24 Jun 2022 | 3 minutos • Newsletter
Ritmo sustentável
Da seção "Falando sobre agilidade"

Ingrid Machado
Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Este texto foi originalmente publicado na Trilha de Valor #12: Ritmo e ambiente sustentáveis, que foi enviada no dia 6 de outubro de 2021. Para receber a newsletter na sua caixa de entrada, inscreva-se aqui.
Voltando a falar sobre os princípios do Manifesto ágil, gostaria de comentar hoje a respeito do seguinte:
Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.
Sempre que leio esse princípio, a primeira coisa que penso é rotina. Rotina pode ser construída e aperfeiçoada junto ao time, totalmente independente do framework de trabalho escolhido, mas, como sempre, vou atrelar os exemplos ao Scrum.
Estabelecer uma rotina gera diversos benefícios como aliviar a ansiedade, diminuir o stress e aumentar o foco, por exemplo. Então, faz muito sentido organizar o trabalho do time de forma que os rituais tenham previsibilidade e as incertezas permaneçam apenas no problema a ser resolvido para colaborar na manutenção do ritmo sustentável de trabalho.
Imagine trabalhar em um time onde a Planning acontece no primeiro dia da Sprint, mas sem um horário fixo ou duração bem definida. Agora imagine trabalhar em um time onde a Planning acontece no primeiro dia da Sprint, às 09:00 e tem 3 horas de duração. Aposto que você iria preferir estar no time do segundo exemplo.
Manter horários fixos, explicitar o objetivo das cerimônias e seguir uma cadência ao longo da Sprint ajuda todo o time a se organizar. Conforme o tempo passa, todos estarão acostumados com as dinâmicas e entrarão nas agendas preparados para colaborar e gerar os artefatos necessários para seguir com o trabalho.
Para atender a esses pontos, costumo seguir a seguinte organização:
- Marcar as cerimônias como recorrência: no exemplo da Planning, o convite enviado para o time já seria a recorrência de uma agenda de 3 horas de duração, iniciando às 09:00 a cada duas semanas;
- Incluir informações relevantes no convite: para que todos os participantes possam se preparar para a cerimônia, incluo no texto do convite o objetivo, entradas e saídas da reunião;
- Fornecer contexto inicial: é sempre bom considerar que nem todas as pessoas leem o convite, então, ao iniciar uma cerimônia, relembro o motivo pelo qual estamos reunidos e o que queremos ter acordado ao final da reunião;
- Firmar acordos: antes das Sprints iniciarem, sempre faço acordos com o time em relação aos horários e expectativas de cada cerimônia. Assim, caso alguém não esteja familiarizado com algum aspecto do framework sendo utilizado, pode tirar as dúvidas iniciais antes de entender como o trabalho será conduzido na prática.
Outro apoio importante para a manutenção de uma rotina sustentável são as ferramentas de gestão. Criar um quadro para acompanhamento e fazer acordos para mantê-lo atualizado sem atrapalhar o fluxo de trabalho ajuda na coleta de métricas e aprendizado constante.
Atualmente, o time onde atuo tem configurado no Slack dois alertas para atualizar o quadro: um de manhã antes da Daily e outro pouco antes do final do dia de trabalho. Esse acordo simples com o time estabelece uma rotina de atualização do quadro tranquila, porém suficiente para gerar o valor esperado para o time.
Além dos acordos envolvendo os convites e a ferramenta de gestão, também é interessante estabelecer acordos para os itens de trabalho:
- Definition of Ready: descreve quais são os requisitos necessários para que a User Story seja considerada pronta para entrar na Sprint e ser desenvolvida;
- Definition of Done: descreve quais são os requisitos necessários para considerar a User Story como concluída.
Essas duas definições estabelecem previsibilidade no trabalho que será solicitado para o time e no que deve ser concluído para que esse mesmo trabalho seja considerado pronto. O PO sabe o que precisa incluir numa User Story para que o time seja capaz de se comprometer com o item e o time sabe quanto trabalho falta para considerar o item como concluído.
Ter uma rotina não significa ignorar imprevistos, mas sim ser capaz de gerenciá-los sem sacrificar o time. Mas esse é um tópico que pode ser expandido ao falar de outro princípio.
Como Scrum Master, você é o guardião do processo de trabalho e o responsável por reforçar os acordos e as boas práticas do time. Seguindo uma organização e mantendo uma rotina onde os integrantes do time possuem espaço para trabalhar e produzir de forma saudável, é possível evoluir o time para um grupo de boa performance com ritmo sustentável.
O link do post foi copiado com sucesso!Mais conteúdos de Ingrid Machado

04 Dez 2023 • Newsletter
Alinhamento versus autonomia
Este texto foi originalmente publicado na Trilha de Valor #59: Alinhamento versus autonomia, que foi enviada no dia 23 de agosto de 2023. Para receber a newsletter na sua caixa de entrada, inscr...
3 minutos

06 Nov 2023 • Newsletter
OKRs
Este texto foi originalmente publicado na Trilha de Valor #54: OKRs, que foi enviada no dia 14 de junho de 2023. Para receber a newsletter na sua caixa de entrada, inscreva-se aqui. Os OKRs sã...
4 minutos

14 Ago 2023 • Newsletter
Penhasco de vidro
Este texto foi originalmente publicado na Trilha de Valor #52: Penhasco de vidro, que foi enviada no dia 17 de maio de 2023. Para receber a newsletter na sua caixa de entrada, inscreva-se aqui. ...
3 minutos