Ícone do LinkedIn Ícone do RSS

08 Jul 2022 | 9 minutos • Livros

Checkpoint da lista de leitura 2022

O que li até o meio do ano

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Checkpoint da lista de leitura 2022
Foto de Ella Jardim, via Unsplash

Já virou tradição postar no blog a lista de livros que li durante o ano. E como sigo num ritmo de leitura bom, ainda faz sentido fazer um post para cada semestre.

Caso você não tenha visto a minha lista de livros de ficção para este ano, ela está neste link. E se você tem interesse em acompanhar a leitura durante o ano, os inscritos na Trilha de Valor recebem a lista de livros lidos com comentários a cada 15 dias. Para receber também, basta se inscrever aqui.

Neste post, os livros estão divididos em ficção e não ficção. Todos estão com a minha avaliação em texto, uma nota e o link para compra na Amazon.

Livros de ficção

Nós - David Nicholls

Incluí esse livro na lista do ano passado porque “Um dia”, do mesmo autor, é um dos meus livros favoritos. Mas esse aqui tem uma estrutura e história totalmente diferente, o que é bom, porque não deixou o livro previsível. Comecei achando um pouco fora das minhas preferências e terminei pensando sobre como as coisas acontecem e impactam a nossa vida constantemente depois. Gostei de ser surpreendida e do quanto esse livro me deixou pensativa.

Amazon

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo - Benjamin Alire Sáenz

Mais um livro para a lista de livros que me fizeram dar uma pausa para chorar. Foi um daqueles que comecei a ler e larguei tudo o que estava fazendo para concluir. Por isso, consegui ler ele em 3 dias. As dinâmicas das famílias das protagonistas mexeram muito comigo e só não considerei um 5 estrelas porque o final ficou um pouco corrido.

Amazon

Teto para dois - Beth O’Leary

Depois de ter me apaixonado pelo “A troca”, “Teto para dois” garantiu que eu vou comprar qualquer coisa que a Beth O’Leary publicar. É uma história que toca em assuntos sérios, mas a leveza dos protagonistas e a dinâmica tão diferente em que eles vivem faz o romance ser muito mais feliz do que triste. Um dos meus preferidos do ano.

Amazon

Amor em Manhattan - Sarah Morgan

Escolhi um belo chick-lit para iniciar o ano. Ele reúne muitas coisas que me agradam: treta no trabalho, pessoas querendo coisas que não podem ter e fofoca. O livro inicia uma série, que pretendo continuar lendo enquanto o clima que me atraiu no primeiro se mantiver.

Amazon

Evidências de uma traição - Taylor Jenkins Reid

Uma história curta, contada através de cartas trocadas entre duas pessoas que não se conhecem. Foi uma leitura bem interessante e que me mostrou que eu vou gostar de qualquer coisa que a Taylor escrever. Li ele em uma tarde e só não achei melhor porque gostaria que fosse um pouco maior, para saber mais detalhes.

Amazon

Ainda sou eu - Jojo Moyes

Livro que fecha a trilogia “Como eu era antes de você”. Gostei do final da história, mas quase desisti de chegar nele porque o segundo livro não me agradou. Mas acho que isso é normal quando o primeiro livro da série é muito bom e eleva as expectativas.

Amazon

Circe - Madeline Miller

Não sabia muito bem o que esperar desse livro e acredito que isso enriqueceu a minha experiência. Fui surpreendida pela história em vários momentos e, mesmo achando que não estava gostando tanto assim, me via querendo saber o final da história a cada momento do dia. A protagonista me cativou e consegui me conectar com ela de uma forma que há muito não me conectava com nenhuma personagem.

Amazon

Água fresca para as flores - Valérie Perrin

Depois de ler o Circe, decidi iniciar o livro de janeiro do Intrínsecos. A sinopse nos dá apenas pistas do que vamos ler e não cabe a mim falar muito mais do que isso. Terminei o livro obcecada com a história e pensando em como tantas personagens entrelaçadas não se perderam no meio do caminho. Simplesmente viciante.

Amazon

O projeto Fênix: Um Romance Sobre TI, DevOps e Sobre Ajudar o Seu Negócio a Vencer - Gene Kim, Kevin Behr e George Spafford

Li esse livro junto de um clube do livro do trabalho. Já tinha ouvido falar e me surpreendi com o quanto as situações descritas na história se parecem com a realidade. Por um lado, é legal ler algo tão factível e que me fez relacionar as personagens com várias pessoas que passaram pela minha vida profissional. Por outro, chega a ser incômodo ver que alguns problemas que enfrentei também parecem acontecer em vários ambientes diferentes, sendo que não precisa ser assim.

Amazon

As desventuras de Arthur Less - Andrew Sean Greer

Uma história com ritmo acelerado, mas gostosa de ler. Incluí ele na lista para ler romances diferentes dos que estou acostumada e não me arrependi. Só considerei ele acelerado pelo fluxo da narração do livro, que viaja na linha do tempo de uma forma que fez eu me perder de vez em quando. Mas nada que tenha atrapalhado a experiência.

Amazon

Não tão branca - Jessie R. Fauset

A edição que li desse livro nasceu em um Catarse, da editora Escureceu. Só a sinopse já me deixou desconfortável e, por esse motivo, estava muito ansiosa para ler. Ele fala de passabilidade de um ponto de vista que eu nunca havia pensado e mostra os sonhos e as dores do amadurecimento. Uma boa leitura do início ao fim.

Amazon

Nove desconhecidos - Liane Moriarty

Apesar de ser um livro relativamente grande, li ele em pouco mais de uma semana. A história é bem envolvente e não consegui ler mais nada antes de terminar esse livro. Comecei a ver a série da Amazon Prime e no primeiro episódio já vi que é uma adaptação que vai valer a pena. Foram feitas várias mudanças na história e acho que não vai ser cansativo ver a série depois de ter lido o livro.

Amazon

Na estrada com o ex - Beth O’Leary

Mais um livro da Beth O’Leary que eu não consigo descansar enquanto não termino de ler. Como os outros livros dela, a sinopse não entrega nem metade do que vamos encontrar. Por mais que seja descrito como de romance e humor, muitos assuntos sérios são tratados no livro. É interessante ler com certa cautela por causa de várias situações pesadas que acontecem.

Amazon

Beleza negra - Anna Sewell

Mais um livro que apoiei através do Catarse no ano passado. Essa é uma daquelas histórias boas de ler, com um ritmo tranquilo, mesmo nos momentos mais tristes. Fiquei muito feliz de conhecer esse clássico e agora estou com vontade de ler mais livros nesse mesmo clima.

Amazon

Livros de não ficção

Hacking Growth - Sean Ellis e Morgan Brown

O livro explica todas as etapas do growth hacking. Por um lado, achei a leitura um pouco cansativa, mas acredito que tive essa sensação por ser um pouco denso. Por outro lado, sinto que realmente li a referência no assunto. Os autores incluem muitos exemplos de hacks de empresas de sucesso e de empresas que perderam grandes oportunidades por não aproveitarem bem o que os dados apontavam. Se você tem interesse no assunto, esse livro é uma ótima fonte.

Amazon

Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade - Austin Kleon

Livro bem curto com dicas bem legais para quem, assim como eu, é de exatas e quer se aventurar na criatividade. O maior proveito que tirei dele foi pegar diversas referências para poder ler em um segundo momento.

Amazon

Seja egoísta com sua carreira: Descubra como colocar você em primeiro lugar em sua jornada profissional e alcance seus objetivos pessoais - Luciano Santos

Livro de março do clube do livro das Mulheres de Produto. Gostei por ser um livro bem sucinto e que vai direto ao ponto. Acredito que muitas coisas que tolerei por achar que iria melhorar ou que eu devia alguma coisa para a empresa em que trabalhava não teriam acontecido se tivesse lido ele antes. Por mais que alguns conselhos tenham doído, acho que são todos muito úteis e devem ser relembrados frequentemente.

Amazon

Inteligência emocional 2.0: Você sabe usar a sua? - Travis Bradberry e Jean Greaves

Quando recebi o primeiro feedback de que deveria trabalhar a minha inteligência emocional, não sabia muito bem o que isso significava. Lendo o livro, consegui entender as situações em que agi com pouca inteligência emocional e as estratégias que deveria ter adotado para evitar desgastar os meus relacionamentos no trabalho. Mais um livro que vou manter como material para consulta constante.

Amazon

Colheita selvagem - Carl Hoffman

Para me curar do vício no Twitter, decidi focar a minha atenção no Reddit e lendo o r/todayilearned descobri a história do desaparecimento do Michael Rockefeller. Depois de ficar obcecada lendo tudo sobre esse mistério, encontrei esse livro. Ele já inicia com descrições de violência bem gráficas e fala sobre uma cultura muito distante da nossa. Por isso, acredito que não é recomendável para qualquer pessoa. Mas quem se interessa por história vai encontrar um livro hipnotizante, com tantas referências que é impossível ler sem pesquisar algum evento no Google a cada capítulo.

Amazon

Comunicação não-violenta - Marshall B. Rosenberg

Uma leitura densa e cheia de exemplos que me fizeram duvidar do porquê não usamos a CNV como a forma de comunicação comum. Recomendo que você o leia para ter relacionamentos melhores, seja no trabalho ou na sua vida pessoal. Por mais que não pretenda seguir a fórmula ensinada, os exemplos vão te deixar pensando em como conviver melhor com as pessoas.

Amazon

O Produto Ágil: Product Discovery: Um guia sucinto para criar um produto em um ambiente de agilidade - Andressa Chiarra

Livro de maio do clube do livro das Mulheres de Produto. Infelizmente não consegui participar do encontro, mas só a leitura já serviu para me ajudar no momento que estou vivendo com o time. É um livro curto, direto ao ponto e com boas dicas para fazer um bom Discovery.

Amazon

O Produto Ágil: Testando Hipóteses: Um guia sucinto para (in)validar produtos em um ambiente de agilidade - Andressa Chiarra

Excepcionalmente, o clube do livro das Mulheres de Produto leu dois livros no mesmo mês. Esse é a continuação do “Product Discovery” e é igualmente curto e direto ao ponto.

Amazon

Empatia assertiva: Como ser um líder incisivo sem perder a humanidade - Kim Scott

O livro do mês foi lido junto com o clube do livro do meu trabalho. Acabei demorando um pouco mais para terminar porque essa nova versão tem um posfácio bem completo sobre dúvidas que foram enviadas depois da publicação da primeira edição. Para quem já trabalha como gestor, é um bom material para entender como você se posiciona junto ao time e como evoluir essa atuação.

Amazon

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Lista de leitura 2022

07 Jan 2022 • Livros

Lista de leitura 2022

Ter feito uma lista de livros de ficção que gostaria de ler mensalmente funcionou muito para mim em 2021. Por mais que eu não tenha conseguido seguir à risca o meu planejamento, saber o que eu leri...

8 minutos

Imagem de capa do post Checkpoint final da lista de leitura 2021

31 Dez 2021 • Livros

Checkpoint final da lista de leitura 2021

Com o final do ano, chega o momento de conferir se o planejamento do ano novo passado foi cumprido. No primeiro semestre, li 19 livros contando os planejados e outros que foram surgindo no meio do ...

4 minutos

Imagem de capa do post Checkpoint da lista de leitura 2021

03 Jul 2021 • Livros

Checkpoint da lista de leitura 2021

No final de 2020 fiz uma lista de leitura, para tentar ler pelo menos 12 livros esse ano. Como eu já consegui passar dessa marca e sigo lendo no mesmo ritmo, decidi fazer esse post com a lista de t...

8 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS

Ingrid Machado © 2019 - 2022

• Ingrid Machado © 2019 - 2022

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo