Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

29 Ago 2022 | 2 minutos • Insights

3 anos de blog

Mais um ano no ar

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post 3 anos de blog
Foto de Madison Oren, via Unsplash

O primeiro post do blog foi publicado no dia 04 de agosto de 2019. Naquela época, estava cursando a especialização em Engenharia de Software e atuando como Scrum Master.

De lá para cá, muita coisa mudou. Finalizei a especialização, atuei em outros papéis, troquei de emprego e tive muitas experiências que me amadureceram como profissional. O que não mudou é a minha vontade de seguir compartilhando tudo o que eu aprendo. Por isso, sigo motivada e o blog segue ativo.

Novo layout

Lendo esse post você já deve ter reparado que o blog está passando por uma nova mudança de layout, a terceira, para ser mais exata.

Print do primeiro layout do blog

Layout de estreia do blog

Print do segundo layout do blog

Segundo layout, que ficou no ar por dois anos

O novo layout foi pensado para melhorar a legibilidade dos artigos e ter um design exclusivo já que, até o momento, estava usando sempre templates gratuitos.

Feed RSS

O serviço de RSS do Feedburner foi descontinuado, mas a funcionalidade vai seguir disponível no blog. Estou escolhendo um serviço novo e pretendo incluir o formulário e o link RSS em um próximo deploy. Enquanto isso, é possível receber atualizações do blog através da Trilha de Valor.

Alguns números

No último aniversário, compartilhei algumas métricas para deixar registrado o que tinha feito até o momento. Para seguir tendo uma comparação, esses são os números do último ano:

Ter números que mostram o quanto o conteúdo está sendo acessado me deixa muito feliz e motivada para seguir com esse projeto! A intenção segue sendo compartilhar conhecimento e esse alcance mostra que estou conseguindo atingir o meu objetivo principal.


Escrever de forma constante tem sido uma atividade terapêutica. Assim como a leitura, ela me ajuda na manutenção da minha rotina, me motiva a estudar e me faz desacelerar nesse mundo cada vez mais caótico.

É um projeto muito querido por mim e que espero poder comemorar muitos aniversários. Obrigada para você que já me acompanha. E, para quem está chegando agora, seja muito bem-vindo.

Caso você não acompanhe a Trilha de Valor e seja visitante frequente do blog, pode estar estranhando que não estou mais postando toda sexta-feira. Tomei a decisão de manter um ritmo mais tranquilo e publicar conteúdos mais profundos. A intenção é que eu siga com o blog como um projeto que me motiva e que tenha conteúdos sempre úteis.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post O que é felicidade

22 Abr 2024 • Insights

O que é felicidade

Tenho estudado sobre o que é felicidade e as respostas que encontrei são bem satisfatórias. Mas pôr em prática o que aprendo nem sempre é fácil. Acredito que me voltei para esse tema por estar viv...

8 minutos

Imagem de capa do post Experimentações nos projetos

25 Mar 2024 • Insights

Experimentações nos projetos

No momento, eu tenho 3 projetos rodando: o blog, a newsletter e o clube do livro. E se tem algo que é comum a todos eles, é que eu não esperei encontrar o formato perfeito para o lançamento e que n...

11 minutos

Imagem de capa do post Retrospectiva 2023

25 Dez 2023 • Insights

Retrospectiva 2023

Estou fazendo a retrospectiva de posts mais lidos do blog desde 2021. Essa é uma informação que me ajuda a entender quais são os assuntos mais interessantes do meu blog e fazer uma revisão do que p...

5 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo