/ FERRAMENTAS

Typora

Foto de Luca Onniboni, via Unsplash

Conforme vou avançando com o blog, meu processo para a produção dos posts vai sendo refinado. Afinal, não posso falar de melhoria contínua sem aplicá-la nos meus próprios processos, não é mesmo? Sendo assim, criei um processo que vem me atendendo muito bem para a produção dos posts e uma das ferramentas que utilizo é o Typora.

O Typora é um editor de textos com Markdown focado no conteúdo. Ao escrever textos na ferramenta, a pré-visualização do texto formatado é priorizada e a intenção é ter uma interface limpa e sem distrações.

No momento, escrevo os posts no Word porque uso muito a funcionalidade de revisão de texto, mas, depois de ter o texto revisado, chega o momento de prepará-lo para a publicação. Já comentei no blog que uso Markdown para fazer os posts com o Jekyll e, para os primeiros posts, eu sempre copiava e colava o texto no VS Code e adicionava todo o Markdown na mão antes de commitar. O problema é que quando o texto tem muita marcação, eu perco muito tempo com isso. Então, procurei por alguma solução para me apoiar nessa tarefa e foi assim que eu encontrei o Typora.

Interface

A interface é bem limpa e possui dois blocos principais: à esquerda fica a visualização dos arquivos e índices do texto e à direita o texto em si.

Interface do Typora com o tema escuro

Particularmente, sempre mantenho o painel da esquerda oculto e uso somente a área para a edição de texto.

O tema que eu uso se chama “Night” e é possível escolher o seu preferido na galeria de temas ou até mesmo fazer as suas próprias alterações via CSS.

Exportação de arquivos

O Typora permite exportar os arquivos formatados nos seguintes formatos:

  • PDF
  • HTML
  • HTML sem formatação
  • Word (.docx)
  • OpenOffice
  • RTF
  • Epub
  • Latex
  • Media Wiki
  • reStructuredText
  • Textile
  • OPML
  • Imagem

Funcionalidades

Contador de palavras

No canto inferior direito, é possível visualizar o contador de palavras. Ao selecionar uma das opções, você pode escolher qual informação deseja que seja exibida sempre no editor.

Imagem do contador de palavras, com o número de minutos, linhas, palavras e caracteres

Focus Mode

Neste modo, o Typora destaca o parágrafo selecionado:

Typora no Focus Mode

TypeWriter Mode

O parágrafo selecionado sempre é exibido no centro da tela:

Gif do Typora no TypeWriter Mode

Modo Código Fonte

O texto é exibido com todas as marcações do Markdown:

Typora no modo de código fonte

Formatação de texto

Todas as marcações encontradas na especificação do Markdown podem ser utilizadas no Typora: headers, listas, tabelas, citações, links, formatação de texto, etc. Além disso, o Typora também possui extensões para incluir fórmulas matemáticas e diagramas, através de extensões.

Auto Pair

Assim como um editor de código, o Typora também fecha automaticamente todos os caracteres utilizados para fazer a marcação com o Markdown, como parênteses, colchetes, chaves e asteriscos.

Uso com o Word

Como mencionei no início do texto, eu uso o Word na primeira etapa de produção dos posts por gostar da revisão e por saber todos os atalhos do teclado. O Typora está no processo porque quando eu copio e colo um texto formatado no Word para o Typora, o texto é convertido automaticamente para o Markdown. Ou seja, todo texto marcado como “Título 2” na aba de estilos do Word vai ser copiado para o Typora com ## no início, todo texto em negrito no Word vai ser marcado com ** no Typora e assim por diante. Nem toda formatação de estilo funciona, mas o fato de a grande maioria funcionar já me ajuda a diminuir o tempo ajustando as marcações.

Usando como exemplo o post Organizando a semana com um planner, seguem prints com o exemplo da conversão automática do texto no Word para o final com Markdown:

Texto do post formatado e revisado no Microsoft Word

Texto criado e revisado no Word

Texto do post copiado do Microsoft Word para o Typora

Texto copiado para o Typora

Texto do post copiado do Microsoft Word para o Typora sendo exibido no modo de visualização de código fonte

Texto copiado para o Typora com as marcações do Markdown (modo de exibição do código fonte)

Texto do post copiado do Typora para o VS Code

Texto copiado do Typora para o VS Code, com links revisados e pronto para commitar

O post começou como uma indicação de ferramenta e terminou com o meu processo de produção de posts, mas acho interessante mostrar qual demanda a ferramenta que estou recomendando atende. Quando quero foco para escrever algo, costumo usar o Typora, usando com o Focus Mode e o TypeWriter Mode ativados. Se você busca um editor de texto minimalista, vale a pena experimentar.

Até a próxima!

ingridmachado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software.
Autora deste querido blog.

Mais posts