Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

18 Ago 2021 | 2 minutos • Liderança e gestão

ADKAR

Considere as pessoas

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post ADKAR
Foto de Jess Bailey, via Unsplash

Na edição 8 da Trilha de Valor eu falei sobre Gestão de Mudanças 3.0 na seção “Falando sobre agilidade”. Este post é a respeito do modelo ADKAR, que faz parte desse processo.

O que é ADKAR

ADKAR é uma sigla para “Awareness, Desire, Knowledge, Ability and Reinforcement” (Consciência, Desejo, Conhecimento, Habilidade e Incentivo). Ele é um modelo que faz parte da Metodologia Prosci e reúne os 5 resultados necessários que um indivíduo precisa ter para considerar uma mudança um sucesso. Ou seja, para fazer um processo de gestão de mudança, precisamos considerar essas 5 dimensões:

Awareness (Consciência)

As pessoas precisam estar cientes da necessidade da mudança. E isso não significa apenas informar o que está mudando. A motivação e os objetivos pretendidos devem ser esclarecidos e possíveis dúvidas respondidas.

Desire (Desejo)

Depois da consciência a respeito da mudança, é necessário fazer a transição para o desejo. Apenas aumentar a consciência não é o suficiente, os líderes devem apoiar a mudança e os gestores devem apoiar as pessoas durante o processo de mudança.

Nesta etapa, estamos falando de algo muito pessoal. O indivíduo decide se vai apoiar a mudança ou não, então o agente da mudança deve planejar ações para tornar a mudança atrativa.

Knowledge (Conhecimento)

Com as pessoas engajadas, passa a ser necessário ensinar e treinar a respeito dos novos processos que passam a existir com a mudança. Considere nesse momento que é necessário ensinar a respeito de como a mudança será feita e ensinar as competências necessárias para suportar essa mudança.

Ability (Habilidade)

Neste estágio, a mudança acontece de verdade. Depois que as pessoas estão devidamente capacitadas para suportar as mudanças, é preciso transformar esse conhecimento em performance. Ou seja, além do conhecimento, também é preciso garantir que as pessoas saberão trabalhar com as mudanças na prática.

Reinforcement (Incentivo)

No último estágio, queremos manter a mudança implementada até aqui. Fazer uma mudança é difícil, mas é mais difícil ainda manter essa mudança. Então, ao invés de implementar mudança atrás de mudança, separe um tempo para incentivar a manutenção do que já foi alterado.

O resultado da mudança só pode ser visto se pararmos para analisar o trabalho e observarmos que as coisas realmente estão sendo feitas de forma diferente.


Para uma mudança ser implementada, considere que as etapas precisam ser percorridas exatamente nessa ordem: as pessoas precisam estar cientes da necessidade, desejando as mudanças, com conhecimento suficiente e com experiência prática para implementação. Além disso, é necessário manter o incentivo para que a mudança seja sustentável a longo prazo.

Cada um dos resultados esperados pelo ADKAR pode ser obtido de diversas formas. O modelo fornece várias ferramentas para que a mudança seja um sucesso.

Para ilustrar, segue um exemplo de ação para atingir cada resultado:

Como riscos potenciais e desafios em cada etapa, temos os seguintes exemplos:

Para um bom plano de mudanças, considere as 5 etapas do ADKAR, pensando em ações para implementar cada uma delas, mitigando riscos e resistências.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post O gerente de primeiro nível

05 Fev 2024 • Liderança e gestão

O gerente de primeiro nível

Depois de ler o livro “Power to the middle”, fiquei pensando sobre o que foi apresentado e sobre como o meu papel se encaixa dentro da empresa atualmente. Por isso, decidi organizar os meus pensame...

7 minutos

Imagem de capa do post Sobre gestão - Estratégias para gerenciar mais de um time

21 Ago 2023 • Liderança e gestão

Sobre gestão - Estratégias para gerenciar mais de um time

Nos últimos meses, tenho trabalhado com duas Squads com contextos diferentes ao mesmo tempo. E para que o meu trabalho siga com qualidade, organizei o meu dia para comportar estes dois contextos. ...

10 minutos

Imagem de capa do post Sobre gestão - Rituais de gestão - Parte 2

24 Jul 2023 • Liderança e gestão

Sobre gestão - Rituais de gestão - Parte 2

No post passado, falei sobre o que são os rituais de gestão e dei algumas dicas e referências sobre como se organizar para eles. Neste post, vou falar sobre todos os rituais que listei anteriorment...

18 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo