Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

22 Jul 2022 | 2 minutos • Ferramentas

Ferramentas que uso para produzir a newsletter

Configuração até o momento

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Ferramentas que uso para produzir a newsletter
Foto de Andrew Neel, via Unsplash

Esses dias, precisei listar as ferramentas que uso para produzir a Trilha de Valor e notei que nunca havia pensado sobre. Até por isso, acredito que devo estar usando mais do que o necessário. Neste post, vou listar todas as ferramentas que uso e a finalidade de cada uma delas. Talvez mude a configuração depois dessa análise, mas aqui é o que uso até o momento.

Coda

Para escrever as edições eu tenho um documento no Coda. Ele é dividido em 3 páginas:

  1. Anotações
  2. Seções
  3. Edições

Dentro delas, existem subpáginas com as informações que uso para pesquisar os assuntos e escrever as primeiras versões.

Para facilitar, tenho um modelo que uso para montar a próxima edição. Primeiro, escrevo o texto das seções em páginas dedicadas. Depois, reúno todas na página com o modelo da edição.

Além de organizar o que será publicado, também uso essa organização para as edições anteriores.

Substack

Plataforma para a publicação da newsletter. É uma ferramenta gratuita, focada no texto e bem simples de usar. Antes dela, usava o Mailchimp, mas acabei mudando pelo foco em marketing.

Costumo usar apenas quando a edição está já revisada. Gosto de fazer toda a edição no Coda e deixar o Substack apenas para a publicação e gerenciamento das métricas e contatos.

Unsplash

Todas as edições possuem uma foto de capa. Apesar de ter algumas fotos em posts no blog que eu mesma fiz, sei que não é o meu forte e estou deixando essa parte para os profissionais.

Dentro do Unsplash, existem muitas imagens gratuitas e de alta qualidade. Durante a busca, é possível filtrar as imagens por orientação (retrato ou paisagem) e por cor predominante. O site me atende muito bem e a única coisa que pede em troca é dar os créditos para os donos das imagens.

Também existem imagens pagas, mas nunca fiz nenhuma compra.

Cabeceira

Como muitas das minhas leituras acabam virando conteúdo para a newsletter, eu organizo os livros lidos usando o Cabeceira. É nele que consulto os livros que já li para a seção “Lista de leitura” e que valem ser selecionados para a seção “Livro do mês”.

GoodNotes

Costumo usar o GoodNotes em dois momentos: quando o material da edição vem de algum livro ou quando quero planejar alguma seção ou conteúdo de longo prazo.

Gosto de fazer anotações das leituras ou registrar ideias que podem servir para a Trilha de Valor. Por isso, costumo escrever consultando o aplicativo para recuperar as minhas anotações.

Whatsapp

Qualquer ideia que tenho de forma aleatória ou assunto que penso em abordar, eu mando no grupo que tenho comigo mesma. É muito comum eu estar deitada lendo de noite e pensar do nada em algo que seria muito legal pesquisar e perder a ideia depois. Por isso, deixo um grupo fixado no celular para essas anotações e vou reagindo nas mensagens conforme as ideias forem sendo usadas ou descartadas.


Usar seis ferramentas me parece um número alto. Mas, como uso cada uma delas em momentos diferentes da produção da edição, não sinto ser tanta coisa no dia a dia. Achei um exercício bem útil listar tudo o que uso para pensar em como posso otimizar a minha produção de conteúdo. Inclusive, já tenho algumas ideias do que posso melhorar.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, os comentários estão sempre abertos.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 2

28 Nov 2022 • Ferramentas

Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 2

Este post é a terceira parte da explicação sobre como criei o meu projeto para o Coda Doctorate. Para entender o processo por completo, recomendo que inicie a leitura pelo post com a primeira pa...

5 minutos

Imagem de capa do post Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 1

14 Nov 2022 • Ferramentas

Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 1

Este post é a segunda parte da explicação sobre como criei o meu projeto para o Coda Doctorate. Para entender o processo por completo, recomendo que leia primeiro o post com a ideação. Recapit...

4 minutos

Imagem de capa do post Sistema de gestão de conteúdo - Ideação

31 Out 2022 • Ferramentas

Sistema de gestão de conteúdo - Ideação

Depois do Coda Bootcamp, fiz a minha inscrição para o Coda Doctorate, que é a fase com conteúdo mais avançado sobre o Coda. Mas, a melhor parte, é que ele é muito focado em resolução de problemas. ...

6 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo