão - Estratégias para gerenciar mais de um time

Nos últimos meses, tenho trabalhado com duas Squads com contextos diferentes ao mesmo tempo. E para que o meu trabalho siga com qualidade, organizei o meu dia para comportar estes dois contextos. ...

10 minutos

Imagem de capa do post Sobre gestão - Rituais de gestão - Parte 2

24 Jul 2023 • Liderança e gestão

Sobre gestão - Rituais de gestão - Parte 2

No post passado, falei sobre o que são os rituais de gestão e dei algumas dicas e referências sobre como se organizar para eles. Neste post, vou falar sobre todos os rituais que listei anteriorment...

18 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo