Ícone do LinkedIn Ícone do RSS

24 Jun 2022 | 3 minutos • Newsletter

Ritmo sustentável

Da seção "Falando sobre agilidade"

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Ritmo sustentável

Este texto foi originalmente publicado na Trilha de Valor #12: Ritmo e ambiente sustentáveis, que foi enviada no dia 6 de outubro de 2021. Para receber a newsletter na sua caixa de entrada, inscreva-se aqui.

Voltando a falar sobre os princípios do Manifesto ágil, gostaria de comentar hoje a respeito do seguinte:

Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.

Sempre que leio esse princípio, a primeira coisa que penso é rotina. Rotina pode ser construída e aperfeiçoada junto ao time, totalmente independente do framework de trabalho escolhido, mas, como sempre, vou atrelar os exemplos ao Scrum.

Estabelecer uma rotina gera diversos benefícios como aliviar a ansiedade, diminuir o stress e aumentar o foco, por exemplo. Então, faz muito sentido organizar o trabalho do time de forma que os rituais tenham previsibilidade e as incertezas permaneçam apenas no problema a ser resolvido para colaborar na manutenção do ritmo sustentável de trabalho.

Imagine trabalhar em um time onde a Planning acontece no primeiro dia da Sprint, mas sem um horário fixo ou duração bem definida. Agora imagine trabalhar em um time onde a Planning acontece no primeiro dia da Sprint, às 09:00 e tem 3 horas de duração. Aposto que você iria preferir estar no time do segundo exemplo.

Manter horários fixos, explicitar o objetivo das cerimônias e seguir uma cadência ao longo da Sprint ajuda todo o time a se organizar. Conforme o tempo passa, todos estarão acostumados com as dinâmicas e entrarão nas agendas preparados para colaborar e gerar os artefatos necessários para seguir com o trabalho.

Para atender a esses pontos, costumo seguir a seguinte organização:

Outro apoio importante para a manutenção de uma rotina sustentável são as ferramentas de gestão. Criar um quadro para acompanhamento e fazer acordos para mantê-lo atualizado sem atrapalhar o fluxo de trabalho ajuda na coleta de métricas e aprendizado constante.

Atualmente, o time onde atuo tem configurado no Slack dois alertas para atualizar o quadro: um de manhã antes da Daily e outro pouco antes do final do dia de trabalho. Esse acordo simples com o time estabelece uma rotina de atualização do quadro tranquila, porém suficiente para gerar o valor esperado para o time.

Além dos acordos envolvendo os convites e a ferramenta de gestão, também é interessante estabelecer acordos para os itens de trabalho:

Essas duas definições estabelecem previsibilidade no trabalho que será solicitado para o time e no que deve ser concluído para que esse mesmo trabalho seja considerado pronto. O PO sabe o que precisa incluir numa User Story para que o time seja capaz de se comprometer com o item e o time sabe quanto trabalho falta para considerar o item como concluído.

Ter uma rotina não significa ignorar imprevistos, mas sim ser capaz de gerenciá-los sem sacrificar o time. Mas esse é um tópico que pode ser expandido ao falar de outro princípio.

Como Scrum Master, você é o guardião do processo de trabalho e o responsável por reforçar os acordos e as boas práticas do time. Seguindo uma organização e mantendo uma rotina onde os integrantes do time possuem espaço para trabalhar e produzir de forma saudável, é possível evoluir o time para um grupo de boa performance com ritmo sustentável.

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Atividades complementares na rotina

15 Jul 2022 • Newsletter

Atividades complementares na rotina

Este texto foi originalmente publicado na Trilha de Valor #17: Desafios, que foi enviada no dia 15 de dezembro de 2021. Para receber a newsletter na sua caixa de entrada, inscreva-se aqui. No ...

3 minutos

Imagem de capa do post Os 4 domínios da agilidade

22 Abr 2022 • Newsletter

Os 4 domínios da agilidade

Este texto foi originalmente publicado na Trilha de Valor #13: Gestão de pessoas e de processos, que foi enviada no dia 20 de outubro de 2021. Para receber a newsletter na sua caixa de entrada, ...

3 minutos

Imagem de capa do post Hack de carreira

11 Nov 2021 • Newsletter

Hack de carreira

Na seção “Hack de carreira”, falei sobre como mudei alguns comportamentos que cultivei desde o meu primeiro emprego e que até pouco tempo atrás me prejudicavam e eu não tinha consciência. No dec...

26 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS

Ingrid Machado © 2019 - 2022

• Ingrid Machado © 2019 - 2022

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo