Ícone do LinkedIn Ícone do RSS

16 Ago 2021 | 1 minutos • Liderança e gestão

PDCA

Dance com o sistema

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post PDCA
Foto de Jess Bailey, via Unsplash

Na edição 8 da Trilha de Valor eu falei sobre Gestão de Mudanças 3.0 na seção “Falando sobre agilidade”. Este post é a respeito do modelo PDCA, que faz parte desse processo.

O que é PDCA

PDCA é uma sigla para “Plan, Do, Check, Act” (Planejar, Executar, Verificar e Atuar). É um modelo de gestão iterativo, que é aplicado sucessivas vezes para a melhoria contínua. Cada letra da sigla indica uma etapa diferente do modelo:

Plan (Planejar)

A primeira etapa trata dos objetivos e dos passos que serão tomados para atingir esses objetivos. Como o nome indica, é a etapa onde o planejamento deve ser desenvolvido.

Do (Executar)

Etapa onde os passos definidos no planejamento são executados. Além da execução em si, essa etapa também considera a coleta de métricas durante a execução.

Check (Verificar)

Com as métricas em mãos, chega o momento de comparar os resultados obtidos na fase de execução com os resultados esperados na fase de planejamento. Planos de ação podem e devem surgir para atuar sobre os desvios e impedimentos.

Act (Atuar)

Com os resultados das análises da etapa anterior, é possível aplicar ações corretivas no processo. A melhoria contínua toma forma quando o feedback coletado e o plano de ação gerados são usados para correções na prática. Além disso, ações que deram certo são mantidas e repetidas durante os próximos ciclos.


Um bom exemplo onde o PDCA é aplicado é o Scrum. Podemos fazer a seguinte relação:

Assim como o ciclo PDCA, a Sprint é executada diversas vezes, de forma iterativa, buscando a melhoria contínua.

O Scrum é somente um exemplo, mas o PDCA pode ser aplicado em diversos processos que pretendemos implementar e melhorar continuamente.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Quando pensei em desistir da gestão

26 Set 2022 • Liderança e gestão

Quando pensei em desistir da gestão

Dia desses estava conversando com uma amiga, também Gerente de Engenharia, que me perguntou se alguma vez já repensei a minha escolha de trabalhar com gestão de pessoas. Pedi para ela alguns dias p...

5 minutos

Imagem de capa do post 5 I's

16 Set 2021 • Liderança e gestão

5 I's

Na edição 8 da Trilha de Valor eu falei sobre Gestão de Mudanças 3.0 na seção “Falando sobre agilidade”. Este post é a respeito do modelo 5 I’s, que faz parte desse processo. O que são os 5 Is...

0 minutos

Imagem de capa do post Curva de adoção da inovação

21 Ago 2021 • Liderança e gestão

Curva de adoção da inovação

Na edição 8 da Trilha de Valor eu falei sobre Gestão de Mudanças 3.0 na seção “Falando sobre agilidade”. Este post é a respeito do modelo Curva de adoção da inovação, que faz parte desse process...

2 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS

Ingrid Machado © 2019 - 2022

• Ingrid Machado © 2019 - 2022

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo