Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

10 Abr 2023 | 2 minutos • Desenvolvimento pessoal

Como ter um dia produtivo

Spoiler: não envolve se esforçar mais

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Como ter um dia produtivo
Foto de Tim Gouw, via Unsplash

Algumas vezes, costumo repetir a mesma dica em 1:1’s para o time e só então entendo que poderia ser interessante compartilhar no blog. Isso é engraçado, porque costumo ter uma certa falta de criatividade para assuntos e fico na dúvida sobre o que escrever. Quando, na verdade, o assunto está tão imerso no meu dia a dia que não me dou conta.

Passando um contexto um pouco mais geral, falei muito sobre como ter um dia mais produtivo com várias pessoas. E compartilhei o que faço para entender que eu posso encerrar o meu dia com tranquilidade, já que ser produtivo não deve significar estar ocupado o tempo inteiro. Neste post, vou compartilhar uma dica simples, mas que sei por experiência própria que funciona.

Determine um objetivo para o dia

Como o subtítulo já entrega, estabelecer um objetivo para o dia já é o suficiente para se sentir melhor quando ele acabar.

Eu costumava fazer listas de tarefas pela manhã, mas aprendi no curso “Learning how to learn” que o ideal é fazer essa tarefa à noite, logo antes de dormir. Isso ajuda o cérebro a internalizar as tarefas e não tem impacto nenhum na qualidade do sono.

Quando temos muitas coisas para fazer, estabelecer uma prioridade é essencial. Talvez um dia seja bem-sucedido ao se concluir uma tarefa grande ou igualmente bem-sucedido ao se concluir cinco tarefas menores. É uma questão de bom senso e entender que não vamos concluir nada se o dia estiver totalmente ocupado.

Então, defina suas atividades na noite anterior e estabeleça o objetivo: será que é necessário concluir todas elas para considerar o dia como produtivo? Talvez não.

Por que definir um objetivo

Porque quando estamos imersos no dia de trabalho, costumamos achar que fizemos pouca coisa. Mesmo quando passamos o dia ocupados. Definir o objetivo com antecedência e reservar um tempo para entender se ele foi concluído ao final do dia, vai permitir uma avaliação muito mais realista do que apenas confiar no que estamos pensando depois de um dia cheio.

Por isso, também é importante definir o que será feito no dia seguinte com calma, entendendo o que é mais importante e o que pode ser deixado para depois. Na correria do trabalho tudo vai parecer importante e esses momentos de clareza vão ser muito importantes para tirar uma pressão que você pode estar sentindo e que nem é externa.


Caso essa frequência não funcione para você, também é interessante pensar no objetivo para a semana. Assim, você pode avaliar a sua semana na segunda-feira e priorizar as suas atividades, definindo esse objetivo.

Ando escrevendo muito sobre dicas simples. Mas, avaliando como tenho melhorado o meu dia a dia, soluções complexas nem sempre ajudam. E o trabalho que elas geram até dificultam a minha busca por uma rotina mais simples.

Espero que essa dica te ajude.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Meu guia de desenvolvimento pessoal particular

15 Abr 2024 • Desenvolvimento pessoal

Meu guia de desenvolvimento pessoal particular

Atualmente, tenho uma rotina muito bem definida e que me permite viver de forma tranquila, confortável e produtiva. Já compartilhei sobre ela inúmeras vezes aqui no blog e na newsletter, mas acredi...

10 minutos

Imagem de capa do post Reflexões sobre redes sociais

08 Abr 2024 • Desenvolvimento pessoal

Reflexões sobre redes sociais

Eu estou sempre compartilhando a minha batalha contra o uso exagerado de redes sociais. E no início desse ano, o meu marido tomou uma decisão que vem me influenciando bastante no modo como me relac...

11 minutos

Imagem de capa do post Porque escrevo

01 Abr 2024 • Desenvolvimento pessoal

Porque escrevo

Participei de um desafio para escrever 1000 palavras por dia, durante 6 dias. E para não ficar com um bloqueio logo no início, decidi que iria definir os temas antecipadamente. Assim, poderia aprov...

10 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo