Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

26 Dez 2022 | 8 minutos • Livros

Checkpoint final da lista de leitura 2022

Parte dois dos livros lidos esse ano

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Checkpoint final da lista de leitura 2022
Foto de Olga Tutunaru, via Unsplash

Já faz algum tempo que crio uma lista de leitura no início do ano com pelo menos um livro por mês e compartilho o meu progresso semestralmente no blog. Esse tem sido um hábito que foi bem natural de cultivar e que me ajuda muito a manter o ritmo de leitura. Por isso, esse ano não poderia ser diferente.

Apesar de criar uma lista somente para os livros de ficção, sempre leio muitos livros de não ficção. E este post reúne livros dos dois tipos.

Essa é a minha lista de leituras do segundo semestre de 2022. Ela está dividida entre livros de ficção e de não ficção.

Livros de ficção

Os cem anos de Lenni e Margot - Marianne Cronin

Mais um livro da TAG que leio e termino aos prantos. Eu gosto de dois tipos de livros de ficção: os que me fazem rir e os que me fazem chorar. E Lenni e Margot me entregaram as duas coisas. O encontro entre gerações diferentes, as histórias de vida que possuem tantos acontecimentos imperfeitos e o ponto de vista usado para contar a história me fizeram ter uma experiência muito agradável com essa leitura.

A segunda vida de Missy - Beth Morrey

A editoria de livros com idosos que me fazem chorar copiosamente está firme e forte. Eu não sei se foi coincidência ou se viver no Brasil pandêmico está me deixando mais sensível do que eu geralmente sou. O livro de julho é muito interessante, com uma sinopse que não entrega nem metade do que acontece. Ele é anunciado como “uma celebração de como os dias comuns podem ser extraordinários quando estamos cercados de pessoas queridas” e isso foi ilustrado de uma forma muito bonita.

O pequeno caderno das coisas não ditas - Clare Pooley

Um livro bem gostoso de ler. A história é contada de vários pontos de vista e acho que o formato ficaria legal se adaptado para uma série. Gosto de consumir muitas histórias de ficção que me façam terminar sentindo que conheci uma boa história e foi com essa sensação que eu fiquei ao final da leitura.

Garota exemplar - Gillian Flynn

No início do livro de agosto, eu não estava muito interessada. Mas aí a história toma um rumo que é impossível não querer ler todos os dias. Eu não leio muitos livros policiais ou com suspense, mas esse realmente me prendeu e eu fiquei com vontade de ler mais sobre a história quando acabou. Não dá para falar muito mais sobre o livro, porque estraga a experiência, então fica somente a recomendação de ler e tirar as próprias conclusões.

Amor(es) Verdadeiro(s) - Taylor Jenkins Reid

O livro de setembro é bem legal para quem curte romance. Tem uma história muito diferente, com um apelo emocional bem forte (essa frase bonita foi só para dizer que antes da metade do livro eu estava me matando de chorar). Só não dei porque achei que algumas coisas ficaram muito óbvias bem antes do final.

Apenas um olhar - Harlan Coben

São livros como esse que me fazem pensar se eu não deveria investir mais em livros policiais. A história já começa acelerada e simplesmente não perde o ritmo até a última página. Em alguns dias, perdi o horário de dormir porque simplesmente não conseguia parar de ler (depois tô colocando a culpa na Covid).

Verônica e os pinguins - Hazel Prior

Depois de desistir do livro de outubro, decidi escolher entre um dos livros que me aguardam na estante para ler. No fim foi uma bela escolha. Esse livro tem uma protagonista idosa (assim como os meus preferidos de ultimamente) que não tem uma personalidade muito agradável. E talvez tenha sido justamente essa quebra na expectativa que me fez gostar tanto. Por mais que tenha alguns momentos tristes, é um livro leve e que não dá vontade de parar de ler.

O Desaparecimento De Stephanie Mailer - Joël Dicker

O livro físico tem quase 600 páginas. Mas eu fiquei tão envolvida lendo no Kindle que nem percebi que era tanta coisa. Por mais que alguns pontos da investigação pareçam estranhos e que tenha muitos personagens (dependendo da quantidade eu me perco) eu adorei. É daqueles que quando eu não estava lendo eu ficava pensando nele.

A Última Festa - Lucy Foley

Mais um livro de suspense na sequência. Ele começa meio confuso, cheio de personagens, e vai se desenrolando sem revelar muito do que aconteceu. Gostei muito da leitura, mas achei o final meio corrido. Mesmo assim, recomendo para quem gosta de uma história que faz a gente acelerar a leitura para descobrir logo o que foi que aconteceu.

Livros de não ficção

Mindset - Carol S. Dweck

Um livro que me mostrou o quanto eu mesma não enxergava o meu modo de pensar. Acho que ele já é bem conhecido, eu mesma já tinha comprado há algum tempo e só li quando me foi diretamente recomendado. Eu já tinha visto alguns posts sobre ele e até a palestra da autora e realmente mudei a minha noção do quanto me dedico quando tenho dificuldades.

Ver as diferenças entre o mindset de crescimento e o mindset fixo e apenas se tornar consciente dos dois estados já é o suficiente para que você possa fazer mudanças na sua rotina e na forma de ver as situações que você enfrenta. Por isso, esse é um belo material para usar como ponto de partida para uma mudança no seu modo de ver a sua evolução.

Pipeline de liderança - Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel

Além de ter sido recomendação de livro do mês na newsletter, também escrevi um post sobre a primeira transição do pipeline de liderança. Caso você tenha interesse ou já está atuando com a gestão, é um ótimo material para entender a diferença desde gerente de outros até o papel de CEO.

Dependendo da empresa em que você trabalha, o pipeline pode ser a referência utilizada para o avanço nessa carreira. Por isso, é bem interessante saber o que é esperado em cada nível e como você pode se preparar para os níveis seguintes.

Queria ter lido esse livro antes da minha primeira atuação como gestora. O pipeline de liderança torna mais palpável a diferença de atuação entre um contribuidor individual e um gestor. E traça um plano para que seja possível evoluir dentro do papel de gestão. Depois da leitura o meu objetivo é ler novamente o capítulo que aborda o meu nível atual e entender o quanto estou aderente com a definição. E, a partir dessa conclusão, traçar um plano para trabalhar os meus pontos de melhoria.

Os bastidores de um líder - Julie Zhuo

Esse é um livro sobre uma pessoa que iniciou em um papel, se destacou nele e por isso foi considerada para uma atuação com gestão de pessoas. Essa história é muito comum, mas cada pessoa encontra cenários e desafios diferentes para encarar.

A Julie Zhuo compartilha quais foram os desafios e aprendizados durante a carreira dela em design dentro do Facebook. E mostra que ninguém está preparado para assumir a gestão, mas todos podem ser ensinados a fazer isso.

O livro tem muito exemplos e uma linguagem bem leve e acessível. Recomendo muito para quem está iniciando na gestão ou quer conhecer melhor como a gestão de pessoas funciona dentro de uma grande empresa.

Este livro não vai te deixar rico - Startup da Real

Apesar de ser um livro direcionado para empreendedores, acredito que seja uma boa leitura para qualquer pessoa. Os questionamentos sobre desigualdade são muito pertinentes e nem sempre nos lembramos disso no dia a dia. Levar outras realidades em consideração é algo muito novo para várias pessoas e é um ótimo exercício.

A sorte segue a coragem - Mario Sergio Cortella

Ótimo livro para ler e debater com alguém. A cada capítulo, fiquei me questionando sobre os pensamentos expostos, entrando bem na onda filosófica. O livro tem ótimos conselhos e consegui fazer vários paralelos com as minhas vidas pessoal e profissional.

Mindshift - Barbara Oakley

Já conhecia a autora por conta do curso “Learning how to learn”. E, apesar de não ter concluído o curso na época, usei muitas das sugestões passadas para estudar para as provas da faculdade.

Neste livro, são compartilhadas histórias de pessoas que passaram pelo “Mindshift”. Que é a transformação profunda através do aprendizado que fez com que se sentissem melhor em um mundo que nem sempre é acolhedor para quem pensa diferente. Além de falar sobre técnicas de aprendizado, o livro fala de pesquisas que comprovam que as práticas são eficazes.

A cada capítulo, é sugerido criar um diário sobre como aprendemos, atingimos nossos objetivos ou planejamos a nossa carreira. Fiz todos e posso dizer que fiquei com um registro bem interessante sobre como devo guiar os meus estudos em direção ao meu próximo objetivo profissional.

Indico esse livro para quem pretende iniciar ou manter uma rotina de aprendizado contínuo. E precisa de motivação ou direcionamento para conseguir manter essa prática.


Costumo enviar a minha opinião sobre cada livro na Trilha de Valor, compilando todas elas nesses posts semestrais. Então, caso queira receber atualizações a cada 15 dias, te convido a se inscrever na newsletter.

Caso queira saber qual foi a lista de livros lidos no primeiro semestre, basta ler este post. E, acessando a categoria “Livros” do blog, você tem acesso às listas e checkpoints de leitura anteriores.

Em janeiro vou publicar a lista de leitura de 2023 aqui no blog.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post E-book: Sobre gestão

22 Mar 2024 • Livros

E-book: Sobre gestão

Já fazem aproximadamente 4 anos que estou compartilhando as minhas experiências com a gestão de pessoas. Durante esse tempo, as minhas opiniões mudaram, aprendi mais a respeito da teoria de gestão ...

4 minutos

Imagem de capa do post Próxima leitura do clube do livro: Por que o tempo voa

15 Mar 2024 • Livros

Próxima leitura do clube do livro: Por que o tempo voa

Neste mês, iniciaremos a quarta leitura do Clube do Livro para Introvertidos. O livro escolhido foi o “Porque o tempo voa”. Gosto de livros que falam sobre temas muito explorados, com uma abordage...

1 minutos

Imagem de capa do post Evolução das minhas leituras

11 Mar 2024 • Livros

Evolução das minhas leituras

Quando escrevi o post “Cultivando o hábito da leitura”, ainda estava entendendo como os livros se encaixariam na minha rotina. Hoje em dia, eu não consigo nem me lembrar o que eu fazia no meu dia q...

5 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo