/ FERRAMENTAS

Azure Boards - Criando e configurando um projeto

Foto de Md Mahdi, via Unsplash

Com este post, retomo a série sobre o Azure Boards. No primeiro post, apresentei a ferramenta e como ela pode ser utilizada. No segundo post, falei sobre os processos que podemos utilizar para gerenciar o trabalho do time e como eles definem o fluxo dos work items. Depois de toda essa teoria, está na hora de conseguir colocar alguma coisa em prática e, no post de hoje, vou mostrar como criar e configurar um projeto.

Criando um projeto no Azure Boards

Para criar um projeto, é necessário fazer o login e entrar na tela inicial do serviço, que exibe as organizações e os projetos existentes. Se você está acessando o Azure DevOps pela primeira vez e não tiver nenhum projeto, a tela inicial exibirá a opção de criar um projeto diretamente:

Tela inicial do Azure sem projetos existentes

Mas se você está logado em alguma organização que já tem projetos, então a sua tela será parecida com essa:

Tela inicial do Azure sem projetos existentes

Para criar um projeto, clique no botão “New Project” e configure conforme a imagem a seguir. Para configurar o controle de versão e o processo, é necessário abrir a aba “Advanced”.

Menu para a criação de um novo projeto

Conforme tinha mencionado anteriormente, em todos os posts da série vou utilizar o projeto com o processo Agile como exemplo. Sendo assim, é necessário marcar essa opção no campo “Work item process”.

Se você seguiu esses passos, então a tela inicial do seu projeto estará assim:

Página inicial do projeto no Azure

Incluindo informações sobre o projeto

Dentro da opção “Overview – Wiki”, é possível criar uma Wiki para o projeto:

Tela com opção de criar Wiki, exibida quando o projeto não possui nenhuma Wiki criada

Clicando no botão “Create Project wiki”, o Azure cria uma Wiki com a página inicial vazia. No menu da esquerda (que pode ser expandido clicando em »), é possível ver a organização das páginas da Wiki. Vou criar um exemplo bem simples:

Página "Hello World" com informações de exemplo

O texto dentro da Wiki é formatado utilizando Markdown. Caso você não conheça, o editor da Wiki do Azure possui diversas opções e permite que qualquer um formate o seu texto de forma simples e rápida. Ao terminar o seu texto, basta clicar em “Save”.

Clicando na edição da área “About this project” na tela inicial, é possível alterar a exibição para o conteúdo da Wiki:

Menu para configurar o que é exibido no campo "About this project" na página inicial do Azure

Página inicial do Azure exibindo a Wiki no campo "About this project"

Adicionando membros

Quando criamos um projeto, o Azure cria um time default para ele. Para incluir mais integrantes no projeto, para que possam visualizar e interagir com os work items, é necessário entrar nas configurações e fazer a inclusão. Seguindo o menu “Settings – General – Teams”, basta clicar no nome do time e depois clicar no botão “Add” e procurar pelo usuário.

Página com a configuração dos times do projeto

Página com a configuração do time default do projeto

Editei a imagem dessa tela para não exibir os emails, mas o email do usuário é exibido abaixo do nome e na coluna "Username or scope"

Outras configurações

Ainda dentro das configurações, em “Boards – Project configuration” gosto de alterar o nome das iterações padrão. Elas são nomeadas como “Iteration”, mas prefiro deixar como “Sprint”:

Página com a configuração das iterações do Azure

Em “Boards – Team configuration” eu marco o campo “Epic” para que este nível também seja exibido dentro do Product Backlog:

Página com a configuração dos tipos de work items do Azure

Se você quer liberar a criação e edição de dashboards por outros integrantes do time, então é necessário deixar autorizado em “General – Dashboards”:

Página com a configuração de permissão dos dashboards do Azure

Também é possível alterar a visibilidade do projeto, incluir outros administradores e selecionar quais serviços estarão disponíveis dentro de “General – Overview”:

Página com a configuração geral do projeto no Azure


Acredito que consegui repassar aqui todas as configurações básicas que faço no momento de criar um projeto. Como você deve ter percebido, é uma ferramenta com a interface bem simples e intuitiva. Mas que permite que projetos de diversos tamanhos sejam bem gerenciados.

Por hoje é isso, até a próxima!



ingridmachado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software.
Autora deste querido blog.

Mais posts