/ FACILITAÇÃO

ICE score

Foto de Osman Rana, via Unsplash

Existem muitos métodos de priorização e, dentre os métodos existentes, temos o ICE score. ICE é uma sigla para “Impact, Confidence and Easy”, que em tradução livre significa “Impacto, Confiança e Facilidade”.

Aproveitando que facilitei uma dinâmica nessa semana usando esse método, quero compartilhar aqui o que é e como utilizá-lo.

O que é o ICE score

O ICE score é um método de priorização criado por Sean Ellis, muito conhecido pelo seu trabalho com o Growth Hacking. O método leva em consideração três quesitos (impacto, confiança e facilidade) para cada item a ser priorizado, sendo que o resultado da pontuação define a prioridade.

Impacto

O impacto é a expectativa do resultado positivo que o item causará ao objetivo da priorização. Se estamos priorizando itens para um planejamento estratégico, itens com maior pontuação de impacto são considerados os que mais vão nos ajudar a atingir os objetivos estratégicos se concluídos, por exemplo.

Confiança

A confiança representa o quanto se acredita que o impacto esperado será atingido. Quanto mais se sabe a respeito do item, maior a confiança de que a conclusão irá gerar os resultados esperados.

Facilidade

Na facilidade, consideramos se o time possui o conhecimento necessário para concluir o item e se o item exige muito tempo para conclusão. Além disso, também podemos considerar a complexidade para a conclusão do item.

Calculando a prioridade

Para a priorização, é feita uma tabela onde os itens são listados e em cada linha são incluídas as pontuações de impacto, confiança e facilidade. Cada um dos quesitos pode ser pontuado de 1 a 10.

Item Impacto Confiança Facilidade Resultado
Item 1 8 9 5  
Item 2 6 8 9  
Item 3 7 9 8  

A definição original calcula o resultado fazendo uma média entre as notas dos três quesitos. Porém, é comum encontrar definições que usam a multiplicação entre esses números.

Item Impacto Confiança Facilidade Média
Item 1 8 9 5 7,33
Item 2 6 8 9 7,66
Item 3 7 9 8 8
Item Impacto Confiança Facilidade Multiplicação
Item 1 8 9 5 360
Item 2 6 8 9 432
Item 3 7 9 8 504

Nesses dois exemplos, a ordem de priorização ficou igual para todos os itens, mas é possível que ocorram pequenas diferenças na ordem, dependendo do cálculo utilizado. Depois de calculado o resultado, os itens considerados prioritários são os com a pontuação mais alta.


Dentro do escopo em que foi criado, o ICE era utilizado para priorizar ideias que seriam debatidas. Mas ele pode ser utilizado para priorizar itens de um Backlog, tarefas, iniciativas de OKRs, projetos ou qualquer outro item que se beneficie de uma avaliação de impacto, confiança e facilidade. Até a próxima!



ingridmachado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software.
Autora deste querido blog.

Mais posts