Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

26 Fev 2021 | 4 minutos • Ferramentas

Typora

Editor de textos Markdown

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Typora
Foto de Luca Onniboni, via Unsplash

Conforme vou avançando com o blog, meu processo para a produção dos posts vai sendo refinado. Afinal, não posso falar de melhoria contínua sem aplicá-la nos meus próprios processos, não é mesmo? Sendo assim, criei um processo que vem me atendendo muito bem para a produção dos posts e uma das ferramentas que utilizo é o Typora.

O Typora é um editor de textos com Markdown focado no conteúdo. Ao escrever textos na ferramenta, a pré-visualização do texto formatado é priorizada e a intenção é ter uma interface limpa e sem distrações.

No momento, escrevo os posts no Word porque uso muito a funcionalidade de revisão de texto, mas, depois de ter o texto revisado, chega o momento de prepará-lo para a publicação. Já comentei no blog que uso Markdown para fazer os posts com o Jekyll e, para os primeiros posts, eu sempre copiava e colava o texto no VS Code e adicionava todo o Markdown na mão antes de commitar. O problema é que quando o texto tem muita marcação, eu perco muito tempo com isso. Então, procurei por alguma solução para me apoiar nessa tarefa e foi assim que eu encontrei o Typora.

Interface

A interface é bem limpa e possui dois blocos principais: à esquerda fica a visualização dos arquivos e índices do texto e à direita o texto em si.

Interface do Typora com o tema escuro

Particularmente, sempre mantenho o painel da esquerda oculto e uso somente a área para a edição de texto.

O tema que eu uso se chama “Night” e é possível escolher o seu preferido na galeria de temas ou até mesmo fazer as suas próprias alterações via CSS.

Exportação de arquivos

O Typora permite exportar os arquivos formatados nos seguintes formatos:

Funcionalidades

Contador de palavras

No canto inferior direito, é possível visualizar o contador de palavras. Ao selecionar uma das opções, você pode escolher qual informação deseja que seja exibida sempre no editor.

Imagem do contador de palavras, com o número de minutos, linhas, palavras e caracteres

Focus Mode

Neste modo, o Typora destaca o parágrafo selecionado:

Typora no Focus Mode

TypeWriter Mode

O parágrafo selecionado sempre é exibido no centro da tela:

Gif do Typora no TypeWriter Mode

Modo Código Fonte

O texto é exibido com todas as marcações do Markdown:

Typora no modo de código fonte

Formatação de texto

Todas as marcações encontradas na especificação do Markdown podem ser utilizadas no Typora: headers, listas, tabelas, citações, links, formatação de texto, etc. Além disso, o Typora também possui extensões para incluir fórmulas matemáticas e diagramas, através de extensões.

Auto Pair

Assim como um editor de código, o Typora também fecha automaticamente todos os caracteres utilizados para fazer a marcação com o Markdown, como parênteses, colchetes, chaves e asteriscos.

Uso com o Word

Como mencionei no início do texto, eu uso o Word na primeira etapa de produção dos posts por gostar da revisão e por saber todos os atalhos do teclado. O Typora está no processo porque quando eu copio e colo um texto formatado no Word para o Typora, o texto é convertido automaticamente para o Markdown. Ou seja, todo texto marcado como “Título 2” na aba de estilos do Word vai ser copiado para o Typora com ## no início, todo texto em negrito no Word vai ser marcado com ** no Typora e assim por diante. Nem toda formatação de estilo funciona, mas o fato de a grande maioria funcionar já me ajuda a diminuir o tempo ajustando as marcações.

Usando como exemplo o post Organizando a semana com um planner, seguem prints com o exemplo da conversão automática do texto no Word para o final com Markdown:

Texto do post formatado e revisado no Microsoft Word

Texto criado e revisado no Word

Texto do post copiado do Microsoft Word para o Typora

Texto copiado para o Typora

Texto do post copiado do Microsoft Word para o Typora sendo exibido no modo de visualização de código fonte

Texto copiado para o Typora com as marcações do Markdown (modo de exibição do código fonte)

Texto do post copiado do Typora para o VS Code

Texto copiado do Typora para o VS Code, com links revisados e pronto para commitar

O post começou como uma indicação de ferramenta e terminou com o meu processo de produção de posts, mas acho interessante mostrar qual demanda a ferramenta que estou recomendando atende. Quando quero foco para escrever algo, costumo usar o Typora, usando com o Focus Mode e o TypeWriter Mode ativados. Se você busca um editor de texto minimalista, vale a pena experimentar.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 2

28 Nov 2022 • Ferramentas

Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 2

Este post é a terceira parte da explicação sobre como criei o meu projeto para o Coda Doctorate. Para entender o processo por completo, recomendo que inicie a leitura pelo post com a primeira pa...

5 minutos

Imagem de capa do post Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 1

14 Nov 2022 • Ferramentas

Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 1

Este post é a segunda parte da explicação sobre como criei o meu projeto para o Coda Doctorate. Para entender o processo por completo, recomendo que leia primeiro o post com a ideação. Recapit...

4 minutos

Imagem de capa do post Sistema de gestão de conteúdo - Ideação

31 Out 2022 • Ferramentas

Sistema de gestão de conteúdo - Ideação

Depois do Coda Bootcamp, fiz a minha inscrição para o Coda Doctorate, que é a fase com conteúdo mais avançado sobre o Coda. Mas, a melhor parte, é que ele é muito focado em resolução de problemas. ...

6 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo