03 Out 2022 | 5 minutos • Desenvolvimento pessoal
O que são os cronotipos
E como eles podem te ajudar a ter uma rotina mais saudável

Ingrid Machado
Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.
Em edições anteriores da Trilha de Valor, eu compartilhei sobre como seguir a rotina do meu cronotipo me faz ter um dia a dia mais tranquilo e produtivo. Porém, o conceito de cronotipo não é conhecido por muitas pessoas. E, depois de receber um feedback sobre isso, decidi escrever sobre o que é um cronotipo e como ele pode te ajudar.
A intenção do post é apenas apresentar as bases de um estudo apresentado no livro “O poder do quando” e o teste para descobrir o seu cronotipo. O livro é a melhor fonte para entender qual é a rotina recomendada para o seu cronotipo e quais são as justificativas de cada sugestão.
O que é cronotipo
Todos nós temos relógios biológicos. Eles definem quais são os melhores horários para acordar, comer e trabalhar, por exemplo. Porém, nem todos marcam a mesma hora.
Apesar de vivermos em uma cultura que tem como regra geral uma rotina em que o trabalho inicia no início da manhã e termina no final da tarde, nem todas as pessoas se encaixam nesse modelo. Cada um possui um melhor horário para produzir e muitas pessoas sofrem para se encaixar no que é estabelecido como padrão.
Pessoas diferentes se encaixam em diferentes classificações de relógios biológicos e essas classificações são os cronotipos.
Impulso de sono
Para classificar os cronotipos, é usada uma definição chamada de impulso de sono. O impulso de sono é o grau de necessidade de sono de cada pessoa.
Ele é genético e define a quantidade de sono necessária para que você se sinta descansado e também qual é a profundidade do seu sono.
Teste de cronotipo
Eu sempre indiquei esse livro enviando o link de um teste de cronotipo que eu tinha feito antes de comprar ele. Porque é bem mais fácil responder um formulário que vai calcular automaticamente o resultado.
O problema é que o link que eu usava está quebrado e não consegui achar nenhum outro questionário, muito menos em português. Por isso, criei esse formulário para que você possa fazer o teste e entender em qual cronotipo se encaixa, antes de seguir lendo sobre os tipos existentes:
Caso você não se identifique com as descrições dos cronotipos, o livro possui outras perguntas para que você possa tirar a dúvida a respeito do seu resultado.
Quais são os cronotipos existentes
Dentro da classificação, existem 4 cronotipos: golfinho, leão, urso e lobo.
Golfinho
Se o seu cronotipo caiu nessa categoria, então você tem o sono leve e perturbado. São pessoas com baixo impulso de sono, ou seja, não precisam dormir muito. Por isso, a noite parece longa demais. Despertam facilmente com perturbações de som e luz e acordam se sentindo pouco revigoradas.
Leão
Se o seu cronotipo é o leão, então você é considerado uma pessoa matinal, com um impulso de sono médio. Isso significa que você dorme de forma relativamente profunda e fica satisfeito e revigorado com 7 horas de repouso contínuo.
Urso
Os ursos são pessoas que preferem os horários baseados no sol, com alto impulso de sono. Isso significa que, além de ser o cronotipo mais adaptado à rotina que estamos culturalmente habituados, também precisa de mais horas de sono. Dessa forma a noite parece mais curta. O urso dorme um sono profundo, mas acorda se sentindo pouco revigorado, independentemente do tempo de sono.
A maioria das pessoas é classificada dentro desse cronotipo.
Lobo
Se o seu cronotipo é o lobo, então você é uma pessoa noctívaga, ou seja, você tem hábitos noturnos. O lobo possui um impulso de sono médio: dorme de maneira relativamente profunda e fica satisfeito e revigorado com 7 horas de repouso contínuo.
Como usar o cronotipo a seu favor
Como mencionei anteriormente, o livro “O poder do quando” é a melhor fonte de dicas para tirar o melhor proveito do seu cronotipo. Ele possui capítulos dedicados para cada um deles, dando exemplos de pessoas com o mesmo cronotipo, rotinas que podem ser seguidas e dicas para melhorar o seu rendimento.
Mas eu também quero compartilhar aqui os resultados que eu obtive seguindo as sugestões do livro. Eu gosto muito de ler livros desse tipo e testar para ver se as dicas realmente fazem diferença e, até o momento, esse é o que mais impacta positivamente a minha vida.
Quando fiz o teste, o meu resultado foi o urso. E foi um resultado que fez muito sentido, porque eu realmente tenho um rendimento melhor seguindo os horários da rotina sugerida pelo livro.
Quando consigo manter essa rotina por algum tempo (pelo menos 2 semanas), eu tenho resultados ótimos. Me sinto mais disposta e consigo focar nas minhas atividades. O meu dia dura e rende mais, mas sem me deixar tão cansada. Nem mesmo o trabalho me cansa. Também são dias que durmo com muita facilidade e essa é a maior vantagem, na minha opinião.
Na contramão disso, quando eu não sigo a rotina, eu sinto que estou sempre tentando encaixar coisas demais num dia muito curto. O dia passa num piscar de olhos e eu vou dormir com a sensação de não ter feito nada, mesmo num dia cheio.
Por isso, quando sinto que não estou com um dia a dia agradável, a primeira coisa que eu faço é avaliar onde que estou deixando de seguir a minha rotina de urso.
No início, é um pouco estranho tentar seguir a rotina proposta pelo livro. No meu caso, sinto muito cansaço nos primeiros dias em que tento voltar a acordar cedo, por exemplo. Mas as vantagens que sinto na minha rotina são tão boas, que o sacrifício parece muito pequeno frente ao benefício.
Caso tenha achado interessante, o próximo passo é ler o livro e entender todas as dicas passada para o seu cronotipo. Não precisa seguir tudo, mas basta apenas mudar os seus horários e entender os melhores momentos para trabalhar e dormir que eu acredito que a sua motivação vai mudar.
Espero que tenha sido útil. Até a próxima!
O link do post foi copiado com sucesso!Mais conteúdos de Ingrid Machado

25 Set 2023 • Desenvolvimento pessoal
Autoliderança - Habilidade
Depois de falar sobre definir objetivos, chegou o momento de falar sobre a habilidade de desenvolver as suas próprias habilidades. Apesar de ter ficado uma tradução meio estranha, preferi manter o ...
3 minutos

18 Set 2023 • Desenvolvimento pessoal
Autoliderança - Definir objetivos
No post anterior, expliquei o que é autoliderança e como ela pode te ajudar a manter uma vida fora do piloto automático. E no post de hoje, pretendo apresentar a primeira habilidade da autolideranç...
3 minutos

11 Set 2023 • Desenvolvimento pessoal
Autoliderança - Introdução
Nas edições #46 e #58 da Trilha de Valor, eu comentei sobre o termo autoliderança e prometi que escreveria mais a respeito conforme avançasse nos meus estudos. E agora acredito que já estudei o suf...
5 minutos