Ícone do LinkedIn Ícone do RSS

10 Abr 2023 | 2 minutos • Desenvolvimento pessoal

Como ter um dia produtivo

Spoiler: não envolve se esforçar mais

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Como ter um dia produtivo
Foto de Tim Gouw, via Unsplash

Algumas vezes, costumo repetir a mesma dica em 1:1’s para o time e só então entendo que poderia ser interessante compartilhar no blog. Isso é engraçado, porque costumo ter uma certa falta de criatividade para assuntos e fico na dúvida sobre o que escrever. Quando, na verdade, o assunto está tão imerso no meu dia a dia que não me dou conta.

Passando um contexto um pouco mais geral, falei muito sobre como ter um dia mais produtivo com várias pessoas. E compartilhei o que faço para entender que eu posso encerrar o meu dia com tranquilidade, já que ser produtivo não deve significar estar ocupado o tempo inteiro. Neste post, vou compartilhar uma dica simples, mas que sei por experiência própria que funciona.

Determine um objetivo para o dia

Como o subtítulo já entrega, estabelecer um objetivo para o dia já é o suficiente para se sentir melhor quando ele acabar.

Eu costumava fazer listas de tarefas pela manhã, mas aprendi no curso “Learning how to learn” que o ideal é fazer essa tarefa à noite, logo antes de dormir. Isso ajuda o cérebro a internalizar as tarefas e não tem impacto nenhum na qualidade do sono.

Quando temos muitas coisas para fazer, estabelecer uma prioridade é essencial. Talvez um dia seja bem-sucedido ao se concluir uma tarefa grande ou igualmente bem-sucedido ao se concluir cinco tarefas menores. É uma questão de bom senso e entender que não vamos concluir nada se o dia estiver totalmente ocupado.

Então, defina suas atividades na noite anterior e estabeleça o objetivo: será que é necessário concluir todas elas para considerar o dia como produtivo? Talvez não.

Por que definir um objetivo

Porque quando estamos imersos no dia de trabalho, costumamos achar que fizemos pouca coisa. Mesmo quando passamos o dia ocupados. Definir o objetivo com antecedência e reservar um tempo para entender se ele foi concluído ao final do dia, vai permitir uma avaliação muito mais realista do que apenas confiar no que estamos pensando depois de um dia cheio.

Por isso, também é importante definir o que será feito no dia seguinte com calma, entendendo o que é mais importante e o que pode ser deixado para depois. Na correria do trabalho tudo vai parecer importante e esses momentos de clareza vão ser muito importantes para tirar uma pressão que você pode estar sentindo e que nem é externa.


Caso essa frequência não funcione para você, também é interessante pensar no objetivo para a semana. Assim, você pode avaliar a sua semana na segunda-feira e priorizar as suas atividades, definindo esse objetivo.

Ando escrevendo muito sobre dicas simples. Mas, avaliando como tenho melhorado o meu dia a dia, soluções complexas nem sempre ajudam. E o trabalho que elas geram até dificultam a minha busca por uma rotina mais simples.

Espero que essa dica te ajude.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post A ciência do bem-estar

22 Jan 2024 • Desenvolvimento pessoal

A ciência do bem-estar

O curso “A ciência do bem-estar” foi um dos que eu mais gostei de fazer no Coursera em 2023. Ele desmistifica muitos conceitos que entendemos como verdadeiros para ser feliz e apresenta estratégias...

9 minutos

Imagem de capa do post Minha lista de cursos no Coursera em 2023

18 Dez 2023 • Desenvolvimento pessoal

Minha lista de cursos no Coursera em 2023

Neste ano, participei de vários programas de capacitação dentro da empresa em que trabalho. E um desses programas concedia uma bolsa de um ano no Coursera. Como busquei muitas indicações na intern...

8 minutos

Imagem de capa do post Zona de aprendizado

27 Nov 2023 • Desenvolvimento pessoal

Zona de aprendizado

Na edição #58 da Trilha de Valor, escrevi sobre as habilidades necessárias para uma rotina de aprendizado contínuo. Nesse texto comentei sobre a aprendizagem, ou seja, a habilidade de aprender e so...

4 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo