/ FACILITAÇÃO

PDCA

Foto de Jess Bailey, via Unsplash

Na edição 8 da Trilha de Valor eu falei sobre Gestão de Mudanças 3.0 na seção “Falando sobre agilidade”. Este post é a respeito do modelo PDCA, que faz parte desse processo.

O que é PDCA

PDCA é uma sigla para “Plan, Do, Check, Act” (Planejar, Executar, Verificar e Atuar). É um modelo de gestão iterativo, que é aplicado sucessivas vezes para a melhoria contínua. Cada letra da sigla indica uma etapa diferente do modelo:

Plan (Planejar)

A primeira etapa trata dos objetivos e dos passos que serão tomados para atingir esses objetivos. Como o nome indica, é a etapa onde o planejamento deve ser desenvolvido.

Do (Executar)

Etapa onde os passos definidos no planejamento são executados. Além da execução em si, essa etapa também considera a coleta de métricas durante a execução.

Check (Verificar)

Com as métricas em mãos, chega o momento de comparar os resultados obtidos na fase de execução com os resultados esperados na fase de planejamento. Planos de ação podem e devem surgir para atuar sobre os desvios e impedimentos.

Act (Atuar)

Com os resultados das análises da etapa anterior, é possível aplicar ações corretivas no processo. A melhoria contínua toma forma quando o feedback coletado e o plano de ação gerados são usados para correções na prática. Além disso, ações que deram certo são mantidas e repetidas durante os próximos ciclos.


Um bom exemplo onde o PDCA é aplicado é o Scrum. Podemos fazer a seguinte relação:

  • Plan: Planning
  • Do: Desenvolvimento, acompanhado pelas dailies, materializado pelo incremento de produto
  • Check: Review
  • Act: Retrospectiva

Assim como o ciclo PDCA, a Sprint é executada diversas vezes, de forma iterativa, buscando a melhoria contínua.

O Scrum é somente um exemplo, mas o PDCA pode ser aplicado em diversos processos que pretendemos implementar e melhorar continuamente.

Até a próxima!



ingridmachado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software.
Autora deste querido blog.

Mais posts