/ INSIGHTS

Hello World

Foto de Nikolai Chernichenko, via Unsplash

Primeiramente, quem sou eu

Meu nome é Ingrid Machado, sou Engenheira da Computação e atualmente estou cursando uma especialização em Engenharia de Software. Iniciei a minha carreira como desenvolvedora ATG, em uma fábrica de desenvolvimento de software. E, depois de alguns anos como desenvolvedora, passei a atuar como Scrum Master.

Quando iniciei como Scrum Master, acreditava não possuir nenhum tato social (algo que às vezes me confirmam que ainda não tenho) e sentia muita vergonha de falar com outras pessoas. Afinal, desenvolvedor chega no trabalho, coloca os fones de ouvido, codifica e o dia acaba. Não é preciso ficar falando com ninguém além do necessário. E se for necessário um contato maior temos Whatsapp, Skype, Slack ou qualquer outra ferramenta de comunicação que nos permite resolver algo sem ter que falar com alguém pessoalmente.

Então a primeira barreira encontrada foi a comunicação: eu teria que falar com pessoas que eu não conhecia, teria que conduzir cerimônias e não poderia deixar o silêncio dominar os ambientes. Foi aí que iniciei o meu estudo para desempenhar bem o meu papel, ou pelo menos parte do que era esperado. Li novamente o manifesto ágil, li o Scrum Guide e busquei referências dentro da empresa, para que eu pudesse traduzir na prática tudo o que as documentações me diziam e conseguir exercer o meu papel de verdade.

Por que fazer um blog?

Descobri que ser uma Scrum Master é o que me faz feliz, mas sei que ainda tenho muito o que aprender. Então estou estudando diversos assuntos que nunca imaginei que seriam necessários no meu dia a dia profissional e quero organizar todo esse conteúdo de alguma forma.

Desde sempre fui interessada em repasse de conhecimento, pois acredito que um trabalho só pode ser bem feito individualmente quando estamos inseridos em um time que faz bem o seu trabalho. E, para isso, é necessário que todos estejam alinhados com o projeto e a tecnologia.

Resumindo, a intenção é organizar tudo o que venho estudando e também deixar disponível para que outras pessoas possam aprender também.

Conteúdo e frequência

Ainda não defini um formato, mas espero escrever muitos tutoriais e insights. Não só sobre o Scrum e o papel do Scrum Master, mas também sobre desenvolvimento. Tenho alguns projetos pessoais que estão parados e vou tentar me motivar com o blog para dar continuidade.

Quero manter no mínimo uma frequência de posts semanais, mas não prometo nada. :D

Por favor, fique à vontade para comentar e enviar emails com sugestões.