Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

31 Mai 2021 | 4 minutos • Ferramentas

Azure Boards - Dashboards

Acompanhando métricas

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Azure Boards - Dashboards
Foto de Md Mahdi, via Unsplash

Depois de 3 posts falando sobre queries, finalmente vamos ver algo diferente no Azure. Na verdade, não é tão diferente assim porque, como vou mostrar, as queries nos apoiam no momento de construir dashboards dentro do projeto.

O que são os dashboards

Os dashboards são painéis onde podemos organizar informações referentes aos work items do projeto. É muito mais fácil acompanhar o andamento através de gráficos e informações consolidadas, do que ficar fazendo queries para contar work items em determinados status ou ficar acompanhando somente o board.

Ao criar um projeto, o Azure já cria um dashboard por padrão, que podemos editar incluindo widgets. Basta acessar “Overview – Dashboards”:

Tela inicial do dashboard vazio

Visão inicial do dashboard vazio

Modo de edição do dashboard

Visão de edição do dashboard ao clicar em “Add a widget”

O que são widgets

Widgets são blocos que podemos adicionar dentro dos dashboards e que exibem os dados de diversas formas. Eles podem ser gráficos comuns, gráficos com métricas ágeis, blocos com números ou até mesmo blocos com work items. Os widgets que você adicionará no seu dashboard depende do tipo de informação que deseja acompanhar e aqui vou mostrar os que costumo usar.

Assigned to Me

Este widget exibe todos os work items que estão no nome do usuário logado. Como no projeto de exemplo eu não tenho nenhum work item no meu nome, ele possui a seguinte exibição:

Widget sem nenhum work item

Se eu coloco uma User Story no meu nome, o widget passa a mostrar essa User Story, enquanto ela estiver aberta:

Widget com um work item

Cycle Time

Gráfico que exibe o tempo necessário para fechar os work items no projeto, após o início do trabalho. Ou seja, a partir do momento em que o work item foi passado para o status “Active”, quanto tempo passou até ele ser colocado no status “Closed”.

Lead Time

Muito parecido com o Cycle Time, porém avalia um período diferente do ciclo de vida do work item. Esse gráfico exibe o tempo necessário para fechar os work items no projeto, mas desde o momento em que ele foi criado.

Widget com um exemplo de gráfico de Lead Time

Imagem da documentação

Query Results

Este widget exibe os resultados de uma query. Como exemplo, vou criar uma query que exibe somente as Features do projeto:

Work Item Type = Feature

Se o seu projeto ainda está igual ao meu, ao testar clicando em “Run query” devem aparecer somente duas Features. Vamos salvar a query na pasta “Shared Queries” com o nome “Features do projeto”.

Tela pra salvar a query

Dentro do widget, nas configurações, basta selecionar a query e escolher quais colunas deseja visualizar.

Configuração do widget

Query Tile

Widget com a configuração muito parecida com o Query Results, a diferença é que ele mostra somente quantos work items foram retornados pela query:

Configuração do widget com a opção de cor condicional

Note que além de selecionar uma cor de exibição padrão, eu também adicionei uma cor de exibição condicional: quando o número de work items for maior que 10, o bloco será exibido em verde. Essa funcionalidade é muito útil para monitorar números que demandam atuação a partir de um certo valor, já que assim é possível destacar o bloco no dashboard, chamando a atenção de quem o acompanha.

Chart for Work Items

Com este widget, podemos gerar diversos tipos de gráficos para exibir o resultado das queries. É possível selecionar o tipo de gráfico, por qual campo os resultados serão agrupados, por qual campo os resultados serão agregados e a ordenação.

Configuração do widget

Visão geral das configurações

Opções de gráficos na configuração do widget

Tipos de gráficos disponíveis

Uma dica sobre esse widget: os valores exibidos no “Group By” são as colunas selecionadas na query quando ela foi salva. Sendo assim, se você deseja agrupar os valores no gráfico pela data em que os work items do resultado foram fechados, por exemplo, será necessário adicionar a coluna “Closed Date” na query e salvar novamente.

Resultado da query

Colunas exibidas no resultado da query

Campo "Group By" no widget com as mesmas colunas do resultado da query

Opções exibidas no “Group By”

Essa é uma visão geral do que é possível fazer com os dashboards, mas existem diversas opções no Azure e no marketplace para configurar o que melhor te atende. Recomendo que você explore a ferramenta e veja todas as possibilidades existentes para acompanhar o andamento do seu projeto.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 2

28 Nov 2022 • Ferramentas

Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 2

Este post é a terceira parte da explicação sobre como criei o meu projeto para o Coda Doctorate. Para entender o processo por completo, recomendo que inicie a leitura pelo post com a primeira pa...

5 minutos

Imagem de capa do post Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 1

14 Nov 2022 • Ferramentas

Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 1

Este post é a segunda parte da explicação sobre como criei o meu projeto para o Coda Doctorate. Para entender o processo por completo, recomendo que leia primeiro o post com a ideação. Recapit...

4 minutos

Imagem de capa do post Sistema de gestão de conteúdo - Ideação

31 Out 2022 • Ferramentas

Sistema de gestão de conteúdo - Ideação

Depois do Coda Bootcamp, fiz a minha inscrição para o Coda Doctorate, que é a fase com conteúdo mais avançado sobre o Coda. Mas, a melhor parte, é que ele é muito focado em resolução de problemas. ...

6 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo